Função de editar as mensagens de prompt pode proporcionar um uso mais dinâmico e eficaz do ChatGPT
Compartilhe esta matéria
Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre OpenAI
Para quem usa regularmente o ChatGPT para fins profissionais e pessoais, vários recursos que a OpenAI implementou são úteis, como a Pesquisa do ChatGPT, o Modo de Voz Avançado e o Canvas, que fizeram a interface do usuário mais intuitiva e facilitaram a experiência geral. No entanto, para aproveitar ao máximo o ChatGPT, uma coisa é fundamental: o prompt (o comando que você dá para ele).
Quanto mais claro e detalhado for o prompt, mais rápido e preciso será o retorno da IA. Caso contrário, é necessário ajustar o prompt até que a resposta esteja alinhada com o que se deseja.
Um recurso que muitos usuários talvez não tenham percebido, conforme alerta um artigo do BGR, é o do botão “Editar mensagem”. Esse recurso, disponível tanto no aplicativo móvel quanto na versão desktop, permite editar um prompt já enviado sem a necessidade de criar uma nova mensagem.
Leia mais:
Ao passar o mouse sobre uma resposta ou, no caso da versão móvel, ao pressionar e segurar um prompt, o botão “Editar mensagem” aparece, permitindo modificar o texto original. Isso elimina a necessidade de escrever uma nova solicitação ou realizar várias interações para ajustar a resposta da IA.
- Em alguns testes, o recurso se mostrou extremamente útil, especialmente quando o prompt inicial não gera o resultado desejado.
- Em vez de ter que redigir outra solicitação ou pedir ajustes na resposta, basta clicar no botão e editar o prompt de forma rápida e eficiente.
- O ChatGPT então se adapta à mudança e fornece uma nova resposta com base nas alterações feitas.
A IA ainda exibe a resposta anterior, permitindo que o usuário escolha a melhor continuidade para a conversa. Isso torna o processo mais dinâmico e flexível, economizando tempo e evitando a rolagem excessiva de conversas longas.
A descoberta desse comando que parecia escondido pode melhorar significativamente a qualidade das interações com o ChatGPT, ajustando rapidamente os prompts conforme necessário, sem perder tempo reescrevendo mensagens ou fazendo pedidos adicionais.
Colaboração para o Olhar Digital
Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.
Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.