Nos últimos anos, a questão dos limites de pista da Fórmula 1 tem se tornado cada vez mais central para o trabalho da FIA, não apenas para garantir a consistência dentro de um campeonato, mas também para responder a todas as inevitáveis controvérsias que surgem em determinadas etapas.
Anteriormente, os limites de pista eram fiscalizados apenas em determinados pontos específicos de determinados circuitos, ou seja, naquelas pistas em que o diretor de prova avaliava que poderia haver uma vantagem em ultrapassar a linha branca. No entanto, isso se baseava em algumas simulações da FIA e nas opiniões do diretor de prova, e é por isso que pode haver diferenças claras durante a temporada.
Para garantir a consistência na tomada de decisões, a Federação decidiu, há alguns anos, adotar uma política de “tolerância zero” em relação aos limites da pista, para que todos fossem julgados da mesma forma e com o objetivo de garantir maior segurança.
No entanto, embora essa política tenha permitido um claro avanço na consistência das decisões em todo o campeonato mundial, isso não quer dizer que ela não tenha tido alguns pontos fracos, principalmente relacionados à forma como foram fiscalizados.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 1 Dettaglio dei cordoli](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/YpNMG7M0/s1000/track-detail-with-gravel-traps.jpg)
Detalhe dos meios-fios
Foto de: Jon Noble
O problema dos comissários
Os comissários de pista têm várias maneiras de monitorar os limites da pista, ou seja, com a filmagem da F1, o CCTV da pista, o GPS e os fiscais. Mas isso nem sempre é suficiente. O principal exemplo é a Áustria em 2023, quando a FIA teve que verificar um total de mais de 1.200 possíveis infrações.
Foi um trabalho que levou muito tempo para ser concluído após a bandeira quadriculada, com inevitável controvérsia sobre o impacto e o método de concessão de penalidades. Nesse caso, a FIA foi inundada com possíveis infrações, saturando tanto os fiscais quanto os comissários de pista que tiveram de tomar decisões.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 2 I marshal in curva 10 per montirare i track limit durante il GP d'Austria del 2023](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/6b7GblB0/s1000/track-limits-fia-safety-week.jpg)
Comissários de pista na Curva 10 para estabelecer os limites da pista durante o GP da Áustria de 2023
Foto de: FIA
Um dos problemas foi o fato de que um comissário que guardava os limites da pista na Curva 9 estava na Curva 10: embora ele estivesse na fila para ter uma visão melhor da Curva 9, a distância para a pista ainda era alta. Além disso, o fato de haver um meio-fio vermelho e branco após a linha branca não facilitou a tarefa dos fiscais que estavam supervisionando.
A FIA recomenda que haja pelo menos duas pessoas na pista, ou seja, uma que observe o que está acontecendo e outra que anote, enviando as informações para a direção de prova, mas é lógico que, com mais de mil infrações, torna-se complexo gerenciar cada incidente em tempo real. Esse acabou sendo um dos motivos que levaram a FIA a atualizar a instalação remota em Genebra, oferecendo mais suporte.
Dissuasores naturais para reduzir os limites da pista
Embora o órgão regulador já estivesse trabalhando nisso há algum tempo, o que aconteceu na Áustria foi a gota d’água, levando a FIA a adotar soluções rapidamente. A primeira foi reintroduzir uma faixa de cascalho além do meio-fio em determinados pontos específicos, para que os pilotos tivessem uma referência tangível para saber onde encontrar o limite.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 3 Track limits - FIA Safety Week](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/6O1jJ8a2/s1000/track-limits-fia-safety-week.jpg)
Limites da pista – Semana de Segurança da FIA
Foto de: FIA
O cascalho faz parte do que a Federação define como um impedimento natural, ou seja, um expediente que diminui a carga sobre o pneu e, até certo ponto, ajuda a reduzir a velocidade. Terminar na pista de cascalho claramente tira a aderência do asfalto, com um impacto em termos de tempo de volta.
