As pessoas podem agora contactar um número gratuito para falar com o chatbot da OpenAi sem qualquer custo
Nova Iorque – Quando um jornalista da CNN ligou para o número 1-800-CHATGPT esta quarta-feira, nos Estados Unidos, uma voz feminina do outro lado forneceu uma receita de biscoitos de chocolate e fez um resumo da Guerra Civil. Mas a voz não parecia estar aberta a uma conversa pessoal.
“Não tenho sentimentos, mas acho o meu trabalho muito interessante”, disse o chatbot.
O ChatGPT – apresentado há pouco mais de dois anos como um bot de inteligência artificial com capacidade de conversação online – está agora a chegar aos telefones.
Ligando para o número 1-800-242-8478 nos EUA, os novatos no mundo dos chatbots de IA podem experimentar o OpenAI sem descarregar a aplicação, anunciou a empresa na quarta-feira, e ter uma conversa de voz através de um telefone normal. A OpenAI disse que é útil para pessoas que não têm acesso consistente a dados de alta velocidade.
Qualquer pessoa em todo o mundo pode também enviar uma mensagem para o número do WhatsApp para comunicar com o chatbot.
A empresa disse que os utilizadores terão 15 minutos disponíveis por mês para ligar para o ChatGPT. A ferramenta, anunciada como uma “forma experimental” de falar com o chatbot, não tem a mesma amplitude de capacidades que o ChatGPT completo. Por exemplo, a chamada não será tão personalizada como se usasse a aplicação.
A funcionalidade foi criada “há apenas algumas semanas”, de acordo com um livestream da OpenAI, como parte de uma série rápida de actualizações e ferramentas para a campanha “12 Dias de OpenAI” da empresa.
A tecnologia de voz do chatbot tem suscitado algumas questões. Num relatório de agosto, a OpenAI expressou a preocupação de que os utilizadores pudessem ficar demasiado dependentes do seu modo de voz que soa a humano.
Quando questionada sobre se os utilizadores concordam que a OpenAI grave ou guarde a sua voz ao utilizar a funcionalidade, a empresa dirigiu a CNN à sua política de privacidade e aos Termos de Utilização. Antes de começarem a falar com o ChatGPT por telefone, os utilizadores concordam com os Termos de Utilização e com a política de privacidade da OpenAI (existem várias cláusulas sobre os dados pessoais que recolhe). A empresa também avisa que pode analisar os dados para fins de segurança.
Aém das preocupações com a IA, a OpenAI também está a enfrentar uma forte concorrência e pressões para alcançar a rentabilidade. A concorrência está a chegar diretamente ao Google com o seu motor de busca, embora o Google também esteja a lançar novas tecnologias, como uma ferramenta que permite às pessoas carregar fotografias para obter imagens combinadas geradas por IA. E depois há a xAI de Elon Musk, a Meta AI e o Bing da Microsoft (que utiliza a tecnologia da OpenAI).
Em outubro, a OpenAI anunciou uma ronda de financiamento privado recorde de 6,6 mil milhões de dólares (o equivalente a 6,35 mil milhões de euros), aumentando a avaliação da empresa para 157 mil milhões de dólares (ou 151 mil milhões de euros).
Quando lhe perguntaram, na quarta-feira, se o ChatGPT alguma vez teria lucro, a voz alegre do bot respondeu a um jornalista da CNN que a OpenAI planeia fazê-lo mais tarde ou mais cedo.
Mas, acrescentou o bot, “eu próprio não lido com dinheiro nenhum”.