Jogar futebol no primeiro dia do ano é algo comum na Europa, especialmente na Inglaterra. Mas os clubes brasileiros – sobretudo os cariocas – não têm este hábito. Mesmo assim, ao longo de mais de 100 anos de história, já foi possível ver as quatro maiores equipes do Rio de Janeiro dentro das quatro linhas mesmo horas depois da virada de ano. Aliás, já houve até jogos decisivos nestes termos.
O Botafogo foi o time que mais vezes jogou em 1º de janeiro: foram quatro oportunidades. Em 1928, a equipe estava em excursão por Pernambuco e goleou o Sport, por 5 a 1. Já em 1939, o jogo foi pelo Campeonato Carioca, válido ainda pela edição do ano anterior. Na altura, o Glorioso deu uma histórica goleada no Madureira, por 11 a 3. Posteriormente, em 1946, o Fogão estava excursionando no Peru e levou 5 a 0 do Deportivo Municipal. Finalmente, em 1958, o Alvinegro disputava um torneio na Costa Rica e perdeu para o Huracán, da Argentina, por 2 a 0.
Mas esta primazia é dividida com o Flamengo, que também jogou logo após a virada em quatro oportunidades. Em 1916, durante sua primeira excursão ao Pará, empatou com a seleção local em 1 a 1. Dois anos, depois disputava a última rodada do Campeonato Carioca, empatando em 1 a 1 com o América. Já em 1935, derrota num amistoso: 6 a 2 para o Bonsucesso, em Teixeira de Castro. No ano seguinte, o Rubro-Negro se recuperou, vencendo o Coritiba por 3 a 2, também numa excursão longe do Rio.
Já Fluminense e Vasco da Gama jogaram futebol apenas uma vez no Ano Novo. O Flu, em 1949, fez amistoso em Fortaleza, contra o Ferroviário (CE), perdendo por 2 a 0. Por sua vez, o Cruzmaltino ainda sonhava com o título do Carioca de 1953 mas, no primeiro dia do ano seguinte, acabou empatando em 1 a 1 com o America, em pleno Maracanã.