ChatGPT e IA: Potencializando a gestão de pessoas e a gamificação corporativa em 2025

Samir Iásbeck

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Lançado em 2022 pela Open AI, o ChatGPT, que é um chatbot de Inteligência Artificial Generativa que faz geração de conteúdos a partir de padrões, conquistou milhões de usuários pelo mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com a própria plataforma, mais de 300 milhões de pessoas a utilizam por dia.

Depois dela, surgiram concorrentes como Gemini, do Google, Meta AI, Copilot e mais recentemente, DeepSeek. Essas ferramentas têm o potencial de transformar a maneira como as empresas gerenciam as equipes, principalmente quando falamos em estratégias de gamificação corporativa, ambientes virtuais que simulam situação de jogos com o objetivo de engajar colaboradores.

Felizmente hoje existe no ecossistema de inovação soluções de plataformas de gamificação que, assim como no modelo do ChatGPT, aliado à IA, oferecem feedbacks contínuos, além de ajudar os líderes a fazerem avaliações de desempenho mais objetivas e identificar padrões de comportamento, ajudando os gestores a tomar decisões mais precisas baseadas em dados.

Por meio da IA, a gamificação proporciona uma experiência personalizada aos colaboradores. No ambiente corporativo, onde a motivação é essencial para a produtividade, a gamificação serve como uma ferramenta poderosa para engajar equipes, tornando um ambiente mais dinâmico por meio de competições saudáveis e, ao mesmo tempo, cria uma cultura de resultados.

Um outro exemplo prático é o fato da plataforma gamificada trazer sugestões de treinamentos de acordo com as necessidades de cada um, com jornadas de aprendizado individualizadas e metas dinâmicas que se ajustam conforme a evolução.

A meu ver, o futuro da gestão de pessoas aliada às estratégias de gamificação por meio da IA é promissor. Hoje, além de estarem mais preparadas para a cultura da mudança, as empresas têm mais recursos para criar experiências personalizadas e interativas que incentivam o crescimento individual e coletivo.

Por fim, as ferramentas como ChatGPT e outras soluções como as plataformas de gamificação no mercado que têm como base a IA Generativa, vieram não apenas para facilitar processos, mas, para ajudar às organizações a alcançarem os objetivos com muito mais eficiência, eficácia, efetividade, engajamento e satisfação dos colaboradores. As empresas que souberem ir além do hype tecnológico, priorizando a experiência e o bem-estar das equipes, vão ter diferenciais competitivos.

Samir Iásbeck, CEO e Fundador do Qranio.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!