Neste vídeo, Ashley, da equipe de Marketing na Internet da MidiaPro, discutirá os benefícios das avaliações online para sua empresa.
Transcrição:
Ei pessoal! Acompanhe-me enquanto tento comprar um novo micro-ondas. Este parece ótimo. Acho que é esse que estou recebendo.
Deixe-me dar uma olhada nos comentários aqui e então. Ah, meu Deus. Uh, esta crítica diz que o micro-ondas explodiu a cozinha dessa pessoa? E este aqui diz que realmente deixa a comida mais fria? Sim, não importa. Não estou entendendo este.
Como você pode ver, as avaliações podem ter um impacto muito grande – não apenas para os clientes, mas também para as empresas, incluindo a sua empresa. Obviamente, as críticas negativas podem desencorajar as pessoas de comprar – especialmente se você fabricar microondas explosivas. Mas, ao lidar com essas avaliações negativas da maneira certa e também ao receber avaliações positivas, você pode transformá-las em uma grande ajuda para sua empresa.
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Inscreva-se agora!1. As avaliações podem espalhar o conhecimento da marca
O que é reconhecimento da marca? Basicamente, é onde pessoas que não estão familiarizadas com sua empresa ouvem falar de você e se familiarizam com você. Sua empresa permanece na mente das pessoas porque elas continuam a vê-lo on-line e a interagir com você.
As avaliações podem ajudar a apresentar sua empresa a muitas pessoas novas. Digamos que você ofereça serviços de consultoria financeira e uma empresa esteja lendo avaliações de diferentes consultores financeiros. Talvez eles nem soubessem sobre você antes, mas ao ler os comentários, encontram um que fala sobre o quão boa é a sua empresa. Eles então acessam seu site para saber mais.
Mesmo que essa empresa não converta imediatamente, ela agora sabe quem você é e pode considerar trabalhar com você, e tudo porque encontrou essa avaliação.
Além disso, com uma ferramenta de análise, você pode medir o tráfego obtido de diferentes sites de avaliação e potencialmente rastrear quantas conversões você obtém. Estou me adiantando um pouco aqui. Vamos passar para o benefício número dois.
2. As avaliações podem aumentar o tráfego do seu site
Outra maneira de obter avaliações ajuda sua empresa é aumentar o tráfego para seu site. Como mencionei há pouco, se as pessoas lerem um monte de boas críticas sobre você em plataformas de terceiros (que não são de sua propriedade), elas podem se interessar pela sua empresa. E se fizerem isso, há uma boa chance de acessarem o seu site.
Obviamente, isso é uma boa notícia para você, porque significa que agora você tem a chance de comunicar ainda mais o valor da sua empresa e transformar os visitantes do site em leads e clientes.
3. As avaliações melhoram sua confiabilidade
Um dos benefícios mais importantes das avaliações online é que as avaliações fazem sua empresa parecer mais confiável para clientes em potencial. Você pode falar sobre seu próprio marketing o quanto quiser, mas no final das contas, as opiniões de seus clientes serão sempre mais valiosas.
Pense assim: se seu amigo Sam começar a falar sobre como ele é ótimo em cozinhar batatas, você provavelmente aceitará o que ele diz com cautela – sem trocadilhos. Mas se sua outra amiga, Rosie, concordar com ele e lhe disser: “Ei, você tem que experimentar a comida do Sam”, é muito mais provável que você acredite.
O mesmo negócio com sua empresa. É muito mais provável que os usuários acreditem em seu marketing se perceberem que seus clientes estão elogiando você pela qualidade de seus produtos ou serviços.
4. As avaliações mostram maneiras de melhorar
Até agora, nos concentramos principalmente em avaliações positivas, mas a verdade é que pode haver momentos em que você receberá algumas avaliações negativas. Tudo bem, isso acontece com todos, até mesmo com grandes corporações. E a boa notícia é que as avaliações negativas também podem ser úteis em alguns aspectos. Uma dessas maneiras é que eles podem ajudá-lo a ver onde melhorar.
Por exemplo, você pode perceber que seus revisores continuam tendo um problema específico com um produto específico. Isso torna realmente óbvio qual é o problema, então é fácil descobrir o que pode fazer para melhorar seus produtos. Depois de fazer essa melhoria, seus clientes provavelmente ficarão muito mais felizes e você provavelmente gerará mais vendas.
