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Lançado em agosto de 2007, o primeiro BioShock atualmente é considerado um clássico e estabeleceu a franquia como uma das principais da 2K. No entanto, o diretor Ken Levine explica que o jogo quase foi cancelado múltiplas vezes porque suas equipes sempre estouravam os prazos e o orçamento que lhe eram atribuídos.
Em uma entrevista concedida à Edge, Levine explicou que sua intenção inicial não era fazer um título com elementos de Immersive Sim. No entanto, o fato de a equipe da Irrational Games ser formada por muitas pessoas que gostaram de System Shock 2 acabou levando o projeto nessa direção.
O diretor explicou que BioShock começou a ser desenvolvido sem nenhuma publicadora, porque nenhuma delas estava interessada em seu protótipo, já que o gênero “não vendia”. Assim, ele decidiu que a melhor maneira de provar o potencial do jogo era enviar cópias para a mídia especializada, fazendo com que ele gerasse algum hype.
BioShock teve um orçamento modesto
Após o plano da Irrational Games der certo, ela conseguiu um acordo de publicação com a Rockstar Games e com a 2K, que forneceram um orçamento modesto para o projeto. No entanto, ele só ganhou força em 2006, quando a 2K decidiu adquirir o estúdio e injetar mais recursos para finalizar seu desenvolvimento.
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Mesmo assim, Levine lembra que BioShock quase foi cancelado porque seus desenvolvedores estouraram diversas vezes os prazos e o orçamento estipulado pela publicadora. No entanto, o diretor afirma que, em comparação com o que a concorrência estava fazendo na época, o título saiu extremamente barato.
No fim das contas, a aposta da 2K se pagou e o game se mostrou um grande sucesso, rendendo duas sequências até o momento. Enquanto a série continua, Levine não está mais envolvido com ela e, atualmente, trabalha para a mesma publicadora no desenvolvimento do game de tiro Judas.
Fonte: PC Gamer
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