As 10 principais tendências de marketing digital B2B em 2023

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2023 está repleto de novas tendências e estratégias de marketing B2B e da necessidade de encontrar uma agência de marketing digital B2B de ponta para trabalhar com sua empresa. Este ano, o objetivo é abraçar a tecnologia e eliminar barreiras. Essa tecnologia inclui tudo, desde marketing de vídeo até experimentação em realidade virtual .

As barreiras podem ser aquelas entre o conteúdo e as redes sociais; conteúdo e e-mail; ou qualquer outra coisa que inclua promoção multiplataforma. Então, quais são as maiores mudanças que ocorrerão em 2023? Notamos 10 mudanças que acreditamos que terão um impacto dramático ao longo do ano.

Existem mais – mas estes 10 terão o maior impacto.

1. Hipersaturação de conteúdo

O segredo foi revelado: o marketing de conteúdo é incrível. Como resultado, as empresas estão investindo com força total em novas estratégias de conteúdo que contribuirão para um mercado de informação saturado. Isso não é necessariamente ruim.

Algumas indústrias ainda têm muito espaço para respirar quando se trata de conteúdo de qualidade, e a concorrência normalmente estimula a inovação. Mas o mercado de conteúdo está saturado há pelo menos um ano para as indústrias populares, especialmente na área de tecnologia. Esse tipo de concorrência hiperactiva – em que as empresas se acumulam em nichos já estabelecidos – é mais indicativo de uma bolha do que a concorrência normal.

Já falamos sobre bolhas de mercado antes , mas vamos aplicar essa perspectiva ao marketing de conteúdo. Primeiro, temos de estabelecer os cinco principais eventos de uma bolha financeira .

  1. Deslocamento – A criação de uma ideia e seu sucesso inicial.
  2. Boom – A adoção em massa dessa ideia.
  3. Euforia – Ganhar e popularizar uma ideia; a “era de ouro” de uma bolha.
  4. Lucro – Os que pensam no futuro ganham com a bolha, abandonam os ativos e começam a procurar a próxima ideia.
  5. Pânico – Os que ficam para trás não ganham tanto quanto antes; a ideia é abandonada em massa .

A maioria dessas etapas parece boa no papel. Mas todos eles levam ao mesmo resultado final – o estouro da bolha do mercado. Em termos de marketing de conteúdo, o deslocamento ocorreu quando o Google se tornou tão bom em recomendar resultados de pesquisa que as empresas perceberam que poderiam escrever informações, publicá-las em seus sites e conquistar novos clientes praticamente sem nenhum custo.

boom aconteceu quando as pessoas começaram a falar sobre isso. Todos queriam participar dessa ideia inovadora de marketing de conteúdo. A euforia ocorreu quando todos estavam ganhando dinheiro com conteúdo.

Foi a era de ouro que também viu o surgimento de empresas especializadas terceirizadas, como o Content Marketing Institute – mais ou menos como o SEO gerou o Moz. O lucro está acontecendo agora. Muitas empresas estão lucrando com o marketing de conteúdo, e muitas delas estão abandonando totalmente o conteúdo baseado em texto em favor de novas estratégias de marketing (ou pelo menos novos formatos de conteúdo).

Com isso em mente, o pânico está no horizonte. Será então que o valor do conteúdo – especialmente o conteúdo baseado em texto – deixará de gerar retorno. Considerando como é fácil escrever conteúdo, esse momento de pânico provavelmente está mais próximo do que os profissionais de marketing gostariam de admitir.

Na verdade, você já pode ver líderes inovadores mudando suas estratégias de conteúdo.

2. Refinamento de conteúdo

O conteúdo é popular e todos querem obtê-lo enquanto é bom. Mas apenas 6% dos profissionais de marketing de conteúdo se consideram “sofisticados” em sua metodologia, de acordo com um estudo do Content Marketing Institute. 22% dizem que estão maduros em sua metodologia, 35% dizem que são adolescentes, 26% dizem que são jovens e 10% dizem que estão nos “primeiros passos”. Esses 6% do topo estão em uma posição privilegiada no mercado para saltar para o próximo grande sucesso no marketing de conteúdo e deixar seus concorrentes para trás.

Provavelmente são as agências de marketing e grandes marcas que têm dinheiro para gastar. Os 22% maduros provavelmente estão fazendo algumas experiências por conta própria. Eles podem não ter os grandes orçamentos dos 6% mais ricos, mas estão se dando muito bem e aproveitando os lucros do seu trabalho.

Mas, assim como os 6%, essas empresas também buscam o próximo grande passo no marketing de conteúdo. Eles só querem que outra pessoa teste tudo primeiro. Com isso em mente, os 72% mais pobres serão os mais atingidos por uma bolha de conteúdo estourada.

