Você provavelmente já viu isso antes: você visita um site, e uma das primeiras coisas que você nota é um pequeno widget que aparece e pergunta se você precisa de ajuda com alguma coisa. Este widget é normalmente conhecido como robô de bate-papoe muitas empresas optam por usá-los em seus sites ou aplicativos móveis.
Se você está pensando em usar um chatbot em seu próprio site, você pode estar se perguntando como ele deve ser configurado. Quais recursos seu chatbot deve ter? Qual deve ser sua aparência? Como deve funcionar?
A melhor maneira de responder a essas perguntas é olhar para exemplos existentes de chatbots de atendimento ao cliente. E é exatamente isso que faremos nesta página.
Vamos dar uma olhada em 10 chatbots de atendimento ao cliente e brevemente anotar o que você pode aprender com cada um deles. Os sites que veremos incluem:
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1. Adobe
O primeiro da nossa lista de exemplos de chatbot de site é o Adobe. Em seu Página inicial da Creative Cloudeles apresentam um chatbot para ajudar com diferentes dúvidas ou problemas.
A principal lição deste chatbot é que ele direcionará os usuários para diferentes recursos no site com base no problema que eles estão tendo. Na imagem acima, pedi ajuda para usar o Adobe Illustrator, então ele me direcionou para uma página dedicada a esse tópico.
Isso é algo que você pode imitar quando as pessoas usam o chatbot para obter ajuda com tópicos mais aprofundados.
2. Espectro
Outro dos melhores chatbots de atendimento ao cliente que existe é Espectro.
O chatbot na página inicial do site pode ajudar com solicitações como a compra de serviços da Spectrum Internet, que é o que eu fiz na imagem acima. Em resposta, o chatbot me pediu para inserir meu nome, endereço e número de telefone para que ele pudesse me dar uma assistência mais personalizada.
Para certos tipos de assistência, pode ser uma boa ideia emular isso no seu próprio chatbot. Dito isso, peça informações pessoais somente se tiver um motivo genuinamente bom para isso.
3. Colômbia
Chatbot da Colômbia tem um recurso que o torna único nesta lista: ele permite que você alterne para espanhol. Isso é imensamente útil para pessoas que preferem falar em espanhol. Se falantes não nativos compõem uma boa parte do seu público, você pode querer considerar fazer algo semelhante.
Claramente, a Columbia conhece seu público e sabe que esse recurso é útil para eles. Certifique-se de otimizar seu próprio chatbot para seu público.
4. Chevrolet
O chatbot em Página inicial da Chevrolet é bem padrão, mas há um recurso muito pequeno que o torna digno de menção — ou seja, ele acompanha suas mensagens perguntando se foi útil. Isso significa que você não fica na mão se a resposta que você obtiver de primeira não for o que você queria.
Se você disser “Não”, o chatbot oferecerá a você a oportunidade de enviar uma consulta diferente ou se conectar com um especialista. Isso é algo que você pode considerar emular em seu próprio chatbot.
5. Banho e Corpo Works
O próximo da nossa lista de exemplos de chatbot de atendimento ao cliente é Banho e Corpo Works. Há várias coisas para elogiar sobre esse chatbot, mas para os propósitos desta lista, o que focaremos é o tom amigável e envolvente que ele usa. Ele tenta emular uma conversa humana, jogando emojis e até mesmo usando o nome humano “Violet”.
É improvável que a maioria das pessoas confunda este chatbot com um humano de verdade, mas mesmo assim, a conversa humana o torna mais agradável de interagir. Isso é algo que você pode querer fazer no seu próprio chatbot também.
6. Ásana
Os chatbots podem ser muito úteis, mas também são limitados. Às vezes, as pessoas ficam frustradas porque os chatbots não têm capacidade de entender as consultas que eles digitam. Nesses casos, Chatbot da Asana pode ser um bom modelo.
Este chatbot não oferece uma caixa de texto onde as pessoas podem digitar suas próprias consultas — em vez disso, ele as faz escolher entre opções predefinidas. Esse recurso pode parecer limitador, mas é o resultado do Asana conhecer os limites de sua ferramenta.
Ao fornecer consultas pré-fabricadas, ele é capaz de guiar os usuários para coisas com as quais o chatbot pode realmente ajudar. Dependendo das capacidades do seu chatbot, isso pode ser uma boa ideia para você também.
7. T-Mobile
Às vezes, um bot simplesmente não consegue fazer o trabalho. Nesses casos, é melhor que as pessoas falem diretamente com um representante ao vivo. Essa é certamente a abordagem da T-Mobile — em o site deleso chatbot faz uma pergunta inicial, mas assim que você envia sua resposta, ele o encaminha diretamente para um representante ao vivo.
Esta não é a abordagem certa para todos os negócios, mas, novamente, depende apenas do seu chatbot e da natureza da sua empresa. Se você achar que é uma boa opção para você, talvez queira fazer o que a T-Mobile fez.
8. Sephora
Chatbot do site da Sephora segue a linha da T-Mobile, mas vai um passo além. Quando você acessa o chatbot, ele pede para você especificar o que está procurando. Dependendo da sua resposta, ele conectará você a um especialista qualificado para ajudar você com essa consulta.
Ter especialistas para diferentes tarefas ou solicitações é sempre uma boa ideia para seu próprio negócio, se você tiver os meios. Isso permite que você forneça assistência mais personalizada às pessoas que usam seu chatbot.
9. Melhor Compra
Às vezes, as pessoas não sabem como usar chatbots. Melhor compra resolve esse problema fornecendo um chatbot que descreve várias coisas que ele pode fazer. Isso dá aos usuários uma ideia do que o chatbot pode ajudá-los.
Esta é uma adição bem simples ao chatbot que você pode imitar em seu próprio site. Ela guiará os usuários em direção às melhores maneiras de usar o chatbot e esclarecerá qualquer confusão sobre para que ele está lá. Além disso, é uma ótima maneira de inserir sutilmente Chamadas para ação (CTAs) entre as opções, como “Comprar um produto”.
10. Expedia
O último chatbot de site da nossa lista é Expedia. Como esse chatbot existe principalmente para ajudar as pessoas a gerenciar problemas ou alterações com suas reservas ou contas, ele normalmente exige que os usuários façam login ou forneçam seus detalhes de reserva. A boa notícia é que, quando isso acontece, ele sempre os mantém ali no chatbot.
Alguns chatbots exigem que as pessoas acessem uma página totalmente diferente para fazer login ou obter suas informações de conta. O Expedia, no entanto, torna as coisas muito mais convenientes para manter a conversa limitada à janela do chatbot. Se o seu chatbot fornece serviços semelhantes, isso seria uma boa coisa para emular.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira