A parceria entre Google e Mercedes-Benz está avançando para uma nova fase, trazendo uma revolução na forma como interagimos com nossos carros.
Na última semana, a marca alemã anunciou que a tecnologia Automotive AI Agent, desenvolvido pelo Google, fará sua estreia nos carros da Mercedes-Benz, integrando os recursos de inteligência artificial do Gemini.
Carro que “fala e pensa”
Segundo a Mercedes, o novo assistente virtual promete tornar a direção mais intuitiva e menos dependente de distrações externas.
Por exemplo, ao sentir fome durante a viagem, bastará perguntar ao carro: “Onde fica o melhor restaurante italiano por aqui?” Por meio do Gemini, ele não só fornecerá opções, mas também comentários contextuais, como: “A lasanha recebe ótimas críticas, mas evite o tiramisu, ele é um pouco encharcado.”
Ou seja, além da capacidade de conversar com o motorista, o veículo conseguirá consultar na internet ou recordar contextos anteriores sobre locais.
Conectividade entre aplicativos
Se, horas depois, você perguntar sobre os horários de funcionamento dos restaurantes mencionados, a IA responderá sem tratar sua consulta como uma nova pergunta, graças à integração com o Google Maps.
A Mercedes planeja estrear a nova tecnologia na Europa ainda neste ano. O novo CLA, que deve ser lançado até junho de 2025, deve ser um dos primeiros modelos a contar com os novos recursos da Gemini no MBUX, o assistente virtual da central multimídia dos modelos da montadora.