Se você despejou horas e dinheiro em seu site, mas o número de visitantes não está subindo, pode estar perdendo uma coisa crítica – otimização de mecanismo de pesquisa (SEO). Sem ele, seu site pode passar despercebido e não ser apreciado, mesmo que você tenha serviços impressionantes e produtos excelentes.
Se você é novo no marketing digital ou deseja aproveitar ao máximo sua presença online, é necessário entender o que é otimização de mecanismo de pesquisa e como usá-la. Confira nosso tutorial sobre otimização de SEO para aumentar a visibilidade e a receita do site.
O que é otimização de SEO?
Seguir no LinkedInO SEO é uma manobra de marketing digital que faz com que os sites sejam notados pelos mecanismos de pesquisa e aumenta o tráfego do site.
Como os mecanismos de pesquisa como Google e Bing coincidem cada vez mais com a vida cotidiana, o que aparece na primeira página é altamente valioso. Com que frequência você se depara com uma pergunta e vai até o Google em busca de uma resposta?
Para a maioria de nós, isso é recorrente ao longo do dia. Alguns anos atrás, uma pesquisa do Pew Research Center mostrou que 31% dos adultos americanos estão quase constantemente online.
Os resultados orgânicos que aparecem imediatamente refletem o SEO bem-sucedido – eles criaram as páginas em seu site para atender aos padrões de um mecanismo de pesquisa.
A página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) destaca as páginas que melhor atendem a uma pesquisa, e cada mecanismo de pesquisa possui algoritmos que determinam o que qualifica um resultado apropriado e de alta qualidade. Empresas e profissionais de marketing inspecionam as consultas de pesquisa e as direcionam como palavras-chave, que podem ser uma palavra ou uma sequência de palavras.
A otimização de SEO inclui muitas outras partes, como definir por que as pessoas pesquisam, quais frases usam e o que consideram relevante.
Serviços de otimização de SEO que ajudam a classificação do seu negócio
Se você está procurando uma agência de SEO que pode ajudá-lo a chegar ao topo dos resultados de pesquisa, é a MidiaPro. Com mais de 5 anos de experiência, é seguro dizer que sabemos como navegar nos mecanismos de pesquisa e melhorar a classificação do seu site.
O que torna um resultado “orgânico” versus “pago”?
Os sites só praticam SEO se conquistarem seus pontos no Google, em vez de pagar por eles. Eles são chamados de resultados orgânicos porque as estratégias naturalmente permitem que eles estejam no topo da lista.
Após pesquisar uma pergunta urgente no Google e os resultados aparecerem, você poderá ver um ou dois resultados com uma pequena caixa onde se lê “anúncios ou patrocinado”.
Esses resultados parecem ter subido para a primeira e a segunda posição, mas na verdade estão lá porque estão pagando por isso.
Os resultados orgânicos e pagos podem atrair tráfego intenso para um site, mas os resultados orgânicos podem estabelecer sua empresa como uma autoridade a longo prazo.
Como os mecanismos de pesquisa coletam e classificam os resultados?
O centro do SEO – a estrutura do mecanismo de pesquisa – é a chave para entender por que os SERPs exibem certas páginas em detrimento de outras. Os mecanismos de pesquisa são sistemas intrincados que estudam todos os sites da Internet e organizam as informações para você.
Então, como mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo digerem uma quantidade tão grande de dados? Os mecanismos de pesquisa passam por três etapas – rastreamento, indexação e classificação – para produzir os resultados mais fortes.
Rastreamento e indexação
Os mecanismos de pesquisa usam bots especiais ou rastreadores de pesquisa para inspecionar todos os cantos e recantos da Internet.
Eles encontram sites “rastejando” de URL para URL e, à medida que avançam pelas páginas, os bots examinam o texto principal e as partes suplementares da página.
Os bots de pesquisa coletam esses detalhes em um índice abrangente e são classificados em categorias com base no título, URL, mídia e texto. Esse conjunto de sites é explorado mais tarde, quando alguém pesquisa palavras relacionadas.
O mecanismo de rastreamento também segue os links nas páginas, que funcionam como trilhas na web. Se o seu site não for fácil de localizar pelos rastreadores, eles podem permanecer invisíveis para os mecanismos de pesquisa e deixados de fora do índice.
Classificação
O conteúdo do índice serve como candidato para pesquisas, e outros algoritmos determinam o quão bem ele corresponde aos termos de pesquisa ou “palavras-chave”.
Se a página for informativa, confiável e atender a vários outros padrões, ela terá uma classificação melhor.
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Fundamentos de otimização de SEO
Embora a maioria dos mecanismos de pesquisa permaneça em segredo sobre seus algoritmos e sinais, eles transmitem os fundamentos básicos do SEO para que os proprietários de empresas e criadores de sites possam prosperar. O principal mecanismo de pesquisa, o Google, chama seus critérios de “Diretrizes para webmasters” e os mecanismos de pesquisa alternativos tendem a se enquadrar nos mesmos princípios gerais.
1. Valorize o usuário
Como os mecanismos de busca não poderiam funcionar sem uma série de pessoas curiosas, eles direcionam suas métricas para os usuários. Se a navegação em seu site frustrar um visitante, os mecanismos de pesquisa registram sua reação e sua classificação despenca.
Muitas empresas tentam ignorar a experiência do usuário e atender aos mecanismos de pesquisa com práticas obscuras. Por exemplo, você pode clicar em um link para os “10 Melhores Hotéis em Arkansas” e acabar em uma página que não menciona a lista prometida. Não atende às suas expectativas e você volta à estaca zero.
Sistemas de pesquisa sofisticados podem capturar esses hacks e é ideal para todos se você se concentrar em adaptar suas páginas para pessoas em vez de tecnologia.
2. Participe de uma competição saudável
No fundo, a classificação em um mecanismo de pesquisa é uma competição. Search engine optimization é essencialmente uma competição entre sites para atrair a atenção e atender aos problemas das pessoas. Aproveitar esse conceito ajuda muitas empresas a evitar técnicas dissimuladas e a aprimorar suas marcas.
Se você deseja que o Google ou qualquer outra pessoa considere seus serviços ou produtos os melhores, comunicar suas qualidades vencedoras é o caminho para o topo.
Os mecanismos de pesquisa aconselham os sites a promover suas características valiosas para subir nas SERPs.
3. Execute técnicas de otimização SEO white hat
Com o tempo, as pessoas descobriram várias táticas para se destacar na otimização de SEO. Infelizmente, muitos deles são sorrateiros.
Os algoritmos filtram uma variedade desses esquemas e penalizam os sites que escolhem abrir caminho na hierarquia.
Manter suas tentativas de marketing sinceras e limpas é um pilar crucial do SEO. Os tipos mais seguros de SEO mantêm sua reputação e são bem vistos pelos mecanismos de pesquisa.
4. Produza conteúdo exclusivo e robusto para SEO
Quando os sites reproduzem conteúdo e não oferecem informações novas e originais, isso é desaprovado. A criação de conteúdo de alto escalão exige tempo e esforço, e atalhos como texto gerado automaticamente e texto obtido ou “raspado” de sites ou feeds respeitados não se comparam ao toque humano e à criatividade.
O conteúdo “evergreen” – ou conteúdo que resiste ao tempo e às tendências – tem uma boa classificação. Investir tempo nessa forma de conteúdo é produtivo para otimização de mecanismo de pesquisa.
O conteúdo autêntico é um fator poderoso no SEO, portanto, os mecanismos de pesquisa recompensam os sites mais envolventes. Isso significa que blogs detalhados e informações rigorosas promovem SEO positivo.
Como otimizar: SEO na página x SEO fora da página
À medida que os mecanismos de pesquisa obtêm informações sobre o que os usuários desejam e como eles se comparam, eles montam uma longa lista de fatores que afetam as classificações. Da reputação geral aos links, os detalhes do seu site adicionam ou subtraem do SEO.
