A Alphabet GOOG disse na terça-feira que gastará US$ 75 bilhões no desenvolvimento de IA neste ano, 29% a mais do que Wall Street esperava, e os investidores sinalizaram decepção com a meta de receita de nuvem não alcançada e começaram a mostrar impaciência com a lucratividade.
As ações da controladora do Google caíram 9% no pregão estendido. A Alphabet ganhou cerca de 9% até agora neste ano.
Wall Street esperava gastos de capital de cerca de US$ 58 bilhões em 2025, de acordo com dados do LSEG. Isso teria marcado um aumento modesto em relação aos gastos de US$ 52,5 bilhões em 2024.
O presidente-executivo Sundar Pichai defendeu o aumento dramático em uma teleconferência com analistas, que estão levantando novas questões sobre os gastos de capital do Google e dos rivais dos EUA após o surgimento do DeepSeek da China (link), que oferece IA de baixo custo. Ele disse que a família Gemini de modelos de IA do Google é comparável em eficiência ao DeepSeek.
“O custo de realmente usar(IA) vai continuar caindo, o que tornará mais casos de uso viáveis”, disse Pichai. “O espaço de oportunidade é tão grande quanto parece, e é por isso que você está nos vendo investir para atender a esse momento.” Ainda assim, a empresa registrou uma desaceleração no crescimento da receita da nuvem.
A Alphabet tem investido muito no desenvolvimento de infraestrutura para dar suporte à pesquisa de IA e integração em produtos (link) como serviços de busca e nuvem. A maior parte do capex para 2025 iria para a construção de servidores e data centers, disse a diretora financeira Anat Ashkenazi na chamada. Ela atribuiu os resultados do quarto trimestre em parte às restrições de capacidade nas ofertas de IA em nuvem.
A Alphabet planeja gastar de US$ 16 bilhões a US$ 18 bilhões no primeiro trimestre, um número muito maior do que os cerca de US$ 6 milhões que a DeepSeek disse ter gasto no treinamento final para desenvolver seu modelo de IA.
É certo que os programadores das principais empresas de IA dos EUA disseram que o custo total da formação era provavelmente muito maior (link). Mas as revelações sobre o custo do treinamento do DeepSeek em janeiro chocaram (link) ações de tecnologia, contribuindo para a queda recorde de US$ 593 bilhões no valor de mercado da Nvidia em um dia.
“É muito difícil defender o Google depois do relatório de lucros”, disse Dave Wagner, gerente de portfólio da Aptus Capital Advisors, que detém ações da Alphabet. Ele apontou para a perda de receita na nuvem e o histórico ruim do Google em utilizar dinheiro para lucratividade.
“A DeepSeek começou a ensinar ao mercado que talvez algumas coisas possam ser feitas de forma um pouco mais eficiente”, disse ele. “Talvez estejamos começando a ver o mercado não gostar do aumento contínuo no capex.”
NIVELANDO
O Google Cloud já havia crescido (link) rápido o suficiente para compensar as preocupações em torno do aumento dos gastos, disse Brian Mulberry, gerente de portfólio de clientes da Zacks Investment Management, que detém ações da Alphabet.
“Quando você começa a ver a receita se estabilizar ou pelo menos o crescimento começar a atingir um pouco o pico, como você vai financiar o crescimento futuro da empresa se torna um problema”, disse ele.
O negócio de nuvem do Google registrou um aumento de 30% na receita para US$ 11,96 bilhões no quarto trimestre, desacelerando em relação ao aumento de 35% no trimestre de setembro. Analistas esperavam um aumento de 32,3% para US$ 12,16 bilhões, de acordo com dados compilados pela LSEG.
Os números da nuvem suave vêm mesmo com o Google construindo recursos de IA dentro de sua plataforma de computação em nuvem. Pichai disse na teleconferência que o uso do Gemini pelos desenvolvedores dobrou em seis meses para 4,4 milhões de usuários.
A maior rival da nuvem, Microsoft MSFT, também relatou um crescimento mais fraco do que o esperado (link) em sua plataforma de nuvem Azure na semana passada. As ações da Amazon AMZN, o maior provedor de nuvem, que publicará resultados trimestrais na quinta-feira, caíram 1,8% no pregão after-hours.
O principal negócio de anúncios da Alphabet, que representa cerca de três quartos de sua receita geral, vem enfrentando uma concorrência cada vez maior, à medida que mais anunciantes buscam plataformas de mídia social, como o Facebook e o Instagram da Meta META ou o TikTok da ByteDance.
A receita de publicidade aumentou 10,6% para US$ 72,46 bilhões no quarto trimestre. Isso superou o crescimento de 10,4% do terceiro trimestre e superou as estimativas dos analistas de US$ 71,84 bilhões, de acordo com a LSEG.
A receita de anúncios do YouTube cresceu 13,8% para US$ 10,47 bilhões no quarto trimestre, em comparação com o crescimento de 12,2% no terceiro trimestre. O diretor de negócios Philipp Schindler disse que o crescimento foi ajudado pela publicidade eleitoral dos EUA, com os gastos combinados de democratas e republicanos quase dobrando em comparação com a eleição de 2020.
Os produtos de tecnologia de anúncios (link) e negócios de pesquisa baseados em anúncios (link) ambos estão enfrentando o escrutínio dos reguladores dos EUA que buscam dividir a empresa, embora a política possa mudar (link) sob a administração Trump.
No geral, a receita do Google aumentou 12%, para US$ 96,47 bilhões no quarto trimestre, em comparação com a estimativa média dos analistas de US$ 96,56 bilhões, de acordo com dados compilados pela LSEG.
A empresa relatou um lucro de US$ 2,15 por ação, superando as estimativas de US$ 2,13 por ação.
A receita de busca aumentou 12,5% para US$ 54,03 bilhões. Pichai disse que AI Overviews, os resumos gerados por IA para consultas de busca exibidos acima dos links tradicionais do Google para a Web, aumentaram o uso da busca.
A taxa de monetização em anúncios do AI Overviews, introduzida em outubro passado, foi aproximadamente a mesma em comparação aos anúncios de pesquisa tradicionais, disse o diretor de negócios Philipp Schindler.
A unidade de carros autônomos Waymo estreará internacionalmente em Tóquio nas próximas semanas, disse Pichai.