De vez em quando, o Google lança atualizações de algoritmo projetadas para ajustar as páginas de resultados para melhor atender aos usuários. E uma dessas atualizações recentes foi a atualização de conteúdo útil do Google de 2022.
Este artigo explorará tudo sobre a atualização do conteúdo útil do Google, incluindo o que ela é e o que você precisa saber ao criar conteúdo daqui para frente.
Então continue lendo!
O que é a atualização de conteúdo útil do Google?
A atualização de conteúdo útil do Google é uma mudança no algoritmo do mecanismo de busca projetada para fornecer aos usuários informações mais relevantes e úteis que satisfaçam suas consultas. Em outras palavras, esta atualização visa mostrar aos usuários conteúdo escrito por pessoas para pessoas em vez de para mecanismos de busca.
Quando começou a atualização de conteúdo útil do Google?
A atualização do algoritmo de conteúdo útil foi lançada pela primeira vez em 25 de agostoo2022, visando sites com grande quantidade de conteúdo insatisfatório ou inútil.
Quando a atualização de conteúdo útil do Google foi concluída?
A atualização levou 15 dias para ser lançada, terminando oficialmente em 9 de setembroo2022, com alguns sites vendo mudanças em suas classificações e outros não vendo nenhuma mudança.
O que você precisa saber sobre a atualização do conteúdo útil do Google daqui para frente
Então, como você pode garantir que criará conteúdo útil que terá uma classificação alta nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) daqui para frente?
Confira nossa lista das cinco coisas que você precisa saber sobre a atualização de conteúdo útil do Google de 2022:
1. Atenha-se ao seu tópico principal
Pode ser tentador escrever conteúdo para quase qualquer tópico sob o sol para criar mais oportunidades para seu site ser classificado nas SERPs. Mas com a atualização de conteúdo útil do Google de 2022, é exatamente isso que você precisa evitar.
Se você criar conteúdo fora do seu nicho, provavelmente não terá nenhum conhecimento ou expertise real sobre o tópico para fornecer qualquer valor real aos seus leitores. Além disso, os visitantes do seu site podem ficar confusos se virem conteúdo em seu site que não esteja relacionado ao seu setor, produtos ou serviços.
Em outras palavras, escrever sobre tópicos fora do seu nicho ou setor resulta em conteúdo inútil.
O Google recomenda que responder, sim, às seguintes perguntas pode indicar que você está no caminho certo para criar conteúdo útil:
- Você tem um público existente ou potencial para seu negócio, ou site que acharia o conteúdo útil se fosse diretamente até você?
- Seu site tem um propósito ou foco principal?
E responder, sim, a essas perguntas pode ser um sinal de que você está escrevendo conteúdo para mecanismos de busca e não para humanos:
- Você está produzindo muito conteúdo sobre diferentes tópicos na esperança de que parte dele tenha um bom desempenho nos resultados de pesquisa?
- Você está escrevendo sobre coisas simplesmente porque elas são tendência e não porque você escreveria sobre elas para seu público atual?
- Você decidiu entrar em algum nicho de mercado sem nenhuma experiência real, mas principalmente porque achou que conseguiria tráfego de pesquisa?
2. Dê respostas suficientes às perguntas do seu público
O Google define conteúdo útil como aquele que ensina às pessoas algo que elas querem saber ou as ajuda a realizar uma tarefa.
Ao escrever conteúdo para seu público, você deve dar a ele as respostas que ele está procurando ou ajudá-lo a encontrar uma solução para o problema que o levou ao seu site em primeiro lugar.
Coloque-se no lugar do seu público. Quais pontos problemáticos eles estão tentando aliviar? Quais soluções eles precisam? Quais informações eles estão procurando quando digitam sua consulta no Google?
Depois de entender exatamente o que seu público quer, você pode trabalhar na criação de conteúdo que forneça todas as informações necessárias.
Para ajudar você a permanecer no caminho certo quando se trata de criar conteúdo útil, o Google recomenda que você se faça as seguintes perguntas:
- Seu conteúdo faz com que os leitores sintam que precisam pesquisar novamente para obter melhores informações de outras fontes?
- Depois de ler seu conteúdo, alguém sairá sentindo que aprendeu o suficiente sobre um tópico para ajudar a atingir seu objetivo?
3. Ofereça uma ótima experiência ao usuário (UX)
O Google também recomenda que você se pergunte se alguém que ler seu conteúdo sairá com a sensação de ter tido uma experiência satisfatória.
Garantir que seu conteúdo forneça uma UX positiva é essencial. O Google quer dar aos seus usuários a melhor experiência possível quando eles usam o mecanismo de busca do Google. Isso significa que o Google precisa fornecer aos seus usuários sites que não apenas respondam às suas perguntas, mas também forneçam uma ótima UX.
