Alien: Rogue Incursion, ou Incursão Clandestina, como foi localizada para nosso idioma, será lançado dia 19 de dezembro, e é o primeiro jogo da franquia lançado exclusivamente para realidade virtual. O game foi desenvolvido em Unreal Engine pela Survios, desenvolvedora americana com foco em jogos de realidade virtual com sede em Los Angeles, e publicado pela mesma para PlayStation VR2 e PC, via Steam, com suporte aos Valve Index, Meta Rift S, Quest 2. Em 2025, oferecerá suporte ao Meta Quest 3.
Experimente o universo de Alien de uma forma nunca vista, em um aterrorizante e imersivo jogo solo de realidade virtual. Alien: Rogue Incursion é o novo capítulo da clássica franquia e combina ação e terror, colocando você no papel da ex-fuzileira colonial Zula Hendricks, em uma perigosa missão no planeta Purdan. Explorando furtividade, estratégia e poder de fogo, Zula precisa se infiltrar na instalação de pesquisa infestada da Gemini Exoplanet Solutions e sobreviver à ameaça dos Xenomorphs mais letais já vistos.
Mas e aí, ficou curioso e quer saber como o FPS de ação e horror desenvolvido exclusivamente para VR, está rodando no PlayStation 5? Tive acesso ao jogo e vou te contar tudo, mas agora, em mais uma análise imersiva do Pizza Fria!
A primeira parte da jornada de Zula
Alien: Rogue Incursion é a primeira parte da jornada de Zula Hendricks, ex-membro do corpo de fuzileiros navais coloniais dos Estados Unidos, rumo às instalações da Gemini Exoplanet Solutions, no planeta Purdan, um lugar semelhante à Terra, localizado no extremo da zona habitável circumbinária ao redor do sistema binário Elgafar. Nossa jornada inicia quando a nave de Zula, e seu companheiro sintético, Davis, está indo em direção ao Berço do Castor, mas passando por uma instabilidade, devido a uma tempestade magnética. A missão dos fuzileiros desertores é pousar na instalação secreta, e fazer o que for preciso para resgatar Benjamin Carver, também um ex-membro dos fuzileiros navais, que salvou a vida de Zula durante um incidente e está desaparecido.
Após um pouso de emergência próximo ao ponto de encontro, Zula estranha a ausência de seguranças no local, e se prontifica a verificar o estado da nave, partindo em direção ao terminal na sala de máquinas. No caminho, que serve como uma espécie de tutorial para aprendermos o básico do jogo, a ex-fuzileira encontra um disquete com uma mensagem de Carver, que a entrega um mapa básico de Castor’s Cradle, com uma mensagem, dizendo que a mesma deve expor a Gemini e o BGSWIFT.
E assim, logo após pegar nossos equipamentos, um rifle de pulso M41 e um revolver de calibre pesado, deixamos a nave, partindo sozinhos pelo planeta frio e sombrio, coberto por neve, com diversos destroços e perigosos Xenomorphos à espreita. Ah, e só para constar, os desenvolvedores da Survios já confirmaram que a segunda parte da saga já está em desenvolvimento.
Vivencie uma verdadeira incursão
Alien: Rogue Incursion é um game realmente muito bem ambientado, e sinceramente, entrega uma das melhores experiências em realidade virtual que já tive até hoje. É um game de tiro em primeira pessoa, e diferente da maioria dos que pude jogar, o novo game da franquia Alien, você não verá somente as mãos do seu personagem se mexendo, mas sim, as pernas, ombro, tronco, braços, enfim, todo o corpo, como acontece na realidade, e isso o torna ainda mais imersivo.
Você poderá interagir com praticamente todo o cenário, podendo vestir os chapéus e bonés que encontrar no caminho, coletar sucatas nas mesas, e até mesmo arriscar um malabarismo, ou um joguinho de basquete com as bolinhas de papel amassadas arremessadas nos lixos dos escritórios, o que aumenta ainda mais a imersão nos cenários sombrios pintados com sangue.
Quanto à jogabilidade, é bastante responsiva e precisa. No início, confesso que fiquei um pouco perdido, pois temos uma vasta gama de comandos para aprender, porém, o jogo vai te apresentando essas mecânicas aos poucos, e rapidamente, ejetar o pente vazio do seu Rifle de pulso, encaixar um novo, e engatilhar sua arma, virará uma tarefa fácil, mas se preferir, você descobre que pode simplesmente sacar seu revólver calibre pesado.357, ou futuramente sua espingarda para meter bala nos malditos Xenomorfos.
Os básicos da incursão clandestina
Como citado acima, Alien: Rogue Incursion é um jogo de tiro em primeira pessoa, uma experiência única de horror, repleta de interação e exclusiva para realidade virtual. O game possui quatro diferentes dificuldades, História, agradando o jogador mais casual, que busca apenas curtir a exploração, enredo e a interação dos cenários, tirando o foco no combate, Normal, para uma experiência equilibrada entre combate e história, a Especialista, com forte foco em combate e Insana, onde o filho chora e a mãe não vê, para os veteranos, uma dificuldade extremamente desafiadora.