Então, quais técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa você pode colocar em prática para melhorar seu SEO? Bem, o SEO acontece em duas frentes – dentro e fora do site – e cada uma envolve ajustes diferentes para transformar sua presença nas SERPs.
SEO na página
Entre o SEO on-page e off-page, você tem mais influência sobre o SEO on-page.
A reestruturação de suas páginas para os mecanismos de pesquisa é profunda em seu formato e design. Vejamos os elementos que podem melhorar sua otimização de SEO na página.
Domínio e URLs Você pode não pensar duas vezes sobre o endereço da sua página ou a natureza do seu domínio, mas isso afeta o seu SEO. URLs limpos e descritivos indicam aos mecanismos de pesquisa os sites certos.
Se o seu URL contiver a palavra-chave que você está procurando, ele terá mais chances de ficar em primeiro lugar no Google. Da mesma forma, URLs longos ou confusos podem prejudicar sua visibilidade. Além disso, os URLs indicam a estrutura do seu site. A proximidade da URL com a página inicial muda seu valor e mostra uma sequência organizada.
Se for uma página proeminente, provavelmente não é uma ramificação distante. Os mecanismos de pesquisa também verificam a idade e o histórico do domínio para determinar a autoridade e a relevância.
Aumentar sua URL com um certificado SSL também cria confiança na segurança do site. Isso significa que, quando o tráfego chegar às suas páginas, eles verão um HTTPS começando em vez de HTTP. Especialmente para sites de comércio eletrônico, o SSL protege os dados confidenciais de seus clientes, como números de cartão de crédito, e oferece tranquilidade.
- Títulos e cabeçalhos Os mecanismos de busca colocam um peso considerável nas tags de título. As palavras-chave desejadas devem estar no início da tag de título para que os mecanismos de pesquisa entendam o que sua página está cobrindo. As tags de cabeçalho — H1 e H2 — também são uma prioridade. No mar de texto em suas páginas, as tags servem como pequenos sinais que revelam o objetivo principal de sua página. No HTML do seu site, coloque o título com H1 e os subtítulos com H2 para que fique claro do que você está falando.
- Tempo de carregamento Os segundos parecem muito mais longos quando você precisa de uma resposta rápida. Consequentemente, o tempo que uma página leva para carregar constitui uma parte importante do SEO. Atrasos podem fazer com que alguém desista e procure em outro lugar resultados mais imediatos. Acelerar seu site para cada tipo de navegador pode aumentar a usabilidade e a credibilidade do site. Se você prestar atenção aos tamanhos de arquivo, plataformas avançadas e configurações ajustadas, poderá eliminar cliques abandonados e se aproximar de um ponto privilegiado nas SERPs.
- Tempo de espera Você já ficou insatisfeito com um resultado de pesquisa e voltou direto ao Google para tentar outro? Quando as pessoas saem rapidamente de um site, os mecanismos de pesquisa medem a frequência. Quanto tempo as pessoas demoram mostra o nível de interesse em sua página. A quantidade apropriada de tempo de permanência sugere que as pessoas gostam de sua página e aumenta sua localização entre resultados semelhantes. O tempo de permanência difere em determinados contextos, como se você estivesse procurando uma simples informação. Você quer que sua página chame a atenção pelo tempo que for necessário para satisfazer seus visitantes. Se eles precisarem apenas de uma resposta de uma frase, os mecanismos de pesquisa lerão um curto período de tempo como um trabalho bem feito da sua parte.
- Links na página Os links na página enviam seus leitores para referências externas e páginas internas relacionadas. Ambos os ramos de links dão suporte ao seu site e ajudam no SEO. Links de saída para páginas de grupos de sites associados com a discussão existente sobre um assunto. Eles também podem citar fontes e criar autoridade com recursos úteis. A Harvard Business Review, citando o Bureau of Labor Statistics, apresenta o processo mutuamente benéfico de links externos.
