A psicologia de marketing é uma ferramenta poderosa que você pode aproveitar para ajudá -lo a vender mais. Quando você entende como seu público pensa, se sente e toma decisões, pode aproveitar a psicologia em marketing para convencer mais perspectivas de comprar.
Nesta página, forneceremos tudo o que você precisa saber sobre este tópico, incluindo:
Continue lendo para aprender mais!
Ps Não se esqueça de se inscrever na Revenue Weekly para obter as dicas e truques mais recentes sobre o marketing de sua empresa entregue na sua caixa de entrada gratuitamente!
O que é psicologia de marketing?
A psicologia de marketing é entender como os consumidores pensam e se sentem para que você possa comercializá -los com mais eficiência. A psicologia do marketing também considera o raciocínio humano e a tomada de decisões para entender o que leva as pessoas a comprar.
Por que a psicologia por trás do marketing é importante?
Se você está ouvindo muito sobre a psicologia por trás do marketing, pode se perguntar por que isso importa. Por que você precisa saber sobre a psicologia do marketing?
A maior razão pela qual você precisa entender a relação entre psicologia e marketing é que ela ajuda a conhecer melhor seu público.
Ao comercializar seus produtos, você precisa convencer os clientes em potencial a comprá -los. Se você não entende como seu público pensa, se sente e toma decisões, lutará para entender como comercializar seus produtos corretamente.
As emoções são poderosas, e entender como alavancar a emoção é fundamental para comercializar seus produtos para o seu público. Ao entender a psicologia por trás do marketing, você aproveita a psique do seu público e produz materiais de marketing que geram melhores resultados.
Aprenda psicologia de vendas aqui
7 Princípios de psicologia de marketing (e como alavancá -los)
Se você deseja usar a psicologia em marketing, primeiro deve entender os princípios da psicologia de marketing e como pode usá -los.
Aqui está uma lista de princípios abordados neste post:
Continue lendo para aprender mais!
1. Redação
Um dos princípios essenciais da psicologia em marketing é a redação. O que você diz e como você diz isso afeta significativamente a forma como as pessoas reagem e se sentem. Suas palavras são uma ferramenta poderosa para evocar as emoções certas.
Pense em palavras como orgânico, autêntico ou livre. Essas palavras provocam emoção na mente dos consumidores e fazem com que se sintam de uma certa maneira. É por isso que as empresas as usam.
Esteja você criando conteúdo de anúncio ou site, pense em como você entende seu conteúdo e quais palavras usa. Pode ser a diferença entre alguém que se envolve com seu conteúdo ou passando por ele.
2. Priming
Quando você olha para a psicologia do marketing, uma das coisas mais importantes é a preparação. A preparação envolve evocar pré-associações com as quais as pessoas se conectam automaticamente quando vêem ou ouvem certas coisas ou palavras.
Então, o que isso significa?
Imagine alguém dizendo a palavra “confusa” para você. Então eles pedem que você escolha se você emparelharia essa palavra com “suéter” ou “papel”. Qual você escolheria?
Sweater, é claro! E por que isso? Porque já existe uma pré-associação construída entre os suéteres quentes e confusos.
Então, onde a preparação entra em jogo com o marketing?
A preparação de priming desempenha um papel essencial na construção de primeiras impressões da sua marca. Se as pessoas já têm pré-associações positivas com algo, você deseja usá-lo para sua vantagem.
Veja a cor, por exemplo. O azul é visto como uma cor calma, enquanto o amarelo é visto como brilhante e vibrante. Se você possui um spa, pode querer usar o azul em seu esquema de cores para promover ainda mais a idéia de calma.
Você deseja considerar as noções pré-concebidas das pessoas sobre cores, imagens e desenhos e usá-las para sua vantagem.
3. Efeito de engodo
Um dos aspectos mais interessantes da psicologia do marketing é o efeito chamariz. O efeito chamariz envolve os consumidores alterar suas preferências entre dois produtos ou serviços quando recebem uma terceira opção.
O efeito chamariz é fortemente usado em indústrias como fast food. Veja Dunkin ‘, por exemplo. Aqui está o detalhamento do custo de um café gelado com base no tamanho:
- Pequeno: US $ 2,69
- Médio: $ 3,09
- Grande: US $ 3,49
Onde o efeito chamariz entra em jogo é oferecer um café de tamanho médio. Se alguém vê um café de tamanho médio, é de US $ 3,09, mas um grande é de apenas 40 centavos, é mais provável que ele atualize para o tamanho maior e pague 40 centavos extras.
Quando os consumidores recebem uma terceira opção, eles usam isso como uma comparação para determinar o valor da escolha mais cara.
Agora, imagine se o Dunkin ‘ofereceu apenas dois tamanhos:
- Pequeno: US $ 2,69
- Grande: US $ 3,49
Agora, quando você olha para os dois preços, eles são dramaticamente diferentes. É quase US $ 1 a mais para obter um café de tamanho maior. Como resultado, mais consumidores receberiam o pequeno café porque é mais barato.
O efeito chamariz é uma parte extremamente integrante da psicologia de marketing, pois ajuda você a fazer com que os consumidores comprem mais.
Então, qual é a melhor maneira de usar essa psicologia em seu marketing?
Se você estiver compartilhando preços, por exemplo, adicione uma terceira opção. Se você oferece ofertas de pacote ou pacotes especiais, sempre inclua uma terceira opção como medida para comparação. Isso ajudará você a vender mais produtos ou serviços para o seu negócio.
