Toda empresa deseja aumentar seu público, vendas e receita. Existem muitas maneiras diferentes de fazer isso, a maioria das quais envolve estratégias de marketing, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e publicidade paga. Mas um método sobre o qual você talvez não tenha ouvido falar muito é o ciclo de crescimento.
Os ciclos de crescimento estão se tornando cada vez mais populares, então provavelmente é uma boa ideia ver se há uma maneira de aproveitá-los para o seu negócio. A ideia básica é criar um sistema que mantenha a entrada de novos clientes mesmo sem uma ação direta de sua parte.
A seguir, definiremos os ciclos de crescimento com mais detalhes e explicaremos por que eles são importantes. Depois disso, veremos seis exemplos diferentes de ciclos de crescimento usados por empresas reais.
Índice do conteúdo
O que é ciclos de crescimento de negócios?
Um ciclo de crescimento é um sistema de negócios onde usuários ou clientes realizam ações que atraem diretamente outros usuários ou clientes. Essas ações podem consistir em inúmeras coisas, como veremos nos exemplos daqui a pouco. Mas a ideia é que conquistem novos clientes sem nenhuma ação direta do negócio.
Qual é a vantagem de ciclos de crescimento?
A razão para usar um ciclo de crescimento de negócios é que é uma forma eficaz de atrair novos clientes e receitas sem muito trabalho de sua parte.
Claro, você ainda precisa fazer o trabalho de configurar o loop em primeiro lugar. E mesmo depois de instalado e funcionando, você não pode sentar e deixá-lo fazer todo o trabalho – você ainda precisa executar campanhas de marketing e publicidade junto com ele. Ter um ciclo de crescimento não o isenta da necessidade de comercializar o seu negócio.
Dito isso, os ciclos de crescimento são ótimos para desenvolver seus esforços de marketing existentes e atrair mais clientes sem exigir muito dinheiro ou energia extra de sua parte.
6 exemplos da vida real de ciclos de crescimento
Estabelecemos a definição de ciclo de crescimento, mas pode ser difícil compreender o que isso significa sem exemplos concretos. É por isso que abordaremos seis exemplos diferentes do mundo real de empresas que usam ciclos de crescimento para atrair novos usuários e clientes:
- Dropbox
- Louis Vuitton
- Venmo
- Tear
- Yelp
Continue lendo para descobrir mais sobre cada um.
1. LinkedIn
Provavelmente, um dos exemplos mais conhecidos de ciclos de crescimento vem do LinkedIn. Se você já usou o LinkedIn antes, deve saber a que estou me referindo.
Ao criar uma nova conta no LinkedIn, a plataforma se oferecerá para sincronizar com sua lista de contatos de e-mail para que você possa encontrar e conectar-se com todos eles no site. Para quaisquer contatos que não estejam no LinkedIn, você terá a opção de convidá-los para ingressar na plataforma.
Isso significa que quando novos usuários ingressam no site, geralmente acabam convidando outras pessoas para ingressar também. Então esses usuários fazem a mesma coisa e assim por diante.
2. Dropbox
Outro grande exemplo de ciclo de crescimento vem do Dropbox. O Dropbox usa um programa de indicação, onde incentiva as pessoas a indicarem o serviço para seus amigos. Para incentivar as referências, dá aos usuários mais espaço de armazenamento para as referências que trazem.
Este sistema é perfeito para atrair automaticamente um fluxo constante de novos clientes. Um usuário existente indicará um amigo, que então indicará seus próprios amigos e assim por diante. Os usuários se beneficiam do espaço de armazenamento atualizado e o Dropbox se beneficia da obtenção de mais negócios.
3. Louis Vuitton
Louis Vuitton, a famosa marca de luxo, utiliza ainda outro tipo de ciclo de crescimento. Quando as pessoas compram essa marca, elas a compram tanto pelo nome quanto pelos produtos em si. Há um certo prestígio associado a ter um produto Louis Vuitton. Por esse motivo, a empresa apresenta seu logotipo com destaque em tudo o que vende.
Como resultado, cada produto que a Louis Vuitton vende é uma fonte de publicidade gratuita. Os clientes da Louis Vuitton andam por aí exibindo o logotipo da empresa onde quer que vão – não involuntariamente, mas com a intenção deliberada de exibi-lo. Essa publicidade gratuita inevitavelmente atrai mais clientes ao longo do tempo.
4. Venmo
Se você não está familiarizado com o Venmo, é um aplicativo de transação monetária de propriedade do PayPal. É uma alternativa útil a dar dinheiro a alguém ou preencher um cheque. Mas aqui está o problema: você só pode enviar dinheiro para alguém no Venmo se ambos tiverem o aplicativo. Esse sistema significa que, para usar o aplicativo, você precisa que outras pessoas em sua vida também o usem.
O resultado é que as pessoas geralmente incentivam seus amigos a baixar o aplicativo e criar uma conta para que possam transferir dinheiro entre eles. É uma ótima estratégia da Venmo atrair muitos novos usuários com o mínimo de esforço.
5. Tear
Loom fornece um dos exemplos de ciclo de crescimento mais simples desta lista. Não é tão complexo quanto os outros listados aqui, mas ainda funciona.
Basicamente, o Loom é um serviço que permite gravar vídeos facilmente no seu computador e depois compartilhá-los com outras pessoas por meio de um link. É uma ótima maneira de comunicar informações melhor explicadas de forma visual ou auditiva. Então, como isso é um ciclo de crescimento de negócios?
Loom é o exemplo perfeito de marketing orientado ao produto. Alguém envia a alguém um vídeo do Loom e o destinatário experimenta o produto do Loom em primeira mão. Vendo o quão útil o Loom é, eles próprios podem criar uma conta para que possam fazer a mesma coisa.
6. Yelp
Nosso último exemplo de ciclo de crescimento vem do Yelp. Você provavelmente já ouviu falar do Yelp, um site onde as pessoas podem deixar comentários sobre empresas locais. O ciclo de crescimento do Yelp foi crucial para que ele se tornasse tão grande.
Tudo começou pequeno, mas à medida que mais clientes deixavam avaliações de negócios, essas avaliações começaram a ganhar cada vez mais peso. Quando isso aconteceu, as empresas começaram a reconhecer o impacto dessas avaliações e começaram a incentivar os clientes a deixar avaliações positivas.
O incentivo funcionou e ainda mais pessoas começaram a deixar avaliações no Yelp. Isso fez com que ainda mais empresas incentivassem as pessoas a usar o site e assim por diante. O Yelp foi ficando cada vez maior devido ao ciclo de feedback positivo entre clientes e empresas no site.
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