Tudo sobre Inteligência Artificial
Um estudo da Accenture revelou que os agentes de IA podem ser os principais usuários de aplicativos empresariais já nos próximos anos, superando o tempo médio gasto pelos humanos. A previsão mostra como o futuro dos ambientes digitais pode ser moldado pela inteligência artificial.
Mesmo que no início a adesão seja lenta, executivos acreditam que IA será capaz de assumir tomada de decisões nas funções digitais.
Agentes de IA usarão mais aplicativos do que nós
O relatório previu que, até 2030, agentes de IA serão os “principais usuários dos sistemas digitais internos da maioria das empresas”. Até 2032, o tempo médio gasto por eles ultrapassará o dos humanos.
Para o autor principal do estudo, o CTO da Accenture Karthik Narain, isso representa uma mudança nos sistemas de tecnologia, na forma como eles são projetados, usados e operados. Isso porque os próprios agentes de IA expandem os limites dos sistemas de software e programação.
Com isso, a tecnologia terá que se desenvolver pensando em três vertentes: os sistemas dos agentes, o núcleo digital dos aplicativos e as interfaces generativas.
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Influência de cada vertente
Segundo Narain, os sistemas de agentes de IA são uma grande promessa da tecnologia, já que poderão interagir com a programação dos aplicativos de uma forma avançada. O resultado é que as empresas passarão a integrar esses avanços na própria engenharia.
Já a vertente de núcleo digital tem relação com a infraestrutura tecnológica que executa a operação. Os agentes de IA dependerão de um núcleo digital que permite a conexão com fontes de dados e plataforma analíticas, que motivarão a tomada de ações. Os executivos que responderam à pesquisa da Accenture têm visões diferentes sobre isso:
- Quase metade (48%) dos executivos afirmou que espera que os agentes sejam capazes de atualizar e modernizar funções dos sistemas;
- 46% acredita que os agentes serão capazes de garantir a qualidade das funções digitais e 45% antecipa que os agentes poderão controlar sistemas internos de aplicativos;
- No entanto, apenas 29% deles vê isso em um horizonte próximo.
A última vertente, da interface generativa, tem a ver com técnicas de IA para gerar interfaces altamente personalizadas. Isso porque, antes, esse desenvolvimento era caro. Agora, conforme os agentes têm mais controle de suas ações, eles podem baratear essa função e melhorar a personalização.
Como começar a usar os agentes de IA
Como reportou o Zdnet, a equipe responsável pelo relatório recomenda que, para começar, é preciso criar agentes internos específicos para cada tarefa. Veja o que eles disseram:
Uma boa maneira de começar é criar agentes internos específicos para tarefas. Depois de começar pequeno, você pode se mover modularmente, expandindo ao longo do tempo as funções e os dados que seus agentes internos podem acessar e usando-os para aprender e se preparar para construir agentes voltados para o exterior no futuro.
Accenture
Há ressalvas: conforme os agentes de IA se desenvolvem, os autores alertam para mantê-los dentro de seu propósito.