Com o uso da Inteligência Artificial (IA), o Atlético conseguiu arrecar mais de R$ 4 milhões no período de quatro meses. Os recursos foram obtidos junto à Guidance, empresa de inovação e tecnologia, especializada em potencializar lucros e criar receitas por meio de análises de dados e IA.
O trabalho é feito por meio da integração de dados de todos os sistemas parceiros do Atlético e da Arena MRV. Em posse dessas informações, a empresa, por meio da IA e de análises estatísticas, desenvolve estratégias para a venda de ingressos, ofertas de descontos, criação de campanhas personalizadas, entre outras.
“Com inteligência artificial e o enriquecimento dos dados no lake, conseguimos realizar previsões assertivas, traçar perfil comportamental de sócios, sugerir e aplicar otimizações diversas. Por exemplo, conseguimos maximizar o lucro de bilheteria com a inteligência artificial de otimização de ofertas de ingressos, prevendo o número de resgates de sócios, compras de ingressos e aqueles que não vão comparecer ao jogo. Conseguimos, inclusive, prever com grande assertividade quem vai renovar ou não o sócio e sugerir possíveis ações para retê-los”, explica o CEO da Guidance, Geraldo Franciscani.
Essa integração, segundo a Guidance, colabora com a taxa de renovação dos sócios, identificando perfis de torcedores propensos a renovar por uma comunicação personalizada. A base de dados, ainda conforme a empresa, permite definir estratégias para aumentar os números de bilheteria da Arena MRV, proporcionando maior lucro e quebra de recordes de público.
“A Guidance tem sido uma parceira crucial, entregando e até antecipando soluções únicas, inovadoras e eficazes, que já estão contribuindo para o umento da receita e da lucratividade, e que trará muitos mais frutos no futuro”, ressalta o CEO da SAF do Atlético, Leandro Evangelista.