OpenAI anunciado pela primeira vez a opção para as pessoas criarem GPTs personalizados há quase um ano. A empresa descreveu os GPTs como uma forma automatizada e de baixo código de criar experiências especializadas no ChatGPT e disse acreditar que GPTs impressionantes seriam criados por desenvolvedores não tradicionais, como educadores, treinadores e criadores.
A Loja estaria disponível para usuários e desenvolvedores que pagaram pelo ChatGPT Plus, Groups ou Enterprise. A OpenAI também declarou que lançaria um programa de receita para construtores de GPT e que os construtores dos EUA seriam pagos com base no envolvimento do usuário com seus GPTs. Prometeu fornecer detalhes sobre os critérios de pagamento.
A GPT Retailer foi lançada oficialmente em janeiro de 2024. No last de março, o desenvolvedor Nick Dobos compartilhado no X uma captura de tela de um e-mail que ele disse ter recebido da OpenAI convidando-o para fazer parte de seu programa piloto de divisão de receitas. O GPT de codificação de Dobos, Grimoire, é um dos GPTs mais populares na GPT Retailer, tendo hospedado mais de 2 milhões de “conversas” ou bate-papos com o aplicativo.
De acordo com o e-mail que Dobos compartilhou no X, o programa piloto garantiu a ele um pagamento mínimo de US$ 1.000 por mês, com potencial de ganhos adicionais com base no uso. Dobos não respondeu a diversos e-mails e mensagens diretas perguntando sobre sua experiência com a GPT Retailer desde o lançamento do programa piloto.
Quando questionado sobre o standing do programa, OpenAI apontou WIRED para seu página de ajudaque forneceu uma descrição breve e de alto nível do programa e disse que a empresa “espera[s] para permitir que mais construtores monetizem seus GPTs no futuro.”
Assim como Villocido, Adrian Lin, que mora em Cingapura, estava otimista em relação à GPT Retailer. Lin é um pesquisador de IA em tempo integral que criou um laboratório de aplicativos, Adrian AI Lab, paralelamente. Ele não é formalmente treinado em desenvolvimento de aplicativos internet ou móveis, então quando a OpenAI disse que fazer um GPT não exigiria habilidades de codificação, Lin viu isso como uma oportunidade de construir e gerenciar seus próprios produtos.
Foi fácil ajustar seus modelos com base em suas intenções, diz Lin.
Lin estima que o Copywriter GPT, seu GPT que redige textos publicitários, teve entre 500.000 e 600.000 interações. Assim como o Books GPT de Villocido, o de Lin foi apresentado na página inicial da OpenAI’s Retailer.