Tudo sobre Inteligência Artificial
A Anthropic anunciou, nesta terça-feira (26), que está introduzindo nova funcionalidade no chatbot Claude, que oferece aos usuários maior controle sobre como o assistente responde a diferentes tarefas de escrita.
Com a adição de estilos personalizados, agora, qualquer usuário pode treinar o Claude para se adaptar ao seu estilo de comunicação ou escolher entre opções predefinidas para ajustar rapidamente tom e nível de detalhes das respostas.
Essa atualização tem como objetivo tornar as respostas do chatbot mais naturais e adequadas para contextos específicos, como a criação de documentos técnicos detalhados ou e-mails profissionais.
Leia mais:
Respostas do Claude virão em um dos estilos predefinidos
- Existem três estilos predefinidos disponíveis: Formal, para textos “claros e polidos”; Conciso, para respostas curtas e diretas; e Explicativo, para respostas educacionais com mais detalhes;
- Caso esses estilos não atendam às necessidades do usuário, o Claude também pode gerar estilos personalizados, treinados para imitar maneirismos específicos de escrita;
- Para criar um estilo personalizado, o usuário deve enviar “conteúdo de amostra” que reflita sua maneira preferida de se comunicar e orientar o Claude sobre como ajustar o estilo de escrita.
Scott White, líder de produtos do Claude, explicou: “Você pode querer explicações detalhadas ao aprender algo novo, ou respostas rápidas quando estiver com pressa. Agora, você pode definir suas preferências uma vez e fazer com que cada interação se encaixe perfeitamente.”
Embora essa atualização seja bem-vinda, recursos semelhantes já existem em outras plataformas, como o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, que também permitem personalizar o tom e o estilo das respostas, além do Writing Tools, da Apple, que oferece predefinições semelhantes.