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Marketing e vendas são cruciais para o sucesso de qualquer negócio. Se você não fizer marketing para as pessoas, elas não comprarão de você. E se você não impulsionar as vendas, não gerará nenhuma receita. Mas suas interações com o cliente não terminam com marketing e vendas. O atendimento ao cliente é igualmente importante.
Isso é especialmente verdadeiro se você for uma empresa que visa reter clientes a longo prazo, em vez de apenas impulsionar compras individuais. Manter contato com seus clientes e trabalhar para mantê-los felizes fará maravilhas para o sucesso da sua empresa.
Uma maneira de impulsionar seu atendimento ao cliente é usar um ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Mas como um CRM beneficia o atendimento ao cliente? Continue lendo para descobrir. Então assine o nosso boletim informativo por e-mail — para mais dicas de marketing!
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O que é um CRM?
CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Uma plataforma de CRM permite que você reúna, armazene, categorize e analise dados sobre seus clientes. Esses dados podem incluir dados demográficos e comportamentais do cliente. Muitos CRMs também vêm com recursos adicionais, como automação de vendas.
Por que você precisa de um CRM?
Mesmo antes do atendimento ao cliente entrar em cena, um CRM é uma das melhores ferramentas que sua empresa pode ter. Isso porque, se você quer melhorar seu marketing e vendas, é crucial entender seu público. Você precisa saber quem eles são, o que eles querem e quais campanhas são mais eficazes para eles.
Um CRM pode ajudar você a aprender essas informações. Ao gerar relatórios sobre seus dados de clientes e vendas, ele pode ajudar você a identificar as melhores melhorias a serem feitas em suas campanhas. Além disso, os CRMs tornam a análise de dados muito mais conveniente ao centralizá-la em um único local que toda a sua equipe pode acessar.
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Como um CRM beneficia o atendimento ao cliente?
Agora que cobrimos brevemente a definição e os benefícios gerais dos CRMs, vamos voltar à nossa pergunta principal: como um CRM beneficia o atendimento ao cliente? Acontece que o atendimento ao cliente e as plataformas de CRM andam de mãos dadas.
Aqui estão cinco benefícios do atendimento ao cliente de CRM que você deve conhecer.
1. Os CRMs mostram o que seus clientes realmente desejam e precisam
Uma das maiores maneiras pelas quais os CRMs beneficiam o atendimento ao cliente é revelando os desejos e as necessidades dos seus clientes. Para muitas empresas, essa é uma grande luta do atendimento ao cliente — pode ser difícil identificar o que seus clientes precisam de você após a compra.
Mas com um CRM, você pode analisar dados de clientes para identificar o que seus clientes mais frequentemente buscam ajuda e o que eles estão procurando em seu negócio. Você pode usar essas informações para alcançar seus clientes de forma mais eficaz e mantê-los engajados, em vez de deixá-los escapar porque você não percebeu o que eles precisavam de você.
2. Os CRMs personalizam o atendimento ao cliente
Outro benefício do atendimento ao cliente do CRM é personalização. Com dados e análises detalhadas do cliente, você pode identificar segmentos específicos da sua base de clientes e até mesmo aprimorar as características de clientes específicos. Isso lhe dá a capacidade de personalizar muito seu atendimento ao cliente para esses grupos e indivíduos.
Por exemplo, você pode segmentar seu público por localização. A partir daí, você pode descobrir que os clientes em uma área tendem a ter um foco diferente dos clientes em outra área. Usando essas informações, você pode personalizar seus esforços de atendimento ao cliente para cada grupo, aprimorando o foco exclusivo que cada um tem.
3. Os CRMs aceleram e automatizam as comunicações com os clientes
Assim como marketing e vendas, o atendimento ao cliente tem tudo a ver com comunicação com seus clientes. Às vezes, isso significa responder a solicitações ou consultas de ajuda específicas. Mas outras vezes, consiste mais em check-ins de rotina e e-mails em massa.
Para aquelas comunicações mais genéricas e mundanas, um CRM pode ser extremamente útil. Isso porque muitos CRMs podem automatizar certas comunicações, como marketing por e-mail. Você pode criar e-mails com antecedência e depois configurar seu CRM para enviá-los em determinados horários ou em resposta a determinadas ações.
4. Os CRMs conectam suas diferentes equipes de atendimento ao cliente
Como já mencionamos, os CRMs ajudam você a centralizar seus dados para que toda a sua equipe possa acessá-los. Isso significa que seu CRM é acessível não apenas para sua equipe de atendimento ao cliente, mas também para suas equipes de marketing e vendas.
Como todas as três equipes contribuem com dados para a plataforma e compartilham seus recursos de relatórios e análises, um CRM ajuda a sincronizar essas equipes umas com as outras. Em particular, ele elimina silos de dadosque é onde equipes individuais armazenam dados sem compartilhá-los, causando inconsistências e redundâncias entre diferentes equipes.
Com um CRM, no entanto, você não precisa se preocupar com isso. Todas as suas equipes estarão na mesma página, ajudando-as a serem mais eficientes — incluindo sua equipe de atendimento ao cliente.
5. CRMs geram relatórios de atendimento ao cliente
Por fim, o atendimento ao cliente e os CRMs funcionam bem juntos devido à capacidade dos CRMs de gerar relatórios avançados sobre o atendimento ao cliente. Você pode usar seu CRM para analisar esforços anteriores de atendimento ao cliente e identificar quais abordagens funcionaram e quais não.
Você pode então pegar esses insights e aplicá-los à sua estratégia atual de atendimento ao cliente, reotimizando para replicar sucessos passados e evitar falhas passadas. Quando você faz isso repetidamente por um longo período de tempo, sua estratégia de atendimento ao cliente gradualmente se tornará mais e mais eficaz em envolver e reter clientes.
Como resultado, você poderá aumentar significativamente a receita da sua empresa ao longo do tempo.
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Agora que mostramos como um bom CRM beneficia o atendimento ao cliente, você pode estar pronto para procurar um CRM para o seu negócio. Felizmente, você não precisa procurar muito — já podemos recomendar a opção perfeita.
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Perguntas Frequentes sobre CRM
O que é um CRM?
CRM significa gerenciamento de relacionamento com o cliente. Uma plataforma de CRM permite que você reúna, armazene, categorize e analise dados sobre seus clientes. Esses dados podem incluir dados demográficos e comportamentais do cliente. Muitos CRMs também vêm com recursos adicionais, como automação de vendas.
Por que você precisa de um CRM?
Mesmo antes do atendimento ao cliente entrar em cena, um CRM é uma das melhores ferramentas que sua empresa pode ter. Isso porque, se você quer melhorar seu marketing e vendas, é crucial entender seu público. Você precisa saber quem eles são, o que eles querem e quais campanhas são mais eficazes para eles.
Como um CRM beneficia o atendimento ao cliente?
Agora que cobrimos brevemente a definição e os benefícios gerais dos CRMs, vamos voltar à nossa pergunta principal: como um CRM beneficia o atendimento ao cliente? Acontece que o atendimento ao cliente e as plataformas de CRM andam de mãos dadas.
- Os CRMs mostram o que seus clientes realmente desejam e precisam
- Os CRMs personalizam o atendimento ao cliente
- Os CRMs aceleram e automatizam as comunicações com os clientes
- Os CRMs conectam suas diferentes equipes de atendimento ao cliente
- CRMs geram relatórios de atendimento ao cliente
Agora que mostramos como um bom CRM beneficia o atendimento ao cliente, você pode estar pronto para procurar um CRM para o seu negócio. Felizmente, você não precisa procurar muito — já podemos recomendar a opção perfeita.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira