O Google anunciou a chegada de um pacotão de novidades para o ecossistema Android na quinta-feira (5). Os novos recursos incluem adições em acessibilidade, mais figurinhas no Emoji Kitchen do Gboard e integração entre o assistente virtual e o Spotify.
A primeira das adições é a integração entre o Spotify e o Gemini. Agora, você pode pedir para que o assistente reproduza músicas disponíveis na plataforma de streaming, assim como fazia no Google Assistente.
O assistente virtual com IA generativa também ganhou suporte para a extensão “Utilitários”. A estrutura expande as possibilidades de ações que o modelo pode executar, como fazer chamadas, enviar e-mails e alterar preferências de recarga do celular.
Dentre as novas capacidades do Gemini, está a união com o Maps. O assistente se tornou capaz de consultar o mapa para apresentar sugestões de lugares para ir de acordo com sua solicitação.
Por fim, o Google destacou a disponibilidade do gerador de imagens do Gemini. Assim como em outros assistentes, você pode descrever uma imagem usando texto e conferir o resultado gerado pelo modelo em diferentes estilos.
Criar figurinhas com Emoji Kitchen
O Gboard oferece uma quantidade quase infinita de combinações de emojis com o Emoji Kitchen. Agora, essa lista é ainda maior, incluindo mais combinações de figurinhas.
O teclado virtual do Google também incorporou o Clearflow, um novo modelo de digitação deslizante otimizado para oferecer velocidade e precisão.
Aprimoramento de documentos do Google Drive
Você pode usar o Google Drive para aprimorar a legibilidade de documentos. O aplicativo foi aprimorado com ferramentas para remover sombras, aprimorar resolução, ajustar contraste e balanço de branco para tornar o documento o mais visível possível.
Outra adição interessante é poder compartilhar fotos usando QR Code no Quick Share.
Melhorias em acessibilidade
As legendas geradas automaticamente pelo Android agora captam e descrevem a emoção do interlocutor. A ferramenta interpreta intensidade e o tom da fala, considerando o volume e a expressividade, para oferecer uma transcrição mais rica em conteúdo.
Neste caso, a função está disponível exclusivamente para dispositivos selecionados rodando Android 14 (ou mais recente). As transcrições só funcionam em diálogos em inglês dos Estados Unidos.
O Google não mencionou a data de lançamento das novidades. Porém, para garantir que os recursos cheguem ao seu dispositivo, vale conferir se há atualizações pendentes para os apps da empresa na Play Store.