o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o opel kadett virou um carro de traçao dianteira com o motor familia 1 da opel em 1979 acabando a historia do chevette na alemanha o chevette chique acabou ate antes em 1977 o bmw ’02 virou o mais sofisticado serie 3 no japao o isuzu gemini original durou ate 1987 tambem trocado depois por um hatchback de traçao dianteira o holden gemini mesmo carro vendido na australia acabou em 1984 o chevette americano acaba em 1987 na coreia o daewoo maepsy na dura mais ate 1990 o isuzu piazza/impulse um cupe esporte baseado no chevette durou ate 1990 tambem mas este era apenas isso baseado nao um chevette completo https //flatout com br/impulse o chevette 2 0 turbo com handling by lotus/ entao e o brasil o lugar onde foi lançado primeiro mundialmente em 1973 o ultimo pais onde foram feitos chevettes mundo afora sim em 1994 e mais algumas em 1995 ainda era feita a picape chevy 500; mas o chevette mesmo acaba em 1993 era substituido adivinha pelo que mais um hatch de traçao dianteira os ultimos anos do chevette por aqui foram paradoxalmente talvez os melhores dele em 1987 quando a maioria do mundo abandonava o chevette aqui ele nao parava de melhorar e continuar competitivo mesmo em seu crepusculo mesmo combatendo carros modernos mundialmente como o escort e o fiat uno e o gol que apesar de projetado aqui era derivado de um audi moderno e era de nivel mundial vendido inclusive nos eua claro apesar de sua fama de lerdo simples e nada refinado o carrinho ainda tinha qualidades incriveis que ate hoje mantem uma legiao de fas para ele primeiro mantinha traçao traseira; e nao com uma traseira solta como os v8 nacionais apenas com feixes de mola para segurar seu movimento nao alem da estrutura incomumente rigida para sua epoca a suspensao traseira do chevette controlava rotaçao do eixo com um torque tube; o movimento longitudinal por braços inferiores e o lateral por uma barra panhard molas helicoidais amortecedores telescopicos barras estabilizadoras e dianteira duplo a sobreposto coisa de carro esporte divertido e inexistente fora dele ou dos importados antigos no brasil dos anos 1980 claro que o eixo rigido num carro tao pequeno era uma massa nao suspensa alta demais; mas bem controlado pela suspensao o unico problema real era o pulo forte em obstaciulos e flutuaçao do eixo em costelas de vaca mas era um preço pequeno a se pagar por um carrinho que se voce tratasse o acelerador como um botao liga desliga era capaz de manter a velocidade alta de uma forma incrivel e era tambem altamente previsivel em seu comportamento; uma das melhores qualidades em qualquer carro quantos jovens irresponsaveis devem suas vidas a estabilidade e previsibilidade do chevette so sei que sou um deles muitas vezes juro que fechei os olhos e larguei o volante; miraculosamente ele se endireitou sozinho se voce nao atrapalhar ele faz tudo sozinho attaboy mas claro que a maioria da populaçao nao percebia isso o comprava por ser barato extremamente robusto e duravel economico e bem construido para os padroes da epoca e lugar sim um chevette nao para nunca e da pouca despesa quando quebra esse era seu maior trunfo o carro so melhorou e muito em seu fim em 1983 o carro foi totalmente reprojetado a frente era toda nova paralamas capo farois para choque e grade o para choque recebia polainas laterais de plastico preto entao em voga nas portas uma incrivel novidade quebra ventos parte da imprensa dizia que quebra ventos eram algo retrogrado por estarem em extinçao na europa e eua; aqui era extremamente util e o povo adorou na traseira tambem movas lanternas e tampa do porta malas e para choque no mesmo tema do dianteiro molduras de janelas em preto e novos frisos e logotipos completavam o carro dentro tudo novo no mesmo habitaculo bancos diferentes em espuma paineis de porta e um novo painel de instrumentos mais moderno em plastico o volante era em v invertido mania dos anos 1980; numa tentativa de acabar com o estigma do volante torto ele estava agora reto na frente do motorista mas so parado ao gira lo se percebia que ele foi endireitado so no volante e nao na coluna o que ao girar dava uma sensaçao meio estranha alem da nova aparencia muito mudava no chevette para 1983 alguns detalhes do que viria foram discretamente introduzidos como opcionais ja durante 1982 o motor 1 6 litros a gasolina que em sua lateral direita vinha com o bloco modificado para receber o suporte do compressor do ar condicionado; a igniçao eletronica; e o cambio de cinco marchas tambem teoricamente ficou disponivel em 1982 embora rarissimo ganhou tambem novo radiador de aluminio selado menor