Inteligência artificial ajuda a identificar arritmia cardíaca

A frente do Hospital Nove de Julho

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Um projeto brasileiro que utiliza inteligência artificial para identificar arritmia cardíaca ganhou, em outubro, um prêmio global de inovação. O Hospital Nove de Julho desenvolveu a tecnologia com a Johnson & Johnson MedTech e a startup Neomed. O grupo venceu o Gartner Eye on Innovation 2024.

+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste

O projeto começou em 2023, com o objetivo de identificar e tratar rapidamente pacientes com fibrilação atrial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a condição é o tipo mais comum de arritmia cardíaca, que afeta cerca de 2,5% da população.

“A fibrilação atrial é a arritmia mais comum da prática clínica, e o crescimento do diagnóstico da doença acompanha o envelhecimento da população”, afirmou Raphael Oliveira, diretor-geral do Nove de Julho, à CNN Brasil. “Além do impacto negativo na qualidade de vida e no risco de comprometimento da função cardíaca, traz consigo um aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC).”

Leia mais: “Médicos não são mais obrigado a usar plataformas do CFM para emitir atestados”

Oliveira afirmou que um diagnóstico precoce da doença pode diminuir as chances de complicação. Além disso, possibilita a execução do tratamento adequado.

Depois de um ano com o projeto de inteligência artificial, a tecnologia aumentou em 30% a pontuação de qualidade de vida dos pacientes acompanhados. A tecnologia também reduziu em 43% a busca por pronto-socorro.

A importância da inteligência artificial para o diagnóstico de doenças

O diagnóstico da doença comumente ocorre por meio de eletrocardiograma. Apesar disso, o diretor-geral do Hospital Nove de Julho afirmou que diferenciar os tipos de arritmias pode ser difícil com esse método. Com a tecnologia, o profissional da saúde confirmou o aumento da sensibilidade diagnóstica.

Inteligência Artificial SaúdeInteligência Artificial Saúde
O diretor informou que a inteligência artificial também utiliza relógios inteligentes e outros dispositivos de uso contínuo | Foto: Reprodução/Freepik

“A IA garante rapidez no diagnóstico e precisão”, disse Oliveira. “Em plataformas como a KARDIA, da Neomed, que utilizamos em nosso centro de arritmia cardíaca, conseguimos o apoio clínico no diagnóstico, não apenas com sinais de alerta para esses casos, mas com diagnóstico rápido, não permitindo que um caso passe despercebido.”

Ele diz ainda que a IA ajuda no diagnóstico das fibrilações paroxísticas, silenciosas, muitas vezes não percebidas pelo paciente ou fugazes o suficiente para não permitir documentação em eletrocardiograma.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!