- Você também pode colocar links para outras páginas em seu site que os visitantes possam seguir mais profundamente em sua estrutura de material. Se você criar uma página intitulada “8 melhores computadores de 2023” e já tiver publicado uma página sobre “Onde comprar um computador”, poderá inserir um link para continuar a conversa e mover o usuário ainda mais para baixo no funil de compra.
- Imagens e vídeos Elementos visuais coloridos diferenciam as páginas dos formatos típicos com muito texto. Especialmente se fotos, vídeos, GIFs e infográficos complementam a cópia, eles ampliam um site. Na verdade, a diversidade na mídia enriquece a jornada por suas páginas. Assim como o SEO aceita conteúdo escrito criativo e inovador, ele também prefere mídia exclusiva. Imagens e gráficos adequados e de alta qualidade funcionam melhor quando você está tentando agradar os visitantes. Imagens que não foram compactadas ou aparecem pixeladas podem prejudicar a satisfação do usuário e o tempo de carregamento. As descrições e os nomes dos arquivos podem apresentar a palavra-chave complementar da página para direcionar o foco central para os mecanismos de pesquisa.
- Conteúdo substancial O conteúdo que você oferece peca pelo sucesso se for mais longo e abrangente. Faz sentido que uma contagem de palavras mais alta preencha de maneira mais completa suas lacunas de conhecimento. Você pode terminar de comunicar um tópico em algumas centenas de palavras e classificar bem, mas postagens estendidas oferecem uma chance maior de um ponto inicial nas SERPs. No entanto, o conteúdo substancial não faz rodeios para atingir seu comprimento. Informações abrangentes também são bem pesquisadas, coesas e precisas. O conteúdo editado e polido para reduzir os erros de ortografia e gramática tende a ficar à frente porque mostra um trabalho intencional.
SEO fora da página
Seu papel no SEO on-page é extremamente diferente do SEO off-page. O SEO fora da página depende principalmente das opiniões de outras pessoas e da interação com seu site.
O que quer que aconteça na extensão da Internet pode influenciar sua classificação. Vamos examinar os métodos indiretos e diretos para abordar a otimização de mecanismo de pesquisa fora da página.
- Links de entrada À medida que você ganha espaço em seu campo, outros sites podem apontar para seus dados, estratégias, serviços e experiência adicionando backlinks ao seu site. Quando eles apontam para suas páginas, as referências são chamadas de links de entrada ou backlinks. No entanto, você inclui seu domínio em outros sites sem a ajuda e aprovação deles. Relacionamentos com outros sites respeitáveis podem gerar esses links e catalisar o SEO fora da página. Aumentar a estima em seu setor pode ajudá-lo a subir nas listagens do Google e de mecanismos alternativos. A publicação de conteúdo excepcional cria impulso para sua reputação e otimização de SEO.
- Influência social Embora os links sejam mais fáceis de rastrear do que alguns marcadores externos, é vital revisar sua posição com clientes anteriores, atuais e potenciais. A mídia social é uma fonte central para coletar feedback sobre seu site e estabelecer um status confiável. Os mecanismos de pesquisa consideram postagens e menções sobre você e seu site, e sites bem conceituados levam a um aumento do tráfego. Os sites podem fazer parceria com influenciadores ou se comercializar no Facebook, Instagram e Twitter para inspirar um melhor SEO fora da página. Temos a equipe de mídia conquistada e influenciadora online mais conectada do mundo. A MidiaPro tem uma equipe de influenciadores que constroem relacionamentos com sites importantes. entre em contato conosco online hoje para saber mais sobre nossos serviços de mídia conquistada.
- Rede Seu negócio se entrelaça com muitas outras pessoas e marcas, e as características de sua rede são importantes. O círculo de amigos online que você tem pode transmitir seu poder de classificação. As percepções positivas do seu site ou marca podem contribuir para a qualidade da sua página, e as menções negativas ao seu negócio também são indicadores para os mecanismos de pesquisa. Os blogs convidados permitem que os sites busquem um desenvolvimento fora da página saudável e busquem suporte de SEO de especialistas e parceiros.