e mais eficiente com reservatorio remoto de expansao de plastico o mais popular seria a versao a alcool agora finalmente o chevette tinha um motor a alcool de funcionamento decente e similar ao gasolina com aquecimento rapido e funcionalidade normal depois do fracassado 1 4 a alcool da geraçao anterior o motor continuava 82 x 75 7 mm 1599 cm³ mas pistoes diferentes davam uma taxa agora de 12 1 a alcool e subia tambem para 8 5 1 nos motores a gasolina os cabeçotes eram diferentes os dutos de admissao obrigavam a mistura a percorrer um trajeto espiralado em torno da valvula de admissao aumentando turbulencia entrando na camara entao mais homogenea e com mais velocidade favorecia uma queima mais rapida com isso tinha tendencia menor a pre detonar o que permitiu aumento de taxa o carburador era sempre de corpo simples a potencia agora era declarada em cv abnt liquidos metodo usado ate hoje; a diferença em relaçao aos motores anteriores e entao dificil de mensurar mas o novo 1 6 litros a alcool dava 72 cv a 5600 rpm e 12 3 mkgf a 3200 rpm e era sensivelmente melhor em desempenho geral que qualquer chevette que veio antes dele o motor a gasolina 1 6 dava 69 cv a 5 600 rpm e 11 8 m kgf a 3 200 rpm em 1987 mais um face lift menor; em 1988 aparecia a ultima evoluçao do motor chevette o 1 6/s se beneficiando de novas tecnicas de engenharia era totalmente revisitado em todas as suas peças bielas pistoes e aneis eram novos mais leves e com tolerancias mais apertadas o que faziam o motor bem mais civilizado do que jamais tinha sido ate ali as galerias de oleo foram redimensionadas e o sistema de lubrificaçao revisto; o desenho das bronzinas tambem mudou o comando de valvulas tambem era novo assim como o coletor de admissao e o carburador que agora era de duplo corpo [gallery ids= 373806 373781 373780 ] se nao bastasse a melhoria de suavidade de funcionamento o aumento de potencia foi consideravel tambem agora a alcool com a mesma taxa de 12 1 eram 81 cv a 5200 rpm e 12 8 mkgf a 3200 rpm o motor a gasolina ainda precisando de taxa baixa para ingerir a gasolina da epoca dava apenas 73 cv a 5200 rpm e 12 6 mkgf a 3200 rpm se juntarmos os novos bancos mais baixos e de desenho que segura o motorista melhor com este novo motor 1 6/s a alcool de 81 cv temos os chevettes mais interessantes de fabrica ja criados andavam junto com os vw ap sempre considerados muito mais potentes que os chevette muito pelo desenho da resposta do pedal do acelerador a vw inteligente da abertura grande da borboleta no curso inicial; contrario do chevette que mesmo nestes modernos 1 6/s ainda mantinha um curso enorme do pedal com grande abertura de borboleta so no finalzinho dele a revista quatro rodas cujos numeros de desempenho sempre foram conservadores testou um sedan sl/e completo de 930 kg em outubro de 1987 e fez o 0 100 km/h em 13 09 segundos a caminho de uma velocidade final de 154 km/h numa reta curta em novembro a auto esporte testou outro sl/e que declarou ter 875 kg em ordem de marcha e conseguiu 0 100 km/h em 12 65 segundos e chegou a 168 km/h com ele um desempenho nos dois casos quase igual aos gol/voyage 1 6 litro era finalmente um carrinho agil e veloz e com a estabilidade de sempre e bancos melhores novo folego de vendas se seguiu e em 1989 a versao basica sl a alcool era o carro mais barato do brasil eu sei comprei um preto em 1989 meu unico chevette zero km [gallery ids= 373816 373804 373805 373803 373802 373801 373793 373795 373792 373786 373796 373797 ] as opçoes de carros baratos desta epoca olhando de hoje sao muito interessantes de observar ah uma maquina do tempo nao eram carros sofisticados olhando de hoje mas todos eram divertidissimos uno mille chevette e a partir de 1993 a volta do fusca imaginem isso comprar um fusca itamar zero km eu nao comprei tinha entao um chevette dl 1992 a alcool hoje mundo de carros mais velozes economicos silenciosos e sofisticados mas todos iguais olhamos essa epoca nao com nostalgia com a certeza que carros eram muito mais diversos e divertidos https //flatout com br/onde eu estava quando senna morreu/ mas enfim o sucesso do mille força a gm a fazer um chevette 1 0 o infame junior de 1992 a gm diminui diametro e curso para 76 x 55 mm para chegar a 998 cm³ o comando e alterado e o carburador e agora simples; como agora o combustivel mais popular e a gasolina o novo chevette 1 0 tinha taxa de 8 5 1 apenas mas chegava a bons 50 cv a 6000 rpm e 7 2 mkgf a 3500 rpm um carro lerdo e pior parecia mais lerdo ainda mas vendeu muito bem obrigado https //flatout com br/velocidade relativa quando o carro mais lerdo ganha/ o legal do junior porem foi outra coisa