Melhores Canais de Marketing com Maior ROI em 2024

Melhores Canais de Marketing com Maior ROI em 2024

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Como profissional de marketing, você tem uma variedade de opções à sua disposição para alcançar novos clientes. Mas com tudo, de outdoors a patrocínio de eventos e campanhas de mídia social, pode ser difícil determinar quais são dignos de seus dólares de marketing.

Para o seu negócio, é importante focar nos canais com maior probabilidade de produzir um alto retorno sobre o investimento (ROI). Você quer um canal que entregue resultados e receita neste ano e no próximo.

Mas quais canais de marketing produzem o maior ROI? Quando se trata dos canais de marketing com maior ROI, o digital domina. Canais como pesquisa, pago e e-mail fornecem acesso às melhores estratégias de marketing para ROI.

Se você é um profissional de marketing orientado a resultados, concentre-se em táticas dentro desses canais porque eles podem gerar receita de curto e longo prazo.

Quais canais de marketing produzem o maior ROI?

Os canais de marketing que produzem o maior ROI são pesquisa, pago e e-mail.

Esses canais digitais ou online incluem estratégias como marketing por e-mail, otimização de mecanismos de busca (SEO) e publicidade paga por clique (PPC).

3 canais de marketing com maior ROI

Os três canais de marketing com maior ROI, ou os canais que tendem a oferecer o melhor ROI, incluem:

1. PCP

Saiba mais sobre por que o PPC é uma das melhores estratégias de marketing para ROI:

O que é PPC?

Exemplo de anúncio PPC para entrega de comida

Se você gosta de muitos dados concretos sobre suas estratégias de marketing, a publicidade PPC pode rapidamente se tornar sua maneira favorita de alcançar novos clientes. Essa estratégia paga opera em um modelo de pagamento por clique, o que significa que sua empresa paga toda vez que alguém clica em seu anúncio. Com ferramentas como o Google Ads, você pode pesquisar cada uma de suas possíveis palavras-chave, selecionar as mais eficazes e determinar exatamente quanto está disposto a pagar por cada clique.

Além disso, você pode aproveitar anúncios que usam aprendizado de máquina, como anúncios responsivos, para maximizar seu ROI. A partir daí, você pode integrar sua conta do Google Ads com sua conta do Google Analytics e ver o que os visitantes do site fazem depois de clicar neles. E se você já definir metasé fácil ver como seus anúncios PPC estão ajudando você a alcançá-los.

Por que o PPC é um dos canais de marketing com maior ROI?

O PPC é um dos canais de marketing com maior ROI porque tem como alvo usuários no fundo do funil ou usuários prontos para fazer uma compra.

O fato de que o PPC pode usar opções avançadas de segmentação, como localização, interesses e dispositivo, o torna ainda mais eficaz para gerar um ROI impressionante. Geralmente, as empresas que usam publicidade PPC veem um retorno médio de US$ 2 para cada US$ 1 gasto. Use o Google Ads, no entanto, e seu negócio provavelmente experimentará retornos ainda maiores.

O ROI médio para anúncios do Google é $ 8 para cada $ 1 gasto.

Aprenda como aumentar o ROI de marketing

Como você calcula o ROI do PPC?

Você pode calcular o ROI do PPC com a seguinte fórmula:

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Por exemplo, digamos que seu objetivo principal é vender um produto específico que custa US$ 100, e você executa uma campanha PPC com um custo por clique (CPC) de US$ 1,00. Cinquenta pessoas clicam no anúncio, e duas delas fazem uma compra.

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

($200 – $50) / $50

$ 150 / $ 50

3 * 100

300%

Neste caso, seu ROI seria de 300%. Claro, este é apenas um exemplo hipotético, e o ROI que sua empresa vê do PPC depende da qualidade de suas campanhas. Mas ser capaz de calcular seu ROI de forma rápida e fácil permite que você amplie as campanhas que estão funcionando e melhore as que não estão.

