Os chatbots da IA lutam com imprecisões e distorções factuais ao resumir notícias, descobriu pesquisas da BBC. O estudo, que examinou se o ChatGPT da OpenAI, o Google Gemini, a Microsoft Copilot e a Perplexity pode resumir com precisão as notícias, descobriu que mais da metade de toda a produção gerada pela IA teve “problemas significativos de alguma forma”.
Como parte do estudo, a BBC pediu a ChatGPT, Copilot, Gemini e Perplexity para fornecer resumos de 100 artigos da BBC News, enquanto os jornalistas revisavam suas respostas. Além de encontrar grandes questões em 51 % das respostas, a BBC constatou que 19 % das respostas citando a BBC incluíam declarações, números e datas incorretos. Enquanto isso, 13 % das citações da BBC foram “alteradas da fonte original ou não presentes no artigo citado”.
O estudo destacou alguns exemplos, incluindo Gêmeos afirmando incorretamente que o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido “aconselha as pessoas a não iniciar o vaping e recomenda que os fumantes que desejam desistir devam usar outros métodos”. No entanto, o NHS realmente recomenda o vaping para parar de fumar. Outro exemplo: em dezembro de 2024, Chatgpt alegou que Ismail Haniyeh fazia parte da liderança do Hamas, apesar de ter sido assassinado em julho de 2024.
No geral, o estudo descobriu que as respostas de Gemini “levantaram mais preocupações”, pois 46 % foram “sinalizadas como tendo problemas significativos com precisão”. A beira Entrou em contato com o OpenAI, Google, Microsoft e perplexidade com pedidos de comentário, mas não respondeu imediatamente.
Em uma resposta ao estudo, Deborah Turness, o CEO da BBC News and Current Affairs, pediu às empresas de tecnologia que resolvam questões com imprecisão. “Vivemos em tempos problemáticos e quanto tempo levará antes que uma manchete distorcida da IA cause danos significativos no mundo real?” Turness escreveu. “Gostaríamos que outras empresas de tecnologia ouvissem nossas preocupações, assim como a Apple. É hora de trabalharmos juntos – a indústria de notícias, empresas de tecnologia – e, claro, o governo também tem um grande papel a desempenhar aqui. ”
As informações são do The Verge, site especializado em tecnologia