Além disso, quando você oferece feedback útil aos revisores negativos e ajuda a resolver os problemas que eles têm, isso mostra que você se preocupa com seus clientes. Isso ajudará as pessoas a vê-lo de forma ainda mais positiva.
5. As avaliações ajudam você a saber o que os clientes desejam
Para atrair mais clientes, você precisa fazer marketing para eles. E se você deseja que seu marketing seja eficaz, você precisa saber quem é seu público e o que ele deseja.
Bem, as avaliações podem ajudá-lo a aprender essas informações. Ao ler as avaliações, você pode ver o que seus clientes mais valorizam.
Digamos que você ofereça serviços de limpeza. Talvez você tenha lido uma crítica positiva onde alguém diz: “Minha parte favorita desses serviços de limpeza é que eles atingem pontos obscuros que outras empresas não percebem”. Ou talvez você tenha lido uma crítica negativa onde alguém diz: “Gostaria que esses serviços fossem mais fáceis de agendar”.
Em ambos os casos, você pode identificar um recurso específico que os usuários valorizam – seja aquele que seu produto já possui ou que você pode considerar adicionar no futuro.
Seja qual for o caso, essas análises permitem que você veja o que os usuários esperam obter de seus produtos ou serviços. Isso permite que você reformule seu marketing para atender a esses desejos e necessidades, tornando suas campanhas mais eficazes. Também está relacionado ao meu ponto anterior: as avaliações mostram maneiras de melhorar.
6. Avaliações ajudam você a ganhar mais vendas
Por fim, as avaliações são ótimas para ajudá-lo a fechar mais vendas. Eles ajudam a diferenciá-lo de seus concorrentes quando alguém está na fase final de tomada de decisão. Eles também fazem com que as pessoas confiem mais em sua empresa. Entre essas duas coisas, mais o que falamos ao longo deste vídeo, muito mais pessoas acabam comprando de você.
Como ganhar avaliações online
Então aí está – é assim que as avaliações dos clientes podem beneficiá-lo. Mas você ainda pode estar se perguntando: “Para começar, como posso obter essas avaliações?”
A resposta é: existem alguns métodos diferentes, mas o melhor é apenas pedir avaliações. Quando alguém compra de você, você pode enviar um e-mail de acompanhamento pedindo que visite seu site ou perfil da empresa no Google e deixe um comentário. Outras opções incluem:
- Incluir uma pesquisa pós-compra em sua loja online usando uma ferramenta de pesquisa online gratuita
- Postar nas redes sociais e incentivar as pessoas a deixar comentários
- Pedir avaliações pessoalmente depois que as pessoas fazem uma compra
Uma coisa que você definitivamente não deveria fazer é tentar comprar avaliações. Como essas avaliações serão pagas e não merecidas, elas não apenas serão desonestas, mas também prejudicarão suas vendas se se espalhar a notícia de que você as comprou. Seus clientes não confiarão mais em você. Então, não faça isso.
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Bem, isso basta para este vídeo. Se você quiser saber mais sobre avaliações e muitos outros tópicos de marketing digital, basta se inscrever em nosso canal no YouTube ou em nosso boletim informativo por e-mail, Revenue Weekly.
Muito obrigado por assistir, e vejo vocês no próximo vídeo!
FAQ sobre os Benefícios das Avaliações Online
1. Como as avaliações podem espalhar o conhecimento da marca?
As avaliações podem ajudar a apresentar sua empresa a muitas pessoas novas, aumentando o reconhecimento da marca.
2. De que forma as avaliações podem aumentar o tráfego do site da minha empresa?
As avaliações positivas em plataformas de terceiros podem atrair mais visitantes para o site da sua empresa, proporcionando oportunidades de conversão.
3. Por que as avaliações online são importantes para melhorar a confiabilidade da minha empresa?
As avaliações de clientes podem aumentar a confiança dos consumidores na sua empresa, pois demonstram a satisfação de clientes reais.
4. Como as avaliações negativas podem ser úteis para a minha empresa?
Avaliações negativas podem destacar áreas em que sua empresa pode melhorar, proporcionando insights valiosos para aperfeiçoar produtos e serviços.
5. De que maneira as avaliações online podem ajudar a identificar as necessidades dos clientes?
Ao analisar as avaliações dos clientes, é possível identificar o que os consumidores valorizam e desejam, permitindo ajustar estratégias de marketing para atender às suas expectativas.