Em mais um lançamento, o editor de áudio Audacity 3.5 traz novos recursos e remove outros, visando facilitar a vida dos usuários. Afinal, embora novidades tendam a ser algo bom, remover o excesso de ferramentas pouco utilizadas ajuda a deixar o programa mais organizado e fácil.
Salvamento em nuvem, detector de tempo, ajuste de tom, e mais!
A principal novidade do Audacity 3.5 é provavelmente a possibilidade de salvar arquivos diretamente na nuvem, pela plataforma audio.com, este recurso ajuda a trabalhar entre diferentes dispositivos e facilita o trabalho colaborativo, além de manter diferentes versões do arquivo para restaurar caso algo dê errado.
O editor de áudio também conta com um novo detector automático de tempo para loops importados. A detecção é feita analisando o áudio e os metadados, mas caso queria você mesmo determinar o tempo da batida do loop, basta especificar em qualquer local do título, com o tempo, seguido do termo ‘bpm’, como, por exemplo, “123 bpm”.
Também podemos, de forma não destrutiva, alterar o tom de um clipe de áudio no Audacity 3.5, basta selecionar o clipe e utilizar o atalho Alt + Seta Para Cima ou Seta Para Baixo. Outra forma de fazer a mesma coisa, é pelo menu ” Change Pitch and speed”.
Se você acha que a inicialização do programa está muito lenta, pode pular o escaneamento de plugins com uma nova opção nas preferências, mas nesse caso, novos plugins não serão encontrados. O gerenciador de plugins foi retrabalhado para ficar mais fácil de usar.
Uma série de remoções foram feitas no Audacity 3.5, segundo os desenvolvedores, eram ferramentas voltadas a nichos muito específicos e deixavam o uso do programa mais complicado e ainda podiam atrasar no desenvolvimento de novos recursos. Dentre o que não há mais no Audacity:
- As opções de impressão;
- A ferramenta de captura de tela;
- A visualização de karaoke;
- Algumas caixas de diálogo e preferências associadas;
- Certas configurações de zoom vertical;
- O efeito “Vocal reduction and isolation” foi substituído pelo plugin Intel OpenVINO, que se provou melhor em várias situações, especialmente faixas mono, mas o efeito antigo ainda pode ser baixado e instalado.
Foram diversas novidades para o Audacity 3.5, você pode conferir cada uma delas na página de notas de lançamento. Alguns outros destaques incluem o melhor suporte a sistemas BSD, ajustes de acessibilidade, a reordenação de alguns menus, o reposicionamento dos botões “OK” e “Cancelar” de efeitos para a parte de baixo da janela e a adequação do ícone do macOS para as novas regras de design.
Cada repositório de distro receberá a atualização conforme seu próprio cronograma, caso já queira testar o Audacity 3.5, pode baixar na página oficial no GitHub, logo abaixo das notas de lançamento.
Fique por dentro das principais novidades da semana no mundo do Linux e da tecnologia, assine nossa newsletter!
Source link