Em maio, a OpenAI confirmou que o ChatGPT iria ter a capacidade de compreender conteúdos de vídeo, adaptando-se para recolher mais informações deste formato. Agora, a capacidade de interpretar vídeo chega também a um dos modos do sistema.
A OpenAI confirmou que a aplicação do ChatGPT terá brevemente a capacidade de interpretar vídeo, imagens e até a captura de ecrã dos dispositivos dos utilizadores, de forma a fornecer um contexto adicional para as questões. Esta novidade irá ficar disponível no ChatGPT para Android e iOS, para utilizadores que tenham aceso ao Advanced Voice.
Com esta novidade, o ChatGPT é agora capaz de ver, ouvir e falar em tempo real, dando ainda mais contexto para as questões colocadas pelos utilizadores, e aumentando ainda mais as capacidades do mesmo.
Estas novas funcionalidades devem ficar disponíveis para os utilizadores do ChatGPT Plus, Pro e Teams durante a próxima semana, mas infelizmente os utilizadores na União Europeia ainda se encontram fora do lançamento – possivelmente tendo em conta as regras mais apertadas a nível da privacidade.
Os utilizadores de contas ChatGPT Enterprise e Edu devem receber esta novidade durante o ano de 2025. De notar que o suporte à interpretação de vídeo e da partilha de ecrã encontra-se limitada a uso diário, que terá como base o plano que cada utilizador tenha.
Além desta novidade, para celebrar a época do Natal, a OpenAI confirmou ainda que o sistema deve receber em breve a nova voz do Pai Natal. Esta deve ficar disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, independentemente do plano onde se encontrem.
Para usar a voz do Pai Natal, ao iniciar um modo Avançado de conversa de voz, basta carregar no ícone de um floco de neve, que surge na zona das configurações da app. Isto deve ativar o modo de voz “Santa” – embora nos testes realizados pelo TugaTech, a voz apresente ainda algumas falhas, possivelmente devido ao elevado volume de acessos a serem realizados na plataforma.