Há rumores de que a Apple está a trabalhar com a Broadcom no desenvolvimento de um chip de servidor, projetado para aplicações de Inteligência Artificial (IA). Este chip, conhecido internamente como “Baltra“, é uma aposta estratégica da gigante tecnológica para lidar com tarefas de processamento intensivo na nuvem, especialmente relacionadas à sua crescente implementação de ferramentas de IA.
A parceria com a Broadcom foca-se nas capacidades de rede do chip, fundamentais para a ligação a servidores que processam tarefas de IA. Fontes próximas ao projeto, segundo o avançado pelo The Information, indicam que o design deverá ser concluído em 12 meses.
Este avanço ocorre numa altura em que a Apple reforça o compromisso de executar grande parte do processamento de IA diretamente nos dispositivos, enquanto outras funcionalidades mais exigentes, como Siri e Mapas, continuam a depender da nuvem.
Simultaneamente, a marca da maçã começou esta quarta-feira a disponibilizar funcionalidades de IA baseadas na Apple Intelligence, incluindo a integração do ChatGPT nos seus dispositivos.
A novidade permite que a assistente Siri aproveite a tecnologia avançada do chatbot da OpenAI para responder a perguntas mais complexas e criar conteúdo em aplicações compatíveis com a nova funcionalidade Writing Tools. Além disso, utilizadores podem gerar imagens e emojis personalizados com ferramentas como Image Playground e Genmoji.
Esta quarta-feira começou também a expansão de suporte linguístico com inglês localizado para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido. Adicionalmente, línguas como português, assim como chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol serão introduzidas ao longo do ano, com uma atualização inicial a chegar em abril, informa a Apple.
As atualizações de software, lançadas esta quarta-feira para iOS 18.2, iPadOS 18.2 e macOS Sequoia 15.2, trazem estas novidades para os developers, enquanto o público em geral terá acesso gradual às funcionalidades nos sistemas iOS 18.1 e 15.1.