247 – A OpenAI anunciou nesta segunda-feira (3) o lançamento da Deep Research, uma nova ferramenta de busca integrada ao ChatGPT. A funcionalidade chega ao mercado após o avanço do chatbot chinês DeepSeek e foi apresentada em um evento realizado em Tóquio, em parceria com a empresa japonesa SoftBank, relata a CNN Brasil.
A Deep Research se propõe a otimizar buscas online ao atuar como um agente independente, capaz de sintetizar e analisar textos, imagens e arquivos PDF. Segundo a OpenAI, a ferramenta realiza em minutos o que um ser humano levaria horas para concluir. Inicialmente, a novidade está disponível apenas na versão web do ChatGPT, mas será expandida para dispositivos móveis e desktop até o final de fevereiro.
“A capacidade de sintetizar conhecimento é um pré-requisito para criar novos conhecimentos. Por essa razão, a pesquisa profunda marca um passo significativo em direção ao nosso objetivo mais amplo de desenvolver AGI, que há muito tempo imaginamos como capaz de produzir novas pesquisas científicas”, destacou a OpenAI no lançamento da ferramenta.
A movimentação da OpenAI ocorre em resposta ao crescimento rápido do DeepSeek, chatbot desenvolvido por uma empresa sediada em Hangzhou, na China. Lançado em janeiro, o assistente digital conquistou popularidade ao oferecer um serviço gratuito, que consome menos dados e opera a um custo significativamente menor do que os modelos de IA de grandes empresas do setor. No Brasil, o DeepSeek figurou entre os aplicativos mais baixados na App Store, liderando os downloads no dia 27 de janeiro.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, reagiu ao lançamento da Deep Research com uma postagem no X, antigo Twitter, onde escreveu: “make search great again” (“tornar a busca grandiosa novamente”, em português), em um trocadilho com o slogan da campanha presidencial de Donald Trump: “make America great again” (“tornar a América grandiosa novamente”, em português).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: