Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre OpenAI
A Microsoft está desenvolvendo esforços para integrar modelos de inteligência artificial (IA) internos e de terceiros ao 365 Copilot, sua principal ferramenta de IA no pacote Microsoft 365. A medida visa diversificar as tecnologias utilizadas, atualmente baseadas na OpenAI, e reduzir custos operacionais.
De acordo com uma matéria exclusiva da Reuters, a Microsoft busca não apenas maior eficiência para os usuários corporativos, mas também diminuir sua dependência da OpenAI, uma de suas principais parceiras.
Desde o lançamento do Microsoft 365 Copilot em março de 2023, a integração com o modelo GPT-4 da OpenAI foi um dos principais atrativos. No entanto, agora a empresa está reavaliando essa dependência e investindo em alternativas.
Microsoft busca novos modelos e parcerias para o 365 Copilot
- A Microsoft confirmou que continua utilizando os modelos da OpenAI, mas destacou que implementa diferentes tecnologias conforme a necessidade.
- “Incorporamos vários modelos da OpenAI e da Microsoft, dependendo do produto e da experiência”, afirmou a empresa em um comunicado.
- Entre os modelos internos, destaca-se o Phi-4, que está sendo treinado para tornar o 365 Copilot mais eficiente.
- Além disso, modelos alternativos de empresas como Anthropic e Google também começaram a ser explorados em outras ferramentas da companhia, como o GitHub e o chatbot Copilot.
Leia mais:
Redução de custos e expansão de mercado
A estratégia tem como objetivo diminuir os custos operacionais do 365 Copilot e, potencialmente, repassar essa economia aos clientes finais. Apesar da Microsoft não ter divulgado dados específicos sobre as vendas de licenças, analistas acreditam que a adoção da ferramenta está crescendo. Um relatório recente aponta que mais de 10 milhões de usuários pagos poderão ser alcançados ainda este ano.
Embora a aceitação do 365 Copilot enfrente desafios, como preço e utilidade, a empresa registrou que 70% das companhias da Fortune 500 já utilizam a ferramenta, segundo dados publicados em novembro.