Paulo Gonçalves, docente do IPCB – Politécnico de Castelo Branco -, participou na conferência na “6º Conferência Internacional sobre Computação e Aplicações Blockchain”, que decorreu no Dubai.
O docente participou nas sessões sobre a interação dos robôs com tecnologia Blockchain, por exemplo, para planear missões ou tarefas, tomar decisões inteligentes e éticas. A participação nesta conferência faz parte das atividades do projeto europeu, “seeblocks.eu” sobre normalização na área da blockchain, onde o docente do IPCB colabora, conta a instituição albicastrense.
Além da utilização da tecnologia blockchain na indústria 4.0, na conferência foram abordados outros temas, tais como a utilização de Grandes modelos de linguagem, na qual o ChatGPT da OpenAI está incluído.
A tecnologia Blockchain já não é uma ferramenta utilizada apenas para as criptomoedas. A revolução industrial passou por várias fases para melhorar o processo de fabrico e distribuição de produtos e serviços. A Indústria 4.0 centra-se na interconectividade, automação, aprendizagem automática (machine learning) e grandes volumes de dados em tempo real. A mudança para a Indústria 4.0 exige a cooperação entre dispositivos da “Internet das Coisas” (IoT) e/ou da “Internet das Coisas Robóticas” (IRoT), entre outros, através de mecanismos seguros e inteligentes. Para garantir a integridade, fiabilidade e segurança das transações realizadas pelos dispositivos IoT inteligentes em ecossistemas diversificados, é crucial uma solução de confiança descentralizada. É neste sentido que a tecnologia Blockchain fornece um mecanismo para permitir a autenticação de transações distribuídas e descentralizadas em ambientes IoT autoconfiguráveis e autogeríveis.