O que perguntar ao seu cliente antes de criar seu briefing de design

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A importância de um bom briefing de design

A importância do briefing de design não é algo que todos os clientes veem imediatamente. Quantas vezes você se viu trabalhando no que acreditava serem os objetivos do seu cliente, apenas para descobrir tarde demais que errou completamente o alvo? Criar um bom briefing de design é o primeiro passo crucial a ser dado para atingir ótimos resultados.

Abaixo estão 10 perguntas que você pode fazer aos seus clientes para ajudar a criar um bom briefing de design para eles. Não se esqueça, a MidiaPro é uma das principais agências de marketing digital do Brasil que pode ajudar você com design de site, conteúdo de vídeo, marketing de mídia social e muito mais.

Pergunta 1: “Você pode me falar sobre sua empresa?”

Os clientes têm o hábito de presumir que seus negócios e suas marcas são tão familiares para você quanto para eles.

Você precisa ouvir a história deles em suas próprias palavras. Peça o máximo de informações básicas sobre a empresa deles possível. Estenda a explicação deles para cobrir o mercado e os principais concorrentes.

Você está tentando estabelecer uma personalidade de marca, ou trabalhar dentro de uma já existente, então tente se envolver com a persona da marca deles em um nível humano pessoal. Perguntas adicionais como, “Se sua marca fosse um jornal, qual seria e por quê?” podem soar bobas, mas podem ser incrivelmente reveladoras.

Pergunta 2: “O que você quer alcançar com o design?”

Pergunte ao seu cliente o que ele quer que esse projeto específico faça pela empresa dele.

Além disso, pergunte por que esse resultado é importante para eles. Por exemplo, se você estiver fazendo um trabalho de web design, pode perguntar aos seus clientes quais ações desejadas eles gostariam que os visitantes do site tomassem. É para se inscreverem na newsletter deles?

É pegar o telefone e ligar para eles? É se inscrever para uma conta no site deles? Se você puder criar um briefing de design que descreva uma declaração clara de seus objetivos — e a prioridade que eles colocam em cada objetivo — você terá percorrido um longo caminho para obter as informações básicas de que precisa.

Pergunta 3: “Quem é seu público-alvo?”

Se você puder descobrir quem é o público-alvo do seu cliente, você pode começar a construir um perfil preciso do cliente. (No design UX, isso é chamado de persona do usuário.) Você quer detalhes reais, e o máximo possível deles. Qual é a idade de um cliente típico?

Qual é a faixa de renda deles? Saber sobre o público-alvo do cliente lhe dará a capacidade de determinar os meios mais adequados de comunicação visual e técnicas de engajamento para alcançá-los.

Pergunta 4: “O que você quer que eu produza?”

Pode parecer surpreendente, mas muitos briefings de design são confusos quando se trata de descrever exatamente quais entregas os clientes esperam que você entregue.

Você precisa de um esboço dos materiais, meio e mídia em que seu trabalho será realizado, juntamente com detalhes de distribuições, ciclos de design e maneiras em que seu trabalho será usado. Para ter um relato preciso dos entregáveis ​​do projeto de design, você precisa perguntar o que o cliente quer que você faça para ele.

Pergunta 5: “O que já existe?”

Você precisa descobrir, o mais rápido possível, se está trabalhando dentro das diretrizes de marca já estabelecidas.

Pergunte sobre cores corporativas, preferências de design e a existência de quaisquer diretrizes de design e estilo. Não há nada pior do que chegar na metade de um projeto de design apenas para descobrir que você precisa começar de novo porque não seguiu um guia de estilo da empresa. Você também precisa verificar o trabalho criativo anterior deles para garantir a consistência da marca e identificar possíveis áreas onde os designs anteriores podem não ter tido sucesso em atingir seus objetivos.

Pergunta 6: “O que torna um design bom?”

Certifique-se de que seu cliente explique como ele avaliará a eficácia do seu design. Quais coisas ele observa ao avaliar um design? Você precisa saber como seu design será julgado.

Pergunta 7: “Qual é o seu orçamento?”

Mesmo que seja apenas um guia aproximado, uma estimativa de orçamento lhe dará uma ideia do tipo de solução que você pode oferecer e fornecer realisticamente. Você também deve verificar o cronograma. Se o projeto tiver um prazo rígido, você precisa saber o mais rápido possível.

Pergunta 8: “De quais designs você gosta?”

Obtenha exemplos de outros trabalhos criativos que seu cliente particularmente admira. Incentive-o a discutir os detalhes do design. Eles podem não estar familiarizados com a linguagem da indústria do design, mas você deve conseguir ter uma ideia das preferências deles, independentemente disso.

Também é particularmente útil analisar os designs dos concorrentes em conjunto.

Pergunta 9: “Quais designs você não gosta?”

Peça também ao seu cliente exemplos de trabalho que ele acha inapropriado ou malsucedido. Descubra o que faz com que ele se sinta assim.

A resposta pode depender apenas do gosto pessoal, mas mesmo assim ajudará você a entender o que não fazer.

Pergunta 10: “Você poderia me falar sobre o fluxo de trabalho de projetos da sua empresa?”

Também é uma boa ideia tirar do caminho as coisas administrativas essenciais. Descubra qual será o procedimento de aprovação para as entregas do projeto de design.

Determine em que horas eles poderão trabalhar com você. Descubra quais modos de comunicação estão disponíveis para você (e-mail, telefone, Skype, IM, etc.). Se seu trabalho for submetido a um processo de aprovação de grupo, pergunte quem será o tomador de decisão final.

Projetar para um comitê pode ter o hábito de complicar as coisas, então, quando houver um impasse, você terá uma pessoa a quem recorrer para solicitar uma decisão final.

Sua vez

Quais são outras boas perguntas para fazer a um cliente antes de criar um briefing de design para ele? Você já teve uma experiência em que um briefing de design ruim levou a resultados terríveis? Compartilhe suas histórias nos comentários!

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