Eles são os que estão mais atrasados ​​e provavelmente não terão orçamento para pular para a próxima fase do marketing de conteúdo como os pioneiros antes deles. Os 10% mais pobres — aqueles que estão a dar os “primeiros passos” — são os que correm maior risco de perder. Eles estão tentando entrar em um mercado de conteúdo hipersaturado quando grandes líderes de pensamento estão pensando em maneiras de sair .

Por um lado, isso pode reduzir a saturação do mercado de conteúdos para que marcas mais pequenas possam realmente obter reconhecimento. Por outro lado, abre as portas para formas mais avançadas de conteúdo para dizimar os 72% mais pobres – especialmente se esses 72% usam apenas conteúdo baseado em texto e imagem. Mas ainda há uma grande questão: o que os líderes inovadores estão fazendo agora que outros não estão?

3. O vídeo é o novo rei do conteúdo

Nos últimos anos, o vídeo explodiu no cenário do marketing de conteúdo. O vídeo tem uma série de vantagens naturais sobre o texto – é mais fácil de consumir, é mais fácil de mostrar, tem potencial para se tornar viral e o Google adora isso. Na MidiaPro, lançamos nossa primeira estratégia completa de marketing de vídeo em meados de 2016. Desde então, vimos alguns resultados excelentes ao direcionar palavras-chave de alto valor. Até superamos Moz, Search Engine Land e Forbes em algumas palavras-chave, o que é muito bom para uma agência em uma pequena cidade da Pensilvânia! Não somos os únicos a aproveitar os benefícios do vídeo.

Pesquise as principais palavras-chave do seu setor no YouTube e com certeza encontrará alguém falando sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Se você ainda não iniciou uma estratégia de marketing de vídeo, a hora de começar é agora!

4. Simplificando estratégias em todos os níveis

Como qualquer participante do Seis Sigma pode lhe dizer, cada etapa do processo de produção contém desperdícios. É uma verdade universal que se aplica a tudo, desde a termodinâmica ao marketing. Em algum momento, você perderá dinheiro, energia e outras necessidades tangíveis necessárias para fazer o que deseja.

O objetivo é perder o mínimo possível sempre que investir em uma nova iniciativa. Se você quiser seguir as regras do Six Sigma Black Belt, você deve se esforçar para obter 99,96% de eficiência, ou 99 centavos de cada investimento de marketing indo direto para uma iniciativa. No marketing, o desperdício acontece sempre que alguém precisa se afastar da promoção do seu negócio.

Isso acontece com mais frequência porque alguém não tem recursos ou planejamento para levar adiante suas ideias. A solução geral é fornecer o máximo de tempo e recursos que seus profissionais de marketing precisarão para concluir uma tarefa. Isso é um desafio, dependendo do meio de marketing que você usa.

O conteúdo baseado em texto é muito fácil, pois se baseia principalmente em dados e no talento de redação de um profissional de marketing. Gráficos e vídeos podem ser mais difíceis, pois podem exigir conluios entre seus profissionais de marketing e freelancers (ou pelo menos mais uma pessoa em sua empresa). Para iniciativas como SEO, PPC e email marketing, fica mais difícil identificar pontos de desperdício.

Isso porque exigem mais coleta e análise de dados do que outras estratégias de marketing. Isso torna muito mais difícil dizer que você deseja investir apenas em X horas de otimização de SEO e PPC. Nesses casos, é muito mais fácil identificar os desperdícios retrospectivamente, registrá-los e procurá-los no futuro.

Por exemplo, se alguém da sua equipe passou horas otimizando o texto de um anúncio do AdWords na tentativa de diminuir a taxa de rejeição, é quase certo que você poderá identificar pontos de desperdício. Uma alta taxa de rejeição indica um problema na página de destino de um anúncio, pois o usuário já clicou no anúncio – o texto provavelmente está correto. Embora não ajude ficar pairando sobre os ombros de cada profissional de marketing enquanto eles trabalham, identificar pontos como o exemplo acima pode ajudá-lo a economizar e ganhar dinheiro gastando-o com mais eficiência.

Se você encontrar áreas de melhoria suficientes, poderá atingir o benchmark Six Sigma com sua equipe de marketing.

5. Personalização

A personalização é uma estratégia de vários níveis baseada no apelo a uma pessoa específica, em vez de um grupo demográfico. Isso inclui usar o nome de alguém e falar diretamente sobre suas necessidades como cliente. É um pouco complicado começar, mas o software de personalização certo pode fazer a diferença entre o crescimento médio e o exponencial.

