China está vencendo a guerra pela IA mais forte e mais acessível

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A melhor IA está sendo feita na China, para todos. Mais pessoas e mais empresas poderão usá-la. Compare isso com os EUA, onde o ChatGPT Pro está custando cerca de US$ 200 por mês — empurrando a IA para os ricos


O Alibaba anunciou nesta terça-feira (31) cortes de preços em seus modelos de linguagem de grande porte (LLMs, na sigla em inglês) de até 85%.

A divisão de computação em nuvem da gigante chinesa de tecnologia, Alibaba Cloud, com sede em Hangzhou, informou em uma publicação no WeChat que está oferecendo reduções de preço no modelo de linguagem visual Qwen-VL, projetado para interpretar e compreender textos e imagens.

As ações do Alibaba não apresentaram grande variação após o anúncio, encerrando o último dia de negociação do ano em Hong Kong com alta de 0,5%.

Apesar disso, os cortes de preços evidenciam como a disputa entre as gigantes da tecnologia na China para conquistar mais negócios com seus produtos de inteligência artificial emergentes está se intensificando.

Grandes empresas chinesas de tecnologia, incluindo Alibaba, Tencent, Baidu, JD.com, Huawei e Bytedance, controladora do TikTok, lançaram seus próprios modelos de linguagem de grande porte nos últimos 18 meses, buscando aproveitar o entusiasmo em torno dessa tecnologia.

Essa não é a primeira vez que o Alibaba anuncia cortes de preços para incentivar o uso de seus produtos de IA. Em fevereiro, a empresa reduziu os preços de uma ampla gama de produtos principais de computação em nuvem em até 55%. Mais recentemente, em maio, a companhia anunciou reduções de até 97% nos preços de seu modelo de IA Qwen, na tentativa de estimular a demanda.

Os modelos de linguagem de grande porte, conhecidos como LLMs, são treinados com vastas quantidades de dados para gerar respostas semelhantes às humanas para consultas e comandos dos usuários. Eles são a base dos sistemas de IA generativa de hoje, como o popular chatbot de IA ChatGPT, da startup OpenAI, apoiada pela Microsoft.

No caso do Alibaba, a empresa está concentrando seus esforços em LLMs no segmento empresarial, em vez de lançar um chatbot de IA voltado para o consumidor, como o ChatGPT da OpenAI. Em maio, a empresa informou que seus modelos Qwen já foram implantados por mais de 90.000 usuários corporativos.

Com informações da CNBC*

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