4. Escassez
Com a psicologia de marketing, um dos truques que você pode usar é a escassez. Essa tática é comum que as empresas usam para criar um senso de urgência e fazer com que os consumidores faça uma compra.
Você já navegou em um produto e viu uma mensagem como “Apenas 2 restantes em estoque!” ou algo semelhante? Nesse caso, você experimentou marketing de escassez.
Essa tática ajuda a convencer as pessoas a fazer compras impulsivas para que não percam o produto. Também é uma tática valiosa, se alguém estava em cima do muro sobre a compra, porque os ajuda a decidir comprar.
Você pode usar essa tática em suas listagens de produtos em seu site. À medida que o seu inventário diminui para um produto, você pode criar uma mensagem urgente mostrando os compradores que ainda tem uma oferta limitada.
5. Reciprocidade
Alguém já fez algo de bom para você, e você queria retribuir? Esse é um princípio psicológico básico que muitas pessoas seguem. É também uma parte da psicologia em marketing.
Muitas empresas praticam a reciprocidade, dando produtos de marca ou tamanhos de teste. Se você tem os meios para fazer isso, é uma excelente opção para o seu negócio.
Você pode praticar a reciprocidade através do atendimento ao cliente de primeira linha se não puder doar produtos. Ao proporcionar uma experiência positiva para o seu público e estar disposto a ir além, é mais provável que você pense positivamente em sua marca. Como resultado, eles podem retribuir deixando uma revisão positiva sobre sua experiência.
Como 93% dos clientes leem críticas on -line antes de comprar um produto, receber críticas positivas como reciprocidade é um ativo valioso.
6. Prova social
Ao olhar para a psicologia por trás do marketing, um aspecto vital a considerar é o poder da prova social. A prova social é quando as pessoas copiam outras pessoas para replicar os comportamentos dessas pessoas.
Enquanto algumas pessoas são líderes dispostos a correr o risco de tentar algo novo, a maioria das pessoas quer saber É um investimento que vale a pena antes de comprar. As pessoas não gostam de desperdiçar dinheiro, então querem se sentir confiantes ao comprar algo da sua empresa.
É por isso que a prova social é uma parte crítica da psicologia de marketing. Se as pessoas vêem que outras pessoas têm uma experiência positiva com sua marca, produtos ou serviços, confiam mais.
Como mencionei anteriormente, 93% das pessoas analisam as críticas antes de comprar – e isso é porque estão procurando provas sociais para justificar sua compra. É provável que esses compradores sigam se dezenas de pessoas comprarem seus produtos e deixar críticas delirantes.
7. Ancoragem
O último princípio que abordaremos enquanto analisamos a psicologia em marketing é ancoragem. A ancoragem é uma das práticas mais comuns que você verá ao fazer compras on -line. Envolve o compartilhamento de informações básicas com seu público para ajudá -lo a tomar decisões.
Você verá esse truque de psicologia de marketing em ação com preços. As empresas compartilham o preço original cruzado na página, seguido pelo novo preço marcado.
O preço original serve como âncora – diz aos compradores quanto esse produto vale inicialmente, em comparação com o novo preço com desconto. Ajuda os compradores a ver o impacto do desconto, para que sejam mais seduzidos a comprar.
Pense da seguinte maneira: se você visse um conjunto de panelas e panelas custando US $ 100, seria atraído para comprá -lo? Talvez, talvez não. Agora imagine que você vê que o preço original era de US $ 350. De repente, essas panelas de US $ 100 soam como um negociar.
Se você deseja usar esse truque de psicologia de marketing, deixe -o claro e óbvio na página. Muitos varejistas farão com que o desconto seja vermelho para ajudá -lo a se destacar e significar um desconto. Você pode dar um passo adiante, indicando a porcentagem de desconto que alguém está entrando no produto.
Deseja aprender dicas e truques mais úteis além da psicologia de marketing?
Aprender sobre a psicologia em marketing é uma excelente maneira de aprender a criar campanhas impactantes que ressoam com seu público. Mas isso é apenas metade da batalha. Você deve saber como desenvolver e executar campanhas eficazes para comercializar para as perspectivas.
Se você deseja as dicas e truques mais recentes para criar campanhas de marketing impactantes, assine a Receita semanalmente! Você se juntará a 200.000 profissionais de marketing experientes já que conhecem!
FAQ sobre Psicologia de Marketing
O que é psicologia de marketing?
A psicologia de marketing é o estudo do comportamento dos consumidores, suas emoções, pensamentos e tomada de decisões para que as empresas possam comercializar de forma mais eficaz.
Por que a psicologia por trás do marketing é importante?
Entender a psicologia do marketing é essencial para conhecer melhor o público-alvo. Ao compreender como as pessoas pensam, sentem e tomam decisões, as empresas podem criar estratégias de marketing mais eficazes.
Como a escassez é usada na psicologia de marketing?
A escassez é uma tática comum no marketing que cria um senso de urgência nos consumidores, levando-os a realizar compras impulsivas. Ao mostrar que um produto é escasso, as empresas podem motivar os consumidores a agir rapidamente.
O que é reciprocidade na psicologia de marketing?
A reciprocidade é um princípio psicológico que envolve as pessoas retribuírem gestos positivos. No marketing, as empresas podem usar a reciprocidade oferecendo brindes, amostras ou um excelente atendimento ao cliente para criar uma relação positiva com os consumidores.
Como a prova social influencia o marketing?
A prova social é a tendência das pessoas em imitar o comportamento dos outros. No marketing, as empresas podem usar depoimentos, avaliações positivas e exemplos de clientes satisfeitos para gerar confiança e incentivar mais pessoas a comprar seus produtos ou serviços.