O CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou hoje (12) os planos em relação aos modelos GPT-4.5 e GPT-5, as próximas atualizações da inteligência artificial generativa da startup. Ele também comentou sobre o desejo de simplificar as ofertas de produtos e aprimorar a experiência do usuário.
Em postagem no X, o executivo confirmou que o Orion, como é conhecido internamente o GPT-4.5, será o “último modelo sem cadeia de pensamento” da desenvolvedora. Respondendo ao comentário de um seguidor, ele disse que o lançamento da versão deve ocorrer em algumas semanas.
OPENAI ROADMAP UPDATE FOR GPT-4.5 and GPT-5:
We want to do a better job of sharing our intended roadmap, and a much better job simplifying our product offerings.
We want AI to “just work” for you; we realize how complicated our model and product offerings have gotten.
We hate…
— Sam Altman (@sama) February 12, 2025
Logo depois disso, a empresa deverá focar seus esforços na integração dos modelos que fazem parte da série “o” com os da série GPT. Isso representará a possibilidade de criar sistemas compatíveis com todas as tecnologias da OpenAI, como explicou Altman, tornando-os mais úteis para uma ampla gama de tarefas.
Dessa forma, o modelo o3 não será mais lançado de forma autônoma, como previsto anteriormente — a versão foi anunciada em dezembro, enquanto o o3-mini teve informações divulgadas recentemente. O executivo comentou que este modelo será integrado ao futuro GPT-5.
Funções aprimoradas
Fornecendo mais detalhes sobre o GPT-5, Altman indicou que ele terá modo voz, capacidade de analisar a tela e a pesquisa profunda, entre outras funcionalidades, integradas ao ChatGPT. No entanto, as principais ferramentas serão restritas aos usuários pagos do chatbot.
“Os assinantes Plus poderão executar o GPT-5 em um nível mais alto de inteligência, e os assinantes Pro poderão executar o GPT-5 em um nível ainda mais alto de inteligência”, explicou o CEO. Os usuários gratuitos também poderão conferir algumas das melhorias da futura geração, porém de maneira limitada.
No longo texto postado no antigo Twitter, o chefe da OpenAI também falou sobre os incômodos causados pelo seletor de modelos, sugerindo que o usuário não precisará fazer escolhes quando o GPT-5 for lançado. Isso deve acontecer em “alguns meses”, conforme a resposta dada a um comentário na rede social.