(Imagem: iStock/Artem Peretiatko)
Ainda que empresas como Microsoft (MSFT) Amazon (AMZN) e Meta (META) estejam investindo bilhões em Inteligência Artificial (IA), o setor ainda levará anos para se consolidar, disse William Castro, estrategista-chefe da Avenue, no Giro do Mercado desta quinta-feira (31).
Nesta semana, empresas como Microsoft e a Meta reportaram em seus balanços que as despesas de capital estavam crescendo devido a seus investimentos em IA.
A Microsoft, por exemplo, revelou que os gastos de capital da empresa aumentaram 5,3%, para R$ 20 bilhões, em seu primeiro trimestre fiscal, e previu um aumento nos gastos com IA no segundo trimestre.
Segundo Castro, o grande desafio para o mercado é equilibrar as expectativas de curto prazo com a natureza de longo prazo da IA. “As empresas estão investindo no setor pensando em 10, 15, 20 anos, mas o mercado quer resultados nos próximos três meses”, disse ele.
Castro compara o estágio atual da IA com o início da internet em 2004, afirmando que seu potencial transformador existe, mas ainda está em fase inicial. Ele explica que empresas como Microsoft, Amazon e Meta estão construindo a infraestrutura necessária para que a IA se torne parte do dia a dia, apesar das limitações de tempo.