Para coincidir com a Cimeira de Ação sobre a Inteligência Artificial (IA), realizar-se-á um fim de semana cultural nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2025, convidando-o a explorar esta revolução tecnológica através de eventos e conferências gratuitos.
A inteligência artificial está lentamente a entrar na nossa vida quotidiana e é suscetível de provocar muitas mudanças na nossa sociedade que são difíceis de compreender se não estivermos familiarizados com esta tecnologia. Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025, a França acolhe a Cimeira de Ação sobre a Inteligência Artificial (IA), que reunirá chefes de Estado, dirigentes de organizações internacionais, investigadores, artistas e outros membros da sociedade civil.
Convidamo-lo a deslocar-se à BnF François Mitterand, no dia 8 de fevereiro, e à Conciergerie, no dia seguinte, para debater os desafios da IA, as suas vantagens, os seus perigos e os seus últimos avanços, bem como para colocar todas as questões que tenha sobre o assunto. Na BnF, pode experimentar o terminal de conversação da TV5 Monde, que lhe permite conversar com os espíritos de François 1er, Marguerite Duras e Aimé Césaire, bem como assistir a conferências, debates, projecções e participar em workshops interactivos.
Na Conciergerie, uma novaexposição gratuita,“Machina Sapiens“, e masterclasses convidam os visitantes a debater com os artistas e a explorar a inteligência artificial através de três temas cativantes: o reconhecimento, o sistema de IA e as metamorfoses e visões futuristas, graças a obras que são simultaneamente lúdicas e críticas das interações entre a inteligência artificial e a criação artística.
E para continuar a explorar a IA
O mundo segundo a IA: a exposição sobre a inteligência artificial no Jeu de Paume
Convite a todos os curiosos da inteligência artificial! O Jeu de Paume convida-o a descobrir “Le Monde selon l’AI”, uma exposição dedicada à inteligência artificial generativa, de 11 de abril a 21 de setembro de 2025. Combinando arte, fotografia, cinema, literatura e música, a exposição adopta uma abordagem crítica e experimental para explorar as interações entre criatividade e novas tecnologias. [Leia mais]