O uso de inteligência artificial (IA) no ensino superior tem crescido de forma expressiva, transformando a experiência acadêmica dos estudantes. Um estudo recente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a Educa Insights, revelou que 71% dos estudantes de graduação utilizam frequentemente ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas. Para 74% dos entrevistados, a incorporação dessas tecnologias nas universidades é vista como um investimento essencial para melhorar o aprendizado.
Entre as ferramentas de IA mais conhecidas pelos alunos estão o ChatGPT e o Gemini. Enquanto o ChatGPT auxilia em tarefas como pesquisa e redação de textos, o Gemini se destaca por personalizar o conteúdo conforme o ritmo de cada estudante, promovendo maior engajamento. Cerca de 80% dos estudantes afirmaram estar familiarizados com essas tecnologias, evidenciando sua popularidade.
A IA também trouxe avanços práticos para o ambiente universitário. Plataformas de e-learning aprimoradas, por exemplo, adaptam-se ao ritmo de aprendizado do aluno, enquanto feedbacks em tempo real oferecem suporte ao desenvolvimento acadêmico. A automação de tarefas administrativas libera tempo para que professores se dediquem mais à interação e instrução direta, e a criação de conteúdos personalizados facilita o acompanhamento do desempenho dos alunos.
No entanto, a integração da IA nas universidades apresenta desafios. A capacitação dos educadores para o uso dessas ferramentas é um dos principais pontos a serem desenvolvidos, além das questões éticas envolvendo a privacidade dos dados dos estudantes. Para garantir uma transformação digital segura e inclusiva, os especialistas defendem a criação de políticas claras sobre o uso da inteligência artificial nas instituições de ensino.
A partir dessas adaptações, a IA promete continuar impactando positivamente a educação superior, modernizando o ensino e favorecendo o aprendizado personalizado.
Esse artigo Especialistas revelaram quais os impactos da inteligência artificial nos estudantes do ensino superior foi publicado primeiro no Coluna Financeira – Informações sobre economia.