Tudo sobre Inteligência Artificial
Aos poucos, os usuários brasileiros de Instagram, WhatsApp e Messenger estão recebendo o Meta AI, chatbot próprio da empresa de Mark Zuckerberg que compete com ChatGPT, Gemini e outros. Mas a ferramenta não começou muito bem no Brasil.
Isso porque, segundo relatos de usuários, a inteligência artificial (IA) confunde comandos, dá informações erradas e tem dificuldades com simples contas de matemática.
O Meta AI foi concebido pela Meta para competir diretamente com seus maiores rivais, sendo capaz de criar textos, planejar atividades por meio de comandos simples, e mais.
Viralizaram, nas redes sociais, alguns erros da IA da Meta. Por ora, ela vem se confundindo na hora de fazer contas, de criar imagens e sobre a cultura brasileira atual. Entenda mais a seguir:
- Um exemplo de cálculo matemático que a ferramenta está com dificuldades em compreender tem a ver com qual número é maior. Para a IA da Meta, 9,11 é maior que 9,8 (mas 9,8 é o mesmo que 9,80);
- Outra pessoa pediu que o recurso criasse uma imagem do Homem-Aranha plantando bananeira (ou seja, colocando-se de cabeça para baixo), mas ela compreendeu que a pessoa queria, literalmente, ver o super-herói plantando uma bananeira no solo;
- A IA também enfrenta dificuldades com pessoas brasileiras famosas na internet na atualidade. Quando uma pessoa perguntou sobre a influenciadora Dora Figueiredo, o Meta AI afirmou que ela é uma personalidade política;
- Ela também foi questionada sobre o bordão “Calma, calabreso”, criado pelo ator e humorista Toninho Tornado. A IA afirmou, contudo, que o apresentador Raul Gil é o criador do bordão.
Confira os erros a seguir:
Leia mais:
Em nota, a Meta ressalta que seu sistema pode não ser perfeito no lançamento, assim como outros modelos similares (lembremos do Gemini, do Google, quando foi lançado e ainda se chamava Bard, por exemplo):
“Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e recebemos feedbacks de nossos usuários”, disse a big tech.