Gemini no Google Workspace

Gemini no Google Workspace

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

O Gemini no Google Workspace é uma ferramenta que integra inteligência artificial generativa directamente nas aplicações de produtividade da Google – Gmail, Docs, Slides e Sheets. Esta aplicação actua como um assistente inteligente e um colega de trabalho virtual que está sempre disponível para ajudar em várias tarefas: gerar textos, fazer traduções, resumir documentos, criar apresentações ou analisar dados, entre outras.

Como funciona o Gemini no Workspace?
Para usar o Gemini, tem de ter uma conta empresarial do Workspaces ou ser subscritor da versão Advanced, que custa vinte euros por mês. Depois, basta aceder ao Google Drive e clicar na estrela que está junto ao campo superior direito da janela. Isto abre uma coluna do lado direito com um campo no fundo onde pode inserir o seu prompt. Para o usar o Gemini dentro de uma das aplicações, a rotina é a mesma: abrir a aplicação (ou um ficheiro) e clicar na estrela para ver a coluna à direita.

Tudo ligado à IA
O Gemini está integrado directamente nas aplicações que fazem parte do Workspace e funciona de forma contextual, ou seja, percebe o que o que o utilizador estiver a fazer na aplicação e oferece ajuda específica para essa tarefa. No Gmail, o Gemini consegue ajudar a escrever e-mails de forma mais rápida, pode gerar rascunhos ou sugerir respostas personalizadas. Também pode resumir e-mails e destacar a informação mais relevante numa troca de mensagens mais longa, em que é fácil perder o fio à meada.

Gemini no Google Workspace

No Docs, pode gerar diferentes tipos de conteúdo de texto (como artigos para blogs, poemas ou guiões) e ajudar a melhorar a qualidade da escrita através da sugestão de sinónimos, correcção de erros gramaticais e ajustes no tom do texto.

Gemini no Google Workspace

No Slides, temos a possibilidade de gerar apresentações completas a partir de um tópico ou conjunto de dados, assim como imagens, layouts e até mesmo scripts para apresentar o conteúdo. Finalmente, no Sheets, o Gemini analisa dados complexos e gera insights relevantes; gráficos, tabelas e dashboards (além de responder a perguntas sobre os dados em linguagem natural) são algumas das coisas que este assistente consegue fazer.

Adeus, folha em branco
Um dos principais objectivos da integração desta tecnologia no Workspace é ultrapassar o “síndrome da folha em branco”, porque basta inserir a ideia geral daquilo que se quer fazer, para o sistema dar várias sugestões de conteúdo para começar a trabalhar num projecto, seja ele qual for. Facilitar a comunicação através da funcionalidade de tradução, criação de resumos e da criação de resumos de conteúdos mais complexos.

Embora, funcione bastante bem na maioria das aplicações, o único senão desta nova ferramenta da Google tem que ver com o facto de, por vezes, não gerar os conteúdos em português europeu, o que obriga a uma edição suplementar.

Mas é no Sheets em que esta ferramenta mais brilha, já que permite fazer análises rápidas de folhas de cálculo com muitas células e fórmulas mais ou menos complexas.

Gemini no Google Workspace



Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!