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DIÁLOGO
Evento do Conselho Nacional de Educação (CNE), colegiado de participação social do MEC, reunirá especialistas para debater cinco eixos temáticos essenciais sobre o uso da IA no ensino e na aprendizagem
Publicado em
28/11/2024 17h58
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Conselho Nacional de Educação (CNE), vai realizar o primeiro seminário para tratar dos impactos e desafios da inteligência artificial na educação. O evento, que é aberto ao público, acontecerá na segunda-feira, 2 de dezembro, das 14h às 16h, no Plenário do CNE.
Para o relator da Comissão de Estudos sobre a Utilização de Inteligência Artificial (IA) do Conselho Pleno (CP) do CNE, Celso Niskier, o seminário é uma oportunidade de ouvir grandes especialistas sobre o tema. “A ideia é ter subsídios para um futuro relatório, que será posteriormente transformado em uma resolução com recomendações e normas para as instituições de educação superior”, afirmou.
“Queremos tratar especificamente da formação de professores, do uso de IA nas avaliações, do uso para melhoria da aprendizagem e também sobre os limites éticos da aplicação dessas tecnologias dentro das salas de aula”, explicou o conselheiro.
Na pauta do seminário, há cinco eixos temáticos cruciais: formação de professores; aplicação na gestão das instituições de ensino superior (IES); ética, privacidade e propriedade intelectual; impactos na aprendizagem; e novas formas de avaliação.
Os palestrantes confirmados são Luiz Claudio Costa, reitor do Instituto da Educação Superior de Brasília (IESB); Ingo Sarlet, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Laura Mendes, professora adjunta do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB); e Enya Costa, pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas (CEP/FGV). A Comissão de Estudos sobre a Utilização de IA do CP/CNE é presidida pela conselheira Mônica Sapucaia, que também participará do evento.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do CNE