vinha tambem com uma severa reduçao de peso pneus menores em rodas menos largas 13x5j 155r13 um interior simplerrimo e com peso aliviado sem console ou porta mapas menos revestimento termoacustico e ate pasmem reduçao de espessura de todos os vidros a espessura dos vidros e de 3 2 mm contra 4 0 mm nos carros anteriores sao aproximadamente 5 kg de vidro num junior 1 5 kg so no para brisa todos os chevettes de 1992 em diante tem vidro menos espesso o junior pesava entre 830 e 870 kg o que nos leva ao ultimo chevette da historia o l 1 6/s corrente apenas no ano de 1993 era efetivamente um junior mas com o motor de 1 6 litro com a chegada do fusca de volta a pedido do entao presidente do brasil o mineirinho itamar franco a gm foi reclamar se a vw pode ter um carro antigo de 1600 cm³ com imposto de 1 0 como a gm nao pode tambem acoplado a promessa de um novo e moderno corsa 1 0 em 1994 a gm conseguiu o seu waiver este argumento da gm me foi muito util quando cheguei no hot lap limeira em 2022 consegui colocar o chevette 1 6 litro na categoria onde ate ali corriam os 1 0 aspirados e vw arrefecidos a ar precedente historico ne mas apesar de ser extremamente espartano de uma forma que hoje parece alienigena ate o chevette l 1 6/s a alcool com seus 81 cv e peso nao maior que 850 kg se tornou imediatamente o carro barato mais veloz do brasil junto com as outras qualidades conhecidas do chevette isso fez dele um sucesso de venda em 1993 por algum motivo a vasta maioria deles era prata como o carro das fotos era realmente um carrinho muito legal para quem gosta de andar rapido em carros lentos ou que aprecia a solidez e robustez de decadas de desenvolvimento meu amigo e jornalista juvenal jorge teve um na epoca e lembra nao havia nenhum porta objetos alem do porta luvas o para sol so descia e subia nao pivotando para encobrir o sol entrando pelo vidro da porta os vidros eram transparentes nem mesmo o para brisa era verde pneus mais baratos do mercado pre china firestone s 211 que me recordavam o 78 com pneus carecas em toda minima garoa na verdade era pior que os pneus carecas do 78 buzina de um tom quase inaudivel volante de aro fininho e raios em v invertido o mais inconveniente tipo de volante ja criado para o interior de um carro feio e sem apoio para os dedos polegares em raios na posiçao certa o quinze para as tres pelos ponteiros do relogio o para brisa foi trocado por um verde com faixa degrade barato demais e bem instalado sem massa em excesso e sem nenhuma entrada de agua os pneus deram lugar aos recem lançados goodyear aquatred um dos melhores que ja usei mas que inexplicavelmente desapareceram do mercado a buzina foi trocada por uma dupla grave e agudo e a segurança de um bom avisador acustico melhorou muito o uso do carro no transito caotico de sao paulo o volante foi ao lixo tambem e entrou um de vectra / kadett de tres raios e macio esse carro ficou alguns anos comigo perfeito sempre sou orfao de chevettes desde esse dia sem nunca ter deixado de admira los tambem tive um deles mas ja como um carro antigo velho nao importa foi ao redor de 2006 comprado usado era prata como o das fotos e como o do juvenal volante de 340 mm comprado baratinho rodas de aluminio aro 14 e pneus 185/60 r14 de resto original e a alcool ate o meu atual trifoglio special que tem motor preparado foi o mais veloz de todos os outros seis chevettes que tinha tido e sentia uma agilidade claramente maior que dos outros so 36 kg a menos fazem isso foi usando este carro que descobri as reais e claras vantagens do baixo peso; nunca mais olhei para tras
O quadro FlatOut Classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionáveis (youngtimers) estrangeiros e nacionais, dos anos 20 ao começo dos anos 2000. Carros originais ou preparados ao estilo da época.
São matérias especiais, feitas para serem saboreadas como as das clássicas revistas que amamos.
Clique aqui para acessar o índice com todas as matérias do quadro.
O Opel Kadett virou um carro de tração dianteira com o motor família 1 da Opel em 1979, acabando a história do Chevette na Alemanha. O Chevette chique acabou até antes: em 1977 o BMW ’02 virou o mais sofisticado série 3. No Japão o Isuzu Gemini original durou até 1987, também trocado depois por um hatchback de tração dianteira. O Holden Gemini, mesmo carro vendido na Austrália, acabou em 1984. O Chevette americano acaba em 1987. Na Coreia, o Daewoo Maepsy-Na dura mais: até 1990. O Isuzu Piazza/Impulse, um cupê esporte baseado no Chevette, durou até 1990 também, mas este era apenas isso, “baseado”, não um Che
SEJA UM MEMBRO DA
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.