A personalização começa cedo. Ao examinar o endereço IP de um usuário e os dados armazenados em cache do navegador, um software de personalização de alta potência pode fornecer páginas personalizadas para diferentes pessoas em diferentes setores. Na MidiaPro, ajudamos nossos clientes a fazer isso com nosso software proprietário chamado PersonalizeMP.

 Em geral, as páginas personalizadas ganham algo entre 10% a 15% de aumento na taxa de conversão, o que é enorme para qualquer negócio. Quer você trabalhe com vendas rápidas ou geração de leads, nenhuma empresa diria que não deseja um aumento de 15% nas conversões. É por isso que a personalização é tão importante para o próximo ano.

Assim como o conteúdo, os profissionais de marketing descobriram o quão poderosa é a personalização e agora a estão usando para crescer como nunca antes. Portanto, se a personalização segue os mesmos passos da “bolha” de conteúdo, esta provavelmente é a fase de boom . Em outras palavras, se você ainda não começou a usar a personalização, comece hoje mesmo .

6. Marketing baseado em contas

marketing de conta

O marketing baseado em contas é uma ideia semelhante à personalização. A diferença é que no marketing baseado em contas você obtém as informações mais personalizadas diretamente do usuário. É por isso que empresas como o Facebook desejam que os usuários lhes contem muito sobre si mesmos.

Ao personalizar a experiência de um usuário com base em suas informações, você aumenta a chance de ele permanecer em seu site. Como qualquer profissional de marketing pode lhe dizer, cada segundo que alguém está em seu site é mais um segundo em que ele pode realizar uma conversão. Você pode implementar isso para o seu B2B com algum desenvolvimento web de alto nível para capacitar os visitantes do seu site com opções de personalização.

Isso também lhe dá a oportunidade de coletar dados proprietários sobre quem são seus melhores clientes, onde trabalham, o que fazem especificamente e por que compram com você. Tudo isso vem de uma iniciativa de marketing, e é por isso que as contas se tornaram tão populares em quase todos os sites do mundo. Essa estratégia é tão eficaz que também é usada no marketing analógico.

Pense na última vez que você fez compras em um supermercado – você precisava de um determinado cartão, não é? A configuração desse tipo de marketing ativado por conta não acontece da noite para o dia. Mas os resultados falam por si à medida que você conquista mais clientes, especialmente os repetidos.

7. Sinergia entre estratégias

A ideia da sinergia é fazer algo maior do que a soma das partes, por isso escolhemos o título desta foto. Com o marketing na Internet, quase todas as estratégias podem funcionar com outra para produzir melhores resultados do que usar qualquer uma das estratégias de forma independente. O melhor exemplo disso – e geralmente o primeiro que os novos profissionais de marketing experimentam – é SEO e PPC.

SEO é ideal para crescimento constante e resultados de longo prazo, enquanto PPC é perfeito para crescimento rápido e resultados de curto prazo. Combine os dois e você não apenas obterá o melhor dos dois mundos, mas também obterá saturação de pesquisa. Adicione SEO local a isso e você terá muita saturação de pesquisa.

   O resultado do uso conjunto das três estratégias é enorme. Você não tem apenas uma listagem de pesquisa em primeiro lugar, não tem apenas um anúncio na posição superior e não tem apenas resultados de mapas – você tem todos eles trabalhando ao mesmo tempo! Isso significa que se alguém quiser ver um de seus concorrentes, terá que rolar a página para baixo.

Pode não parecer muito, mas por que alguém rolaria a tela ao ver sua empresa listada três vezes ? Especialmente as agências de marketing descobriram o valor disso, uma vez que os resultados são muito poderosos. Os usos vão além do simples tráfego do site – eles também se estendem ao gerenciamento de reputação, reconhecimento da marca e até mesmo CRO.

Com isso em mente, espere ver o domínio de uma única marca em muitas palavras -chave em 2023. Se as agências estão aumentando isso, você pode apostar que elas também estão fazendo isso para seus clientes.

8. Geração de leads nas redes sociais (especialmente LinkedIn)

cabeçalho de mídia social

  À medida que mais empresas B2B adotam as mídias sociais, a necessidade de geração de leads sociais aumenta. O LinkedIn é o melhor exemplo disso, pois é uma das redes sociais mais valiosas para marketing. 94% dos profissionais de marketing B2B já distribuem conteúdo via LinkedIn.

É provavelmente por isso que 80% dos leads de mídia social B2B também vêm do LinkedIn. E faz sentido: o LinkedIn é para profissionais, por isso é o lugar ideal para alcançar clientes B2B. Combine isso com a taxa de conversão de visitante em lead de 2,74% do LinkedIn e você terá uma rede social que está apenas esperando por mais profissionais de marketing B2B.

