ChatGPT será o psicoterapeuta do futuro? – Em teste, respostas do chatbot foram indistinguíveis das de especialistas reais, em cenários de terapia de casal. Mas IA (ainda) não pode e não deve substituir a psicoterapia humana, alertam especialistas.A necessidade de cuidados psicológicos excede em muito a oferta terapêutica. Assim, há quem deposite esperanças de que a inteligência artificial (IA) possa ser útil, por exemplo, no diagnóstico, em terapias comportamentais e, acima de tudo, no suporte organizacional dos psicoterapeutas, muitas vezes sobrecarregados.
Segundo Johanna Löchner, professora de Psicologia Clínica e Psicoterapia da Universidade de Erlangen-Nurembergue, principalmente os mais jovens utilizarão máquinas de busca e chatbots para responder perguntas de caráter psicológico, de preferência usando as ferramentas de voz em seus celulares.
Com a IA, o limiar de inibição é claramente menor, por exemplo, “para quem hesita em se submeter a psicoterapia, por causa do estigma associado à doença mental ou de temas cercados de vergonha”.