NinguĂ©m quer ficar de fora da onda da InteligĂȘncia Artificial (IA). O mais recente investidor do pedaço Ă© Bernard Arnault, fundador e CEO da LVMH e a terceira pessoa mais rica do mundo, segundo a Forbes. O rei do luxo na Europa fez uma sĂ©rie de investimentos em IA neste ano por meio de sua empresa de capital de risco e family office focada em tecnologia, a AglaĂ© Ventures.
A Aglaé fez cinco investimentos relacionados à IA em 2024, de acordo com dados fornecidos à CNBC pela Fintrx, plataforma que monitora riqueza privada. Estima-se que as rodadas de financiamento para as empresas de IA totalizaram mais de US$ 300 milhÔes.
As 5 empresas escolhidas por Bernard Arnault
1 â H (Holistic AI)
A maior rodada de financiamento, de acordo com a Fintrx, foi em uma empresa chamada H. Anteriormente conhecida como Holistic AI, trata-se de uma startup francesa que estĂĄ trabalhando em direção Ă inteligĂȘncia geral artificial completa. Foi fundada por ex-membros da unidade DeepMind AI do Google. AlĂ©m disso, inclui a empresa de capital de risco Accel Partners LP e Wendy e Eric Schmidt, ex-CEO do Google, como investidores. A rodada de US$ 220 milhĂ”es em maio, que tambĂ©m incluiu a AglaĂ©, avaliou a H em US$ 370 milhĂ”es, de acordo com a empresa.
2 â Lamini
A Aglaé também investiu em uma rodada inicial de US$ 25 milhÔes para a Lamini. A startup tem sede em Palo Alto, na Califórnia, e desenvolve aplicativos empresariais de IA. Em abril, a Aglaé fez parte de uma rodada série A de US$ 12 milhÔes para a Proxima. A empresa tem foco em marketing digital com tecnologia de IA sediada em Nova York.
3 â Borderless AI
A Aglaé se juntou à Susquehanna para investir na rodada inicial de US$ 27 milhÔes para a Borderless AI. Sediada em Toronto, trata-se de uma plataforma de gerenciamento de recursos humanos.
4 â Photoroom
Investiu também na Photoroom, uma editora de imagens de IA sediada na França, como parte de uma rodada de investimento de US$ 43 milhÔes em fevereiro.
5 â Meero
Embora muitos dos investimentos em IA da Aglaé sejam recentes, ela investiu em quatro rodadas de financiamento entre 2017 e 2019 na Meero, sediada em Paris. A Meero é uma empresa de criação de fotos com tecnologia de IA, de acordo com a Fintrx.
Outros investimentos
Outros investimentos do family office neste ano foram na Sonarverse, uma empresa de blockchain sediada em Irvine, CalifĂłrnia, e na Shimmer, uma provedora de coaching para TDAH sediada em SĂŁo Francisco.
Desde 2017, a Aglaé fez um total de 153 investimentos, de acordo com dados da Fintrx. Desse total, 53 foram em tecnologia, 17 em bens de consumo, 13 em serviços empresariais e 12 em serviços financeiros.
Outros investimentos incluem a Noom, uma plataforma de saĂșde digital, e a World Music Media, um aplicativo de criação musical.
A AglaĂ© fez parte de vĂĄrias rodadas de financiamento para a Back Market, um mercado francĂȘs para produtos eletrĂŽnicos recondicionados que em 2022 relatou uma avaliação de US$ 5,7 bilhĂ”es.
Investimento em arte
Como a fortuna da famĂlia Arnault estĂĄ fortemente concentrada na LVMH, com a famĂlia possuindo cerca de 48% das açÔes e controlando 64% dos direitos de voto na emresa, a AglaĂ© tem poucos motivos para investir em luxo.
Arnault e sua famĂlia sĂŁo, no entanto, grandes colecionadores de arte. A AglaĂ© foi um investidor em uma rodada de financiamento de US$ 9,5 milhĂ”es para a LaCollection, uma plataforma de arte digital.
A LVMH cresceu rapidamente no segmento de relógios de luxo e a Aglaé financiou US$ 108 milhÔes em 2021 para a plataforma de negociação de relógios Chrono24.
Tecnologia no histĂłrico
Embora famoso por sua dedicação ao artesanato de luxo, marcas históricas e conexÔes emocionais com designs e artistas, Arnault também é um grande fã de tecnologia com um histórico de apoio a startups de tecnologia de sucesso. Seu family office foi um dos primeiros investidores na Netflix em 1999, Spotify em 2014 e Airbnb em 2015.
Em um discurso em maio no LVMH Innovation Awards, Arnault disse que investiu em 75 startups na dĂ©cada de 1990, e âalgumas delas deram certo, mas muitas nĂŁoâ.
âA mentalidade de startup Ă© muito prĂłxima dos nossos valores: criatividade, qualidade â tem que funcionar â, um espĂrito empreendedor e significadoâ, disse ele.
Herdeiro de Bernard Arnault fecha primeira aquisição
Apesar do namoro recente com a InteligĂȘncia Artificial, a LVMH segue firme na manutenção de seu impĂ©rio de luxo. A aquisição mais recente teve FrĂ©dĂ©ric Arnault como protagonista.
Quarto dos cinco filhos de Bernard Arnault, o francĂȘs de 28 anos fechou em junho o seu primeiro grande negĂłcio como CEO da LVMH Watches. O grupo comprou a Swiza, dona da sofisticada LâEpĂ©e 1839, a fabricante suĂça famosa por suas peças extravagantes.
O valor da aquisição não foi revelado. à o lance mais recente da LVHM para se consolidar no mercado de relógios de alto padrão. Do portfólio da companhia jå fazem parte TAG Heuer, Hublot e Zenith.
âA LâEpĂ©e iniciou uma sĂ©rie de parcerias que manteremos e desenvolveremos com Arnaud Nicolas (diretor criativo da marca). Estou animado com o potencial criativo inexplorado das vĂĄrias marcas do Grupo LVMH associadas a essa expertise excepcionalâ, disse FrĂ©dĂ©ric, em comunicado apĂłs fechar o negĂłcio.
A LâEpĂ©e
Fundada hĂĄ 185 anos, em DelĂ©mont, no cantĂŁo de Jura, por Auguste LâEpĂ©e (1798-1875), a empresa nasceu como uma fĂĄbrica de caixinhas de mĂșsica. Em 1857, a LâEpĂ©e lançou moda ao colocar esses mecanismos dentro de objetos, como bonecas, porta-joias e carrinhos. O domĂnio sobre peças mecĂąnicas de precisĂŁo levou Ă produção de relĂłgios de mesa.
Desde entĂŁo, a LâEpĂ©e se consagrou nĂŁo sĂł pela qualidade, mas pelo design arrojado de seus modelos. Entre os mais cĂ©lebres estĂĄ o Grenade, inspirado no desenho de uma granada, com 12 centĂmetros de altura.