América Latina terá modelo de IA em 2025 – Tecnologia – CartaCapital

Maioria das startups no Brasil já utiliza inteligência artificial nos processos – Do Micro Ao Macro – CartaCapital

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Um modelo de inteligência artificial criado com dados característicos da América Latina, para não deixar de lado a realidade multicultural da região no desenvolvimento dessa tecnologia, será lançado em meados de 2025, anunciou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Inteligência Artificial do Chile (Cenia).

Batizado de LatamGPT e coordenado pelo Cenia, o projeto conta com o incentivo de mais de 30 instituições da América Latina e do Caribe, e de mais de 60 especialistas da região, informou o centro.

“Quando falamos em inteligência artificial, ela tem que projetar o mundo que somos, sua diversidade. No caso da América Latina, não apenas falar português ou espanhol, mas também entender a nossa idiossincrasia”, explicou a ministra chilena da Ciência, Aisén Etcheverry, citada no comunicado.

Ao contrário de outros modelos, “o LatamGPT será aberto, o permitirá que mais pessoas na América Latina e no Caribe o estudem, usem e aprimorem, construindo sobre ele”.

“É importante que possamos desenvolver aqui capacidades para termos uma certa independência”, disse Álvaro Soto, diretor do Cenia, uma organização chilena composta por várias universidades e que conta parcialmente com financiamento público.

“Até o momento, não temos um modelo de linguagem regional, e essa tarefa não pode ser assumida por apenas um grupo ou país: é um desafio que exige o esforço de toda a região”, ressaltou Soto, citado no comunicado.

Somaram-se a esse trabalho universidades, fundações, bibliotecas, entidades governamentais e organizações da sociedade civil, uma aliança que reúne instituições de Chile, Uruguai, Colômbia, México, Peru, Equador, Espanha, Estados Unidos, Argentina e Costa Rica.

Dessa forma, conseguiu-se “reunir mais de oito terabytes de informações em texto, o que equivale a milhões de livros”, destaca o comunicado. Essas informações serão administradas pelo Centro de Supercomputação da Universidade chilena de Tarapacá, que está construindo uma infraestrutura para o desenvolvimento da IA.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!