Papel da Inteligência Artificial no turismo foi pauta na WTM Londres

Papel da Inteligência Artificial no turismo foi pauta na WTM Londres

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

O encontro contou com contribuições de Ministros do Turismo de diversos destinos. Tomando a palavra em Londres estavam Ministros representando mais de 20 países. Dando voz ao setor privado, líderes da Expedia, HBX Group, JTB Corp e SITA, destacaram a importância das parcerias empresariais e público-privadas. Abrindo o debate, a Diretora Executiva da ONU Turismo, Natalia Bayona, disse: “O setor de turismo precisa estar preparado para tomar melhores decisões com a ajuda da Inteligência Artificial. O turismo tem a capacidade de criar histórias únicas, e o uso da tecnologia para o bem no marketing e promoção de destinos, infraestrutura pública digital e educação é crucial, e a hiperpersonalização de viagens pode ser nosso maior trunfo. Acima de tudo, a inteligência artificial precisa da inteligência humana para ser brilhante.”

LEIA TAMBÉM: Estudo revela potencial das capitais brasileiras na atração de investimentos no turismo

Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, disse: “Embora devamos abordar questões globais como as mudanças climáticas e a necessidade de práticas sustentáveis, também temos oportunidades incríveis pela frente. Em 2023, nosso setor contribuiu com quase 10 trilhões de dólares para a economia global, apoiando 330 milhões de empregos. Este ano, estamos prontos para quebrar recordes novamente. Ao trabalharmos de mãos dadas, podemos garantir que o Turismo e as Viagens continuem a prosperar, alavancando a IA e outras tecnologias para criar um futuro resiliente, sustentável e inclusivo.”

Um roteiro estratégico para IA no turismo

Em Londres, Bayona expôs a visão da ONU Turismo para o futuro do setor. O Roteiro Estratégico: IA para o Bem do Turismo forneceu o pano de fundo para o debate ministerial, ao mesmo tempo em que expôs o trabalho que a ONU Turismo já está fazendo para transformar o setor por meio do rápido surgimento e adoção inteligente de novas tecnologias:

  • Pesquisa: A ONU Turismo lidera pesquisas sobre o papel da IA ​​no turismo. Sua análise mais recente, a ser publicada em colaboração com a Membro Afiliada da ONU Turismo, Saxion University of Applied Sciences, “Adoção da Inteligência Artificial no Turismo” define considerações importantes para as partes interessadas do setor. Em 2025, a ONU Turismo também publicará uma análise aprofundada entre os estados-membros para revelar a adoção da IA, os desafios e as recomendações estratégicas;
  • Educação, qualificação e requalificação: com a IA mudando o cenário dos empregos no turismo, tanto pela criação de novas funções quanto pela necessidade de qualificação e requalificação. Os ministros debateram como essa tecnologia pode dar suporte à criação de empregos, ao mesmo tempo em que ajuda a força de trabalho a adquirir as habilidades necessárias para prosperar no futuro. A ONU Turismo está atualmente aprimorando sua Academia Online de Turismo integrando ferramentas avançadas de IA em 10 novos cursos. Essas adições equiparão os profissionais de turismo com recursos e capacidades essenciais para prosperar em uma indústria orientada por IA, incluindo cursos específicos de IA;
  • Investimento: As discussões na Cúpula de Ministros enfatizaram a necessidade vital de investimento em IA e inovação mais ampla. A ONU Turismo está expandindo seu foco para incluir investimentos não tradicionais em suas diretrizes nacionais, enfatizando o papel de modelos de financiamento alternativos no fortalecimento do ecossistema de startups. Isso inclui explorar como insights orientados por IA podem orientar e aprimorar estratégias de investimento, particularmente para startups de turismo emergentes;
  • Inovação: Durante a WTM Londres, a ONU Turismo definiu seu trabalho para dar suporte a empreendedores em toda a cadeia de valor do turismo na adoção de IA e outras tecnologias avançadas. Por meio de workshops, parcerias e programas dedicados, ela capacita startups, scaleups e empresas com as ferramentas de que precisam para inovar e ter sucesso em um futuro habilitado pela tecnologia;
  • Liderança e visão: Uma parte fundamental da Estratégia é a criação de uma nova Força-Tarefa Global sobre Nomenclatura Universal para IA no Turismo. Esta iniciativa inovadora será um primeiro esforço colaborativo para padronizar a terminologia de IA com especialistas de todas as regiões da ONU Turismo de toda a cadeia de valor do turismo e IA, garantindo clareza e consistência para as partes interessadas.  

LEIA TAMBÉM: Biodiversidade brasileira é promovida na WTM Londres

O Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, acrescenta: “A ONU Turismo tem orgulho de liderar a transformação e a preparação para o futuro do nosso setor dinâmico. O rápido surgimento da Inteligência Artificial traz muitas oportunidades para empresas, destinos e trabalhadores. Ao combinar as habilidades dos setores público e privado, podemos garantir que a IA faça jus ao seu enorme potencial.”

Durante a Cúpula de Ministros, a ONU Turismo enfatizou a importância vital de garantir que a adoção da IA ​​seja inclusiva, com todas as partes interessadas, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs) e destinos emergentes, capazes de se beneficiar.

Desafio de IA agora aberto para inovadores

Reafirmando seu compromisso com a inovação, em Londres, a ONU Turismo também anunciou o lançamento do Desafio de Inteligência Artificial da ONU Turismo . O chamado é para soluções orientadas por IA que moldarão o futuro do turismo, com foco em branding, promoção e marketing, destinos inteligentes, educação e operações eficientes.

LEIA TAMBÉM: Belo Horizonte comemora e a Rede de Cidades Criativas da Unesco tem nova convocatória

Olhando para o futuro, a ONU Turismo também lançará prêmios regionais e esforços de capacitação, a serem organizados com parceiros importantes como a CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.



Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!