2. SEO

Saiba mais sobre por que o SEO é um dos canais de marketing digital com maior ROI:

O que é SEO?

Exemplo de classificação de pesquisa de sushi

Outra estratégia de marketing na Internet que oferece uma riqueza de informações analíticas é o SEO. De métricas básicas como tráfego e taxa de rejeição a outras mais complexas como fluxo de usuários, você tem acesso a praticamente todas as informações que você poderia querer quando se trata de sua estratégia. O SEO trabalha para melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, otimizando-o para mecanismos de busca e usuários.

Essas otimizações focam em criar experiências de usuário estelares e conteúdo útil. Ao ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, seu site pode ganhar mais tráfego, leads e vendas.

Por que o SEO é um dos canais de marketing com maior ROI?

Quando se trata de quais canais de marketing produzem o melhor ROI, o SEO domina. É uma estratégia de longo prazo construída para gerar receita de longo prazo.

Ao contrário do PPC, você não paga quando as pessoas clicam no seu site, o que ajuda o SEO a fornecer um ROI impressionante. O SEO também funciona bem para gerar ROI porque foca em cada estágio do funil de compras, dos usuários do topo do funil aos do fundo do funil. Com o SEO, você pode alcançar mais do seu público-alvo e nutri-los para se tornarem clientes.

O fato de que o tráfego orgânico, que o SEO gera, captura mais de 40% da receita demonstra o poder dessa estratégia de marketing digital. É uma tática que as empresas não podem ignorar, especialmente se estiverem buscando se preparar para o sucesso a longo prazo.

Como você calcula o ROI do SEO?

Você pode calcular o ROI do SEO usando a seguinte fórmula:

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Digamos que seu site gere 20 vendas por mês a partir de tráfego orgânico, com cada venda valendo $200, resultando em um total de $4000. Você também investiu em serviços profissionais de SEO e dedicou cerca de $1500 por mês para esses serviços.

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

($4000 – $1500) / $1500

$ 2500 / $ 1500

1,66 * 100

166%

Use nossa calculadora de Roi para testar:

Calculadora de ROI







Neste caso, seu ROI seria de 166%. Mesmo que seu negócio opere em um modelo business-to-business (B2B) ou foque na geração de leads, ainda é possível medir o ROI se você souber quanto vale cada um dos seus leads. Ao configurar metas no Google Analytics para envios de formulários, solicitações de orçamento e testes gratuitos e atribuir o valor monetário, você poderá ver quanta receita sua estratégia de SEO está gerando para sua empresa – mesmo que seja uma estimativa aproximada.

Um software de rastreamento de ROI, como o MarketingCloudFX, pode ajudar sua empresa a rastrear e medir seu ROI de SEO ainda mais rápido. Este software proprietário fornece à sua empresa um painel conveniente que dá insights instantâneos sobre o ROI da sua estratégia geral de marketing e o ROI de táticas específicas, como SEO.

3. Marketing por e-mail

Saiba mais sobre por que o marketing por e-mail é uma das melhores estratégias para ROI:

O que é marketing por e-mail?

Exemplo de abandono de marketing por e-mail

O marketing por e-mail se concentra na geração e nutrição de leads. Por meio de uma variedade de campanhas de e-mail, bem como segmentos de público, sua empresa pode levar leads da conscientização à compra. Você também pode usar o marketing por e-mail para construir fidelidade e retenção de clientes, o que se traduz em grandes vitórias.

Por que o marketing por e-mail é um dos canais de marketing com maior ROI?

Com um ROI médio de $ 44 para cada $ 1 gasto, o marketing por e-mail é conhecido por sua capacidade de gerar um ROI. O marketing por e-mail serve como um dos canais de marketing de maior ROI devido à sua capacidade de se personalizar para um usuário e seus desejos, perguntas e necessidades.

