A Apple acaba de confirmar a chegada da nova versão do sistema iOS 18.2, iPadOS 18.2 e macOS Sequoia 15.2, em formato de beta público. Estas novas versões contam com as mais recentes atualizações da empresa, correções de bugs e melhorias a nível de funcionalidades.
Estas novas versões chegam com melhorias na integração da Apple Intelligence, trazendo já os primeiros passos para a integração com o ChatGPT. Esta novidade irá permitir aos utilizadores obterem respostas do ChatGPT diretamente no sistema, sem terem de usar a app dedicada da OpenAI para o processo.
A integração com o ChatGPT pode ser acedida diretamente pela Siri, sendo que os pedidos feitos para o sistema são enviados diretamente para o processamento do ChatGPT da OpenAI, quando a Siri não consegue responder diretamente a uma questão. Este processo é feito de forma transparente, já que não é necessário aos utilizadores terem de configurar a conta da OpenAI ou de terem a app do ChatGPT instalada nos seus dispositivos.
Os utilizadores podem mesmo usar este sistema para pedir à Siri para criar imagens e textos, usando apenas comandos de voz interativos.
Outra novidade encontra-se no Genmoji, um sistema que permite usar a IA da empresa para criar emojis personalizados, que podem depois ser aplicados em várias apps de mensagens e locais no sistema. Esta novidade permite conjugar diferentes emojis, para criar uma versão personalizada dos mesmos.
Por fim, o Image Playground também irá encontrar-se disponível, e permite que os utilizadores possam rapidamente usar a AI para criar imagens com base nos seus pedidos, usando simples descrições. Estes pedidos podem ser feitos dentro das apps nativas de mensagens da Apple.
De momento, o Image Playground não permite criar imagens que tenham formatos foto realistas, portanto os conteúdos finais podem apresentar alguns efeitos de “desenho” ou cartoon.
De notar que estas atualizações devem chegar junto dos utilizadores que se tenham registado para receber as versões Beta do sistema. Embora sejam relativamente estáveis, ainda são consideradas versões de teste, portanto podem conter bugs e outras falhas, e algumas funcionalidades podem ainda ser consideravelmente alteradas antes da versão final ficar disponível.