Tendo dito, vou explicar um pouco sobre os comandos e mecânicas, funcionam bem assim, suas ações no game são divididas pelas áreas do corpo, L1 e R1 são os botões que você usa para segurar seus itens, no caso, como se você estivesse fechando as mãos para pegar, enquanto L2 e R2 são os botões de ativação do que você estiver segurando, e com R2 você irá atirar, como se fosse para você mexer os dedos mesmo.
Pressione o botão de segurar o item, R1 por cima do seu ombro direito, para sacar o Rifle M41, enquanto pressionar o botão L1 por cima do esquerdo, você sacará a espingarda, já o L2 cima do mesmo do ombro, o esquerdo, ativa a lanterna. Seu revólver ficará preso ao cinto no lado direito, enquanto no lado esquerdo da sua cintura você guarda as munições.
Os medicamentos e munições que você encontrar, basta guardar levando a mão até o peito, para usar um medicamento, basta tirar a injeção do braço esquerdo, ela fica bem em cima da sua pulseira, pressione o botão R2 para puxar a seringa e injetá-la no corpo, simples assim. Outros comandos vão sendo implementados a medida em que você avança na campanha e adquire novos armamentos, porém, não vou entrar em detalhe para não estragar a surpresa.
Além desses, em Alien: Rogue Incursion você carregará um tablet, que pode ser usado como mapa, e funciona como um tablet de verdade, você vai navegando com o indicador da mão livre, é também onde você verá o inventário e seus objetivos. Para usá-lo, basta estar com a mão vazia e pressionar quadrado, você irá abrir a roda de equipamentos, e selecionar o item que precisa.
Imersão extrema com o PSVR2 no Playstation 5
Alien: Rogue Incursion é um game de horror extremamente bem ambientado, com cenários enormes, sombrios e cheios de sangue, assim como dutos de ar claustrofóbicos, que escondem os perigosos inimigos, extremamente bem feitos (Sério, só falta você sentir a baba dos aliens “pingando” no seu corpo). O game está graficamente competente e conta com belíssimos efeitos de iluminação, assim como efeitos sonoros de arrepiar, preparem-se para os sustos com os sons dos Xenomorphs passando pelos dutos em salas escuras, acompanhado de uma trilha sonora tensa e perturbadora, que podem te deixar até mesmo tenso e ansioso.
Quanto ao desempenho no console da Sony, o game roda extremamente bem e durante minha estadia no planeta Purdan, não tive problemas com bugs que estragassem a minha experiência, o que pude observar foram falhas algumas gráficas em certas ações, quanto a gargalos ou travamentos o game não teve, pelo contrário, tudo fluiu muito bem. Além dessas falhas mencionadas, tive problema com a IA de alguns poucos inimigos que acabaram ficando presos atrás de mesas ou portas, sem conseguir se mexer, enquanto eu metia o pipôco no bichão imóvel, coisas que sem dúvidas um patch no dia do lançamento pode corrigir.
Por fim, o game está com legendas totalmente localizadas para o português do Brasil, e sim, estão muito bem localizadas. Não há dúvidas de que, se o game estivesse dublado em PT-BR, nossa imersão seria ainda maior, pois às vezes fica realmente difícil ler com headset de realidade virtual, enquanto se executa certas ações, mas a dublagem em inglês da premiada atriz norte-americana Andia Winslow em Zula, encaixou como uma luva.
Vale a pena jogar Alien: Rogue Incursion?
Como mencionei acima, Alien: Rogue Incursion foi a melhor experiência em realidade virtual que tive até hoje, é um game realmente imersivo e bem ambientado, e entrega uma história inédita e uma experiência audiovisual com bastante interação e respostas táteis, tudo isso em uma atmosfera com tons aterrorizantes, e inimigos que usam de forma inteligente os diferentes ângulos dos cenários, tem horas que chega a dar calafrios.
O game entrega um bom nível de dificuldade, para se ter ideia, até mesmo no normal, com apenas “um tapa” dos Xenomorfos sua vida cai para apenas um ponto, e você se vê obrigado a se curar ali mesmo, enquanto uma horda de inimigos se esgueiram atrás de você. Ah, e algo que não posso deixar de mencionar é a falta de salvamento automático, é naquele estilo oldschool mesmo, e se você não for até a sala segura salvar, o jogo não vai salvar, o que pode ocasionar em perda de até horas de progresso, caso você morra antes de achar uma sala segura.
Alien: Rogue Incursion será lançado globalmente nesta quinta-feira, 19 de dezembro, para PCVR, via Steam, e PlayStation VR2. Uma versão para Meta Quest 3 está programada para 13 de fevereiro de 2025.
*Review elaborada no PlayStation VR2, com código fornecido pela Survios.
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