Embora também existam outras opções, o cascalho é visto como a melhor solução, pois oferece aderência mais consistente em diferentes condições, em comparação, por exemplo, com a grama, que varia muito entre seco e molhado, ou com o Astroturf, que precisa ser substituído ciclicamente e é difícil de colar entre as sessões em caso de problemas. A pista de cascalho também é colocada em uma medida precisa, que na F1 é um metro e meio da linha branca, que é a largura do carro menos a largura dos pneus.
No entanto, há outro elemento para simplificar o gerenciamento do limite da pista, ou seja, a introdução de uma linha azul ao lado da linha branca. Esse expediente foi projetado principalmente para dar maior contraste entre a linha branca e os meios-fios, como, por exemplo, na Áustria, onde eles foram pintados de branco e vermelho, facilitando tanto o trabalho dos fiscais na pista quanto o dos comissários de pista e dos computadores que analisarão as fotos.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 4 Dettaglio dei cordoli](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/6O1kN5a2/s1000/track-detail-with-gravel-traps.jpg)
Detalhe dos meios-fios
Foto de: Jon Noble
Todos esses expedientes permitiram diminuir significativamente o número de casos: de 1.200 para o GP no Red Bull Ring em 2023 para 70 possíveis infrações em 2024 com as novas medidas.
A ajuda da tecnologia
Para facilitar o trabalho, a FIA também optou por contar com a tecnologia e, especificamente, com um ramo do que hoje é chamado de inteligência artificial, ou seja, a visão computacional. Usando um software especial desenvolvido para reconhecer determinados elementos, os computadores analisam os quadros tirados por câmeras posicionadas em pontos específicos da pista.
Isso nem sempre é suficiente, pois as câmeras podem ter resoluções diferentes e, consequentemente, qualidade de imagem diferente. Entretanto, com o apoio da visão computacional, é muito mais fácil e rápido para os fiscais visualizarem incidentes duvidosos, embora sempre haja uma margem de erro.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 5 I track limit visionati attraverso la computer vision](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/63vdJKbY/s1000/track-limits-fia-safety-week.jpg)
Limites da pista visualizados por visão computacional
Foto de: FIA
Como pode ser visto nas imagens divulgadas pela FIA sobre a Curva 1 em Abu Dhabi, várias referências são tomadas para avaliação. Como se trata de uma câmera estática, é mais fácil colocar referências tanto na pista, como a linha vermelha desenhada no meio, quanto na borda da pista, com a linha branca e a linha azul. O software reconhece o número de pixels de uma determinada referência e, a partir disso, pode determinar se um carro ultrapassou o limite.
Obviamente, no entanto, esse sistema nem sempre é 100% confiável, seja por causa de limitações técnicas relacionadas, talvez, à resolução da câmera, seja porque alguns casos são extremamente difíceis de julgar, como aconteceu precisamente em Abu Dhabi em 2024, quando Charles Leclerc foi eliminado no Q2 devido a um cancelamento de tempo, enquanto Sergio Pérez, apesar de uma incerteza inicial, foi considerado dentro dos limites da pista.
Soluções para o futuro
Claramente, a inteligência artificial está evoluindo dia a dia e a FIA também planeja dar mais espaço à tecnologia, usando-a para monitorar os limites da pista.
![Com a FIA monitora limites da pista com a IA 6 I track limit di Perez e Leclerc ad Abu Dhabi nel 2024: non sempre è semplice giudicare](https://cdn.motorsport.com/images/mgl/27vkJro0/s1000/track-limits-fia-safety-week.jpg)
Limites de pista de Perez e Leclerc em Abu Dhabi em 2024: nem sempre é fácil julgar
Foto de: FIA
Várias opções estão sendo consideradas para o futuro, como o cascalho “sólido”, como o da Holanda, onde é compactado por meio de uma resina, de modo que ainda oferece menos aderência do que o asfalto, mas sem que as pedras acabem na pista, causando um risco potencial.
A FIA também está pensando em áreas de cascalho temporárias, para que os circuitos, especialmente aqueles que sediam várias competições e categorias, tanto de duas quanto de quatro rodas, possam modificar a rota de escape a um custo menor, podendo retornar à configuração anterior para outros usos.
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
In this article
Gianluca D’Alessandro
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Subscribe to news alerts