Você pode usar e-mail, por exemplo, para sugerir produtos semelhantes ou lembrar os compradores sobre um carrinho de compras vazio. O e-mail também pode servir como uma ferramenta educacional, mantendo os leitores atualizados sobre um setor e seus processos, regulamentações e muito mais. O fato de que empresas de todos os setores, da manufatura ao comércio eletrônico, podem usar o marketing por e-mail o torna uma das melhores estratégias para ROI.

É uma tática universal para gerar não apenas receita, mas também limitar a rotatividade de clientes.

Como você calcula o ROI do marketing por e-mail?

Você pode calcular o ROI do marketing por e-mail usando a seguinte fórmula:

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Imagine que sua empresa usa marketing por e-mail para nutrir leads. No último trimestre, você investiu cerca de US$ 500 para criar, projetar e enviar seus e-mails. Em resposta, você ganhou três leads, que valem US$ 1.500.

(Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

($1500 – $500) / $500

$ 1000 / $ 500

2 * 100

200%

Nesse caso, seu ROI seria de 200%.

Semelhante ao PPC e SEO, você também pode analisar o valor do seu marketing por e-mail no Google Analytics. Basta selecionar “E-mail” como seu canal, analisar o valor das conclusões de suas metas e comparar isso com seu gasto mensal em marketing por e-mail. Dependendo se você usa uma plataforma de e-mail ou contrata escritores para criar conteúdo de e-mail, seu custo de e-mail pode variar de gratuito a alguns milhares por mês.

Com ferramentas como o EmailMarketingFX, você pode visualizar métricas como aberturas, cliques e cancelamentos de assinatura para melhorar sua estratégia e gerar melhorias no ROI.

Por que os canais tradicionais não são alguns dos canais de marketing com maior ROI?

Com campanhas de marketing tradicionais, seu negócio alcança o público que você paga para alcançar — nem mais, nem menos. Sejam os espectadores de um certo programa de TV, os leitores de um certo jornal ou os moradores de um certo endereço, o posicionamento do seu anúncio determina quem o verá. Infelizmente, alcançar grandes públicos normalmente tem um preço alto.

E mesmo que sua empresa possa pagar por eles, é difícil determinar se os anúncios que você coloca em canais tradicionais valem o investimento, já que você não pode rastrear diretamente os retornos. Por exemplo, digamos que você é responsável pelo marketing de uma agência de seguros e escolhe veicular um anúncio de televisão. Seu primeiro custo será a produção.

O custo exato depende do seu orçamento, da complexidade do anúncio e da agência com a qual você escolher trabalhar (assumindo que você não tenha uma equipe interna de produção de vídeo). O custo médio é de US$ 342.000 por 30 segundos do comercial. Então, você terá que decidir quando e onde exibir seu anúncio.

O preço depende do alcance das redes que você escolher, bem como do intervalo de tempo do seu anúncio. O spot médio de 30 segundos na NBC, para efeito de comparação, custa cerca de US$ 425.000. Claro, esse número vem de dias com programação padrão — não eventos como o Super Bowl, que custam aos anunciantes US$ 5,6 milhões por comercial de 30 segundos. Depois de tudo dito e feito, é seguro dizer que anúncios em redes tradicionais colocarão sua empresa diante dos olhos dos consumidores. Mas esses tipos de comerciais realmente compensam?

A verdade é que é quase impossível dizer com certeza. A menos que você pergunte a cada cliente onde eles ouviram falar de você pela primeira vez, quais outras mensagens de marketing eles viram que influenciaram sua decisão e o que finalmente os convenceu a entrar em contato com você, você nunca saberá. Isso vale para anúncios na televisão, em revistas, no rádio e até mesmo por meio de mala direta, como folhetos e cartões postais, o que significa que se você depende de métodos tradicionais para atrair clientes, sua alocação de orçamento não passa de um palpite.

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Se você quer atingir clientes de uma forma mais econômica (e saber exatamente o que seu orçamento está permitindo), o marketing na Internet é sua melhor aposta.

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