3 dicas de otimização de SEO
A essa altura, você já sabe duas coisas: o objetivo do SEO é aparecer primeiro nas páginas dos mecanismos de pesquisa, e o SEO tem uma variedade de partes intrincadas e em constante evolução. Temos dicas de otimização de SEO que podem encher seu depósito de marketing digital com conselhos extras.
1. Aproveite a intenção de pesquisa
As palavras que as pessoas usam em suas pesquisas não são tão enigmáticas quanto você pensa. A razão por trás deles pode expor a melhor maneira de criar seu conteúdo e estruturar seu site. “Intenção de pesquisa” é o que os especialistas em SEO rotulam como motivação para as pesquisas.
Aqui estão três categorias de intenção de pesquisa amplamente difundidas:
- Navegacional: quando alguém sabe exatamente o que está procurando
- Informativo: quando alguém quer aprender sobre um tópico
- Transacional: quando alguém está comprando ou pretende comprar no futuro
Se você deseja reunir um certo tipo de interesse, pode moldar seu conteúdo e páginas para cumprir seus propósitos.
2. Pesquise palavras-chave úteis
Você pode investigar as principais palavras-chave que aparecem nos mecanismos de pesquisa para elevar seu SEO. Aparecer em SERPs sob demanda oferece picos de tráfego e SEO aprimorado.
Quais produtos ou detalhes você tem que as pessoas estão procurando no mercado? Que palavras eles digitariam que correspondem ao seu negócio?
É possível descobrir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, consultando os termos sugeridos pelo mecanismo de pesquisa.
3. Escolha um web design responsivo
A tendência de uso móvel está aumentando continuamente e, no ano passado, 97% dos brasileiros possuíam smartphones. Com o volume de ação da Internet em tablets e telefones, sites compatíveis com dispositivos móveis são essenciais.
Os mecanismos de pesquisa também se preocupam com o design responsivo da Web, para que as páginas tenham uma aparência e funcionem sem problemas em qualquer dispositivo. Os algoritmos do Google, em particular, reconhecem páginas otimizadas para dispositivos móveis e iniciaram uma estratégia de “primeiro para dispositivos móveis”. para esclarecer a magnitude do design responsivo.
Teste suas páginas em vários dispositivos para acomodar os usuários e se adaptar aos padrões dos mecanismos de pesquisa.
Ferramentas de otimização de SEO para iniciar sua estratégia
Após este tutorial, você pode se perguntar: “Como faço para medir a força das minhas páginas?” As técnicas de otimização de mecanismo de pesquisa podem ser aleatórias sem ferramentas.
As ferramentas de SEO podem traduzir seus esforços em dados e soluções concretas, e existem várias robustas disponíveis.
verificador de SEO MOZ
Antes de alterar seu site, uma auditoria de suas práticas de site mais recentes é crítica. Uma ferramenta de verificação de SEO pode calcular os prós e contras da visibilidade do seu mecanismo de pesquisa.
O Verificador de SEO do MOZ é fácil de usar – basta inserir sua URL e aguardar a análise. O relatório chega ao seu e-mail e você pode colocar seus olhos em problemas concretos para fazer progressos genuínos.
Nas categorias relevantes, você pode ver se sua página passa pelos valores avançados do Google, Bing, Yahoo e muitos outros.
Google Search Console
Se você planeja competir no Google, é construtivo aproveitar as vantagens das ferramentas do Google. O Google Search Console é onde o kit de ferramentas do Google se reúne.
As plataformas específicas do Google podem ajudar você a identificar itens perfeitos para otimização. Se o Google ainda não notou suas páginas, o Google Search Console é uma opção direta para ganhar visibilidade.
As ferramentas do Google podem complementar seu processo de SEO conforme você avalia suas impressões e cliques. A análise de pesquisa mantém você atualizado sobre o padrão de seu tráfego e a posição do seu site.
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Dominar o SEO é um processo complicado, mas a experiência de uma agência de SEO pode levar seu site ao sucesso. Na MidiaPro, temos 5 anos de experiência na geração de receita para empresas.
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