Calculando o tamanho do teste A/B em 5 passos simples: guia otimizado para SEO.

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O teste A/B é um processo fundamental que permite testar áreas de vários elementos do seu site para ver quais técnicas ou designs geram os melhores resultados para sua empresa.

Mas para conduzir um teste que permita coletar os dados necessários para fazer otimizações que gerem receita, você precisará escolher o melhor tamanho de amostra do teste A/B.

Felizmente para você, veremos como calcular o tamanho da amostra para seus testes A/B nesta postagem do blog, então continue lendo!

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Compreendendo os tamanhos e prazos das amostras de teste A/B

Aperfeiçoar seu plano de teste A/B não é tarefa fácil. Portanto, antes de nos aprofundarmos em como calcular o tamanho da amostra do teste A/B, detalharemos como funciona o processo de teste.

Ao realizar um teste A/B, você está essencialmente testando uma área do seu site ou estratégia de marketing.

Por exemplo, digamos que você queira testar duas versões da linha de assunto do seu e-mail para ver qual delas resulta na maior taxa de abertura.

Nesse caso, você mostrará a primeira linha de assunto para uma parte da sua lista de e-mail denominada “A”. Em seguida, você enviará a segunda linha de assunto para outra parte da sua lista de e-mail denominada “B”.

Após o teste, você enviará a linha de assunto com a maior taxa de abertura para o restante da sua lista de assinantes.

Depois de decidir o que deseja testar, a próxima etapa é determinar o tamanho e o prazo da amostra.

Qual é o tamanho de uma amostra de teste A/B?

O tamanho da amostra do teste A/B é o número de pessoas que verão o elemento que você deseja testar. No exemplo da linha de assunto acima, o tamanho da amostra é o número de assinantes de e-mail para os quais você enviará as duas variações da linha de assunto.

O tamanho da amostra pode variar dependendo do elemento que você deseja testar. Por exemplo, você pode ter um tamanho de amostra maior ao testar elementos do seu site, como gráficos de call to action (CTA) ou texto do título.

Por outro lado, se você estiver testando a linha de assunto do seu e-mail, talvez queira que o tamanho da amostra seja menor para que a linha de assunto com a maior taxa de abertura chegue à maioria dos seus assinantes.

O que é um cronograma de teste A/B?

O prazo do teste A/B é a quantidade de tempo que seu teste será executado. Assim como o tamanho da amostra, o prazo também pode variar dependendo do elemento que você deseja testar.

Por exemplo, você pode testar uma nova cor para o botão CTA por um mês ou mais. Por outro lado, você provavelmente executaria o teste de linha de assunto apenas por uma ou duas horas antes de enviar o teste vencedor para o restante de seus assinantes.

Como calcular o tamanho da amostra do teste A/B

Como mencionamos acima, um tamanho de amostra ou período de tempo não será adequado para todos os testes executados. Então, vamos nos aprofundar em como você pode realmente determinar o melhor tamanho e prazo de amostra.

Veja como calcular o tamanho da amostra do teste A/B:

  1. Considere se você tem uma lista de contatos grande o suficiente para uma amostra
  2. Use uma calculadora de tamanho de amostra de teste A/B
  3. Insira sua taxa de conversão e efeito mínimo detectável na calculadora
  4. Veja seus resultados
  5. Calcule a porcentagem do tamanho da sua amostra, se necessário

1. Considere se você tem uma lista de contatos grande o suficiente para uma amostra

A chave para realizar um teste A/B bem-sucedido é obter resultados estatisticamente significativos que permitam coletar insights detalhados.

Em outras palavras, se você realizar um teste com um número muito pequeno de visitantes do site ou assinantes de e-mail, não será capaz de coletar dados significativos suficientes para determinar qual versão do teste foi mais bem-sucedida.

Também é essencial testar a menor parte do total de sua lista de e-mail ou visitantes da web para obter resultados significativos e poder implementar o teste vencedor para a maioria do seu público.

Portanto, para testar A/B uma amostra de sua lista ou visitantes do site que fornecerá resultados significativos, você precisará de uma lista de e-mail de tamanho decente ou de uma quantidade de tráfego da web.

Recomendamos ter pelo menos 1.000 membros do público para realizar seu teste A/B. Para qualquer coisa menor do que isso, o tamanho da sua amostra precisaria ser a maior parte do seu público total para fornecer resultados significativos o suficiente.

E se for esse o caso, o número restante de membros do público que verão o elemento vencedor do seu teste será tão pequeno que você poderia muito bem ter implementado a nova mudança em seu site para que todo o seu público veja o que acontece.

2. Use uma calculadora de tamanho de amostra de teste A/B

Sua próxima etapa no cálculo do tamanho da amostra do seu teste A/B é encontrar uma calculadora de tamanho de amostra do teste A/B. Em vez de aprender uma fórmula de tamanho de amostra de teste A/B, é muito mais fácil usar uma calculadora gratuita para fazer o trabalho para você.

Há uma infinidade de calculadoras úteis por aí que facilitam a determinação do tamanho da amostra, como esta de Otimizadamente.