Você também não precisa depender do alcance orgânico do LinkedIn para conseguir novos clientes. O LinkedIn tem seu próprio sistema PPC altamente direcionado e excepcionalmente lucrativo para empresas B2B.

9. Aumento do comércio eletrônico de dropship

O comércio eletrônico Dropship se tornou uma das formas mais populares para qualquer empresa ganhar dinheiro rápido – incluindo B2Bs. A ideia é que você tenha um site popular, processe pedidos, envie esses pedidos para um fornecedor e então o fornecedor envia o produto. Isso dá a você – o proprietário do site – estoque zero, muito poucas despesas gerais e menos responsabilidades aos olhos da lei.

Basicamente, o comércio eletrônico de dropship atua como uma caixa registradora. Os proprietários são intermediários que ajudam a popularizar os produtos de um fornecedor e obtêm um lucro decente em cada item, sem realmente manipulá-lo. Tudo isso torna o comércio eletrônico de dropship um dos modelos de negócios mais fáceis do mundo.

Qualquer pessoa com uma ideia e algum conhecimento de marketing pode tornar um site de comércio eletrônico moderadamente bem-sucedido, e quase não há investimento inicial para recuperar – pelo menos em comparação com os varejistas convencionais. É por isso que o mundo online pode esperar um aumento nos varejistas de dropship este ano. Praticamente qualquer um pode fazer isso, e com apenas o mercado para regular o crescimento do setor, certamente haverá alguns novos negócios excelentes e outros ruins.

Se você é um varejista de comércio eletrônico B2B , continue fazendo marketing e construindo sua presença online. A melhor maneira de vencer a concorrência que se aproxima é ter um plano de SEO sólido, complementado por tantas outras estratégias que você puder criar. Se você está apenas começando o dropshipping, procure primeiro o PPC e outros métodos pagos para promover seu site.

Caso contrário, você terá dificuldade em aparecer nos resultados de pesquisa do seu setor.

10. Realidade virtual

No início deste ano, a realidade virtual é a próxima grande fronteira do marketing. A própria VR ainda está em desenvolvimento, por isso é difícil dizer como os profissionais de marketing poderiam usá-la para obter lucro no momento. Mark Zuckerberg e o Facebook investiram mais de US$ 250 milhões na Oculus Rift, sua filial de VR, para criar conteúdo.

O próprio Zuckerberg acredita que o futuro da RV está nas redes sociais. Se for esse o caso, é quase certo que surgirão opções de VR para anúncios no Facebook, especificamente. Mas isso provavelmente acontecerá depois que o Facebook lançar sua filial de VR em geral.

A filosofia de Zuckerberg ao criar o Facebook era atrair usuários e torná-lo legal antes de monetizar, então é possível que o marketing de VR no Facebook ainda esteja a alguns anos de distância. Isso seria ótimo e tudo, mas o Facebook não é a única empresa que trabalha com VR. Entre no Google e em sua propriedade Cardboard, que está disponível atualmente e faz uso do Google Earth, um guia turístico virtual e vídeo personalizado.

(Também é muito mais barato que o Oculus.) Nesse sentido, o Google já monetizou a RV, pois todos os vídeos do YouTube são compatíveis com a RV. Isso significa que seus anúncios também são compatíveis, então a monetização de VR já está aqui! Mas com isso em mente, a RV não é necessariamente para todos.

Não é algo genérico como um anúncio de texto do AdWords. O breve artigo do Google sobre RV e publicidade traz quatro perguntas que você pode usar para saber se a RV é a escolha certa para você.

  1. A VR proporcionará aos espectadores uma experiência que de outra forma não poderiam ter?
  2. Você poderia dar aos compradores uma ideia melhor do seu produto?
  3. O seu ambiente de gravação será rico em coisas para ver?
  4. Os espectadores vão querer continuar assistindo além do momento inicial “Isso é legal”?

Todas essas quatro perguntas são ótimas para qualquer empresa B2B. O B2C tem facilidade nesse aspecto. Eles só precisam atrair os consumidores.

Mas o B2B exige que você seja muito mais personalizado, direcionado e específico. Você tem que apelar para a natureza do negócio de alguém – não apenas para um hobby que essa pessoa possa ter. Isso significa que o B2B pode ter alguns problemas para decolar com a publicidade em RV.

Mas isso não significa que seja impossível. Basta algum potencial, determinação e criatividade.

Você já iniciou alguma dessas 10 estratégias?

Você já utilizou alguma dessas estratégias de marketing B2B para o seu negócio? Você viu algum resultado?

Deixe-me saber nos comentários!

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

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