Após o sucesso do chatbot chinês DeepSeek, a OpenAI lançou nesta segunda-feira (3) uma nova ferramenta do ChatGPT. A funcionalidade, anunciada em um evento organizado com o parceiro japonês SoftBank em Tóquio, atua como um agente que trabalha de forma independente.
A chamada Deep Research é capaz de otimizar as buscas online e, inicialmente, está disponível na versão web do ChatGPT. A ferramenta também promete criar relatórios detalhados com a análise e sintetização de textos, imagens e PDFs.
Segundo a empresa americana OpenAI, a nova função consegue fazer em minutos algo que o ser humano levaria horas. Até o final de fevereiro, a Deep Research será lançada nas versões móvel e desktop.
“A capacidade de sintetizar conhecimento é um pré-requisito para criar novos conhecimentos. Por essa razão, a pesquisa profunda marca um passo significativo em direção ao nosso objetivo mais amplo de desenvolver AGI, que há muito tempo imaginamos como capaz de produzir novas pesquisas científicas”, declarou a empresa ao apresentar a ferramenta.
A funcionalidade foi lançada pela OpenAI após o anúncio da DeepSeek, em janeiro. O assistente digital de tecnologia sediada em Hangzhou, na China, é gratuito, usa menos dados e custa uma fração do custo dos modelos de empresas já estabelecidas.
O aplicativo chinês esteve entre os mais baixados no Brasil, com o maior número de downloads no AppStore no dia 27 de janeiro.
Veja empregos que ganham e perdem com a inteligência artificial