É por isso que UX é um dos fatores de classificação de mecanismos de busca mais importantes, especialmente agora que o Google lançou sua atualização de algoritmo de conteúdo útil. Se os usuários tiverem uma experiência negativa em seu site, você perderá toneladas de leads e vendas em potencial.
Para garantir que seu conteúdo proporcione uma experiência positiva aos visitantes do seu site, siga estas dicas:
- Responda às perguntas do seu público imediatamente, em vez de enrolar
- Incorpore elementos visuais, como imagens e vídeos, para dividir seu texto e dar aos leitores uma demonstração visual do que você está falando
- Facilite a leitura rápida do seu conteúdo com marcadores e listas numeradas
- Ajude seus leitores a navegar em sua página com um índice
4. Demonstre experiência em primeira mão
Sempre foi essencial criar conteúdo valioso e de alta qualidade. Mas com a atualização mais recente do algoritmo do Google, é mais importante do que nunca.
Na verdade, após a atualização, o Google recomenda que você se faça as seguintes perguntas:
- Você está resumindo principalmente o que os outros têm a dizer sem acrescentar muito valor?
- Seu conteúdo demonstra claramente experiência em primeira mão e profundidade de conhecimento (por exemplo, experiência que vem do uso real de um produto ou serviço ou da visita a um lugar)?
Escrever sobre tópicos nos quais você tem experiência em primeira mão é uma das melhores maneiras de fornecer valor aos seus leitores. Ninguém conhece seu setor, habilidades e produtos ou serviços melhor do que você.
Se você escrever conteúdo sobre tópicos nos quais não tem experiência, seu conteúdo não será tão útil quanto poderia ser.
Destaque sua expertise e experiência pessoal em seu conteúdo para dar aos leitores respostas detalhadas às suas perguntas que eles não encontrarão em nenhum outro lugar.
5. Evite escrever conteúdo primeiro para mecanismos de busca
Embora ainda seja importante seguir as práticas recomendadas de otimização de mecanismos de busca (SEO) ao criar seu conteúdo, a atualização útil do algoritmo de conteúdo torna necessário garantir que você não escreva conteúdo especificamente para mecanismos de busca em vez de humanos.
Isso significa que encher seu conteúdo com palavras-chave ou deixar que a tecnologia de inteligência artificial (IA) escreva todo o seu conteúdo não será suficiente para ganhar uma posição de destaque nos SERPs.
As pessoas não querem ler conteúdo que não faça sentido ou que não forneça as soluções de que precisam. Como resultado, o Google não quer fornecer aos seus usuários esses sites inúteis.
Então, como você pode garantir que seu conteúdo não seja escrito para mecanismos de busca primeiro? O Google recomenda que responder sim a qualquer uma das perguntas abaixo pode ser um sinal de alerta de que você está escrevendo conteúdo para mecanismos de busca em vez de pessoas:
- O conteúdo visa principalmente atrair pessoas de mecanismos de busca ou é feito para humanos?
- Você está usando automação extensiva para produzir conteúdo sobre muitos tópicos?
- Você está escrevendo com uma contagem específica de palavras porque ouviu ou leu que o Google tem uma contagem de palavras preferencial?
- Seu conteúdo promete responder a uma pergunta que não tem resposta, como sugerir que há uma data de lançamento para um produto quando ela não está confirmada?
Como mencionamos acima, é essencial sempre considerar seu público ao criar seu conteúdo. Escreva conteúdo que cubra tópicos com os quais eles se importam e forneça a eles as informações valiosas que eles estão procurando.
Ao mesmo tempo, você vai querer garantir que seu conteúdo seja amigável para SEO sem exagerar. Por exemplo, você vai inserir palavras-chave em toda a sua página naturalmente, otimizar seus títulos e tags de título e fornecer uma ótima UX.
Precisa de ajuda para chegar ao topo dos resultados da pesquisa?
Criar conteúdo amigável para SEO que esteja no topo dos resultados de pesquisa não é uma tarefa fácil. Requer uma equipe experiente que esteja constantemente atualizada com os fatores de classificação de SEO do Google e mudanças de algoritmo.
Felizmente, a equipe premiada de especialistas em SEO da MidiaPro faz exatamente isso. Nossa equipe tem mais de 5 anos de experiência na criação de conteúdo e implementação de técnicas de SEO que ajudam os clientes a ofuscar seus concorrentes nas SERPs, gerar leads e aumentar a receita.
E nossa equipe mal pode esperar para ajudar você a fazer o mesmo. Entre em contato conosco online ou ligue para 21-973221936 para saber mais sobre como nossos serviços de SEO podem gerar receita para o seu negócio!