Calculadora de tamanho de amostra de teste A/B

Algumas calculadoras também o ajudarão a determinar o prazo perfeito para o seu teste. Depois de encontrar uma calculadora de sua preferência, é hora de inserir alguns detalhes para obter o tamanho da amostra.

3. Insira sua taxa de conversão e efeito mínimo detectável na calculadora

Se você usar a calculadora de tamanho de amostra de teste A/B da Optimizely, precisará inserir dois detalhes antes de saber o melhor tamanho de amostra para seu teste:

  • Taxa de conversão básica: A taxa de conversão básica é a taxa de conversão esperada do seu grupo de controle. Seu grupo de controle é o número de pessoas que visualizarão o elemento atual que está em seu site ou mensagem de marketing.
  • Efeito mínimo detectável: O efeito mínimo detectável é a mudança relativa mínima na taxa de conversão que você gostaria de detectar no novo elemento que está testando.

4. Veja seus resultados

A próxima etapa para calcular o tamanho da amostra do teste A/B é visualizar seus resultados.

Depois de inserir todos os elementos necessários na calculadora escolhida, ela revelará o tamanho de amostra ideal para o seu teste.

Resultados da calculadora de tamanho de amostra de teste A/b

Este é o número total de membros do público em que você deseja testar seu novo elemento para obter resultados significativos que permitam otimizar suas estratégias para o futuro.

5. Calcule a porcentagem do tamanho da sua amostra, se necessário

Dependendo do seu teste A/B e da calculadora que você usa, pode ser necessário calcular a porcentagem do tamanho da amostra do seu teste A/B.

Por exemplo, se quiser executar um teste de linha de assunto de e-mail, pode ser necessário escolher a porcentagem do total de assinantes de e-mail em que deseja executar o teste.

Para calcular esse número, use esta fórmula percentual de tamanho de amostra de teste A/B:

Tamanho da amostra / 1000 = Porcentagem do tamanho da amostra

Ta-da! Agora você tem o tamanho da amostra e pode iniciar o teste A/B para começar a otimizar seu site e estratégias de marketing para obter mais leads e conversões!

Como escolher o melhor prazo para seu teste A/B

Agora que você sabe como determinar o melhor tamanho de amostra para o seu teste, como pode encontrar o prazo perfeito para a duração do seu teste?

Os prazos dos testes A/B podem variar dependendo do elemento que você deseja testar, bem como de seus próprios objetivos de negócios.

Por exemplo, suponha que você queira implementar um novo botão de CTA em seu site até o início do novo ano. Nesse caso, você provavelmente desejará terminar seu teste A/B em outubro ou novembro para poder implementar a versão vencedora em seu site a tempo.

Se você estiver enviando um teste A/B por e-mail, geralmente é uma ótima ideia examinar os dados de e-mail anteriores para encontrar o melhor período para o seu teste. Analise seus dados para determinar a que horas seus cliques e aberturas começam a diminuir.

Em seguida, certifique-se de executar seu teste e enviar a versão vencedora por e-mail para toda a sua lista de assinantes algumas horas antes desse horário para que você possa maximizar seus cliques e aberturas.

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Se você acha difícil escolher o melhor tamanho de amostra de teste A/B ou simplesmente não tem tempo para executar e analisar os testes, os especialistas em marketing digital da MidiaPro podem ajudar.

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FAQ sobre o tamanho da amostra do teste A/B

1. Qual é o tamanho de uma amostra de teste A/B?

O tamanho da amostra do teste A/B é o número de pessoas que verão o elemento que você deseja testar, como diferentes variações de um site ou estratégia de marketing. O tamanho da amostra pode variar dependendo do elemento que você deseja testar.

2. O que é um cronograma de teste A/B?

O prazo do teste A/B é a quantidade de tempo que seu teste será executado. Assim como o tamanho da amostra, o prazo também pode variar dependendo do elemento que você deseja testar.

3. Como calcular o tamanho da amostra do teste A/B?

Para calcular o tamanho da amostra do teste A/B, você pode seguir os seguintes passos:

  • Calcule a porcentagem do tamanho da sua amostra, se necessário
  • Considere se você tem uma lista de contatos grande o suficiente para uma amostra
  • Use uma calculadora de tamanho de amostra de teste A/B
  • Insira sua taxa de conversão e efeito mínimo detectável na calculadora
  • Veja seus resultados

4. Como escolher o melhor prazo para seu teste A/B?

Os prazos dos testes A/B podem variar dependendo do elemento que você deseja testar e de seus objetivos de negócios. Analise os dados anteriores e escolha um período em que seus resultados sejam mais relevantes para determinar o prazo ideal para o seu teste.

5. Precisa de ajuda para determinar o tamanho da amostra do seu teste A/B?

Se você precisa de ajuda para determinar o tamanho da amostra do seu teste A/B ou não tem tempo para executar e analisar os testes, os especialistas em marketing digital da MidiaPro podem ajudar. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a obter melhores resultados com estratégias baseadas em dados.

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