Como alavancar pesquisas “perto de mim” para SEO local

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Não é segredo que as pesquisas “perto de mim” cresceram exponencialmente em popularidade nos últimos anos, tornando-se um elemento básico da otimização de mecanismos de busca locais (SEO).

O Think with Google relata que nos últimos dois anos houve Crescimento 150% maior em pesquisas por lugares locais que incluem um qualificador “perto de mim” vs. aqueles sem, e pesquisas globais por “aberto agora perto de mim” cresceu mais de 400% desde o ano passado.

gráfico de crescimento de interesse perto de mim

Com esse boom no volume de buscas, veio um boom simultâneo na segmentação por palavras-chave. Empresas locais em todo o mundo começaram a otimizar para buscas “perto de mim”. Algumas chegam até a mudar seus nomes comerciais para incluir o modificador para classificação mais alta nos resultados de busca local.

No entanto, como o Google continua a fazer atualizações de algoritmo para melhor considerar a verdadeira intenção de busca, é possível que os dias desses métodos de segmentação abertos tenham acabado. É hora de alavancar novas estratégias para classificar no pacote local para essas consultas baseadas em localização em constante crescimento.

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O aumento da otimização aberta “perto de mim”

Durante anos, otimizar abertamente para essas buscas localizadas parecia algo óbvio. Muitos sites incluíam “perto de mim” e “perto de você” em títulos e cabeçalhos de páginas e, como mencionado, muitas empresas chegaram a adicionar o modificador “perto de mim” ao nome de sua listagem comercial.

Devido a esse foco tão grande na correspondência literal de palavras-chave, as empresas que adaptaram essas mudanças de nome e otimizações repletas de palavras-chave viram resultados quase instantaneamente.

Se você fosse um dos primeiros a adotar essa estratégia em sua área, não haveria dúvidas de que sua visibilidade nos rankings de pesquisa local dispararia, permitindo que você ultrapassasse concorrentes que não sabiam da otimização. E como o SEO local ainda estava praticamente em seus primórdios, todas essas táticas se mostraram eficazes — até recentemente.

O Google está ciente das falhas na forma como o algoritmo interpreta essas pesquisas e já tem a reconciliação desse problema em sua lista há algum tempo. Após anos de especulação, o Google agora anunciou a mudança oficial na forma como essas consultas são interpretadas.

O mais recente? O Google agora está tratando “perto de mim” como um indicador de proximidade em vez de uma frase de correspondência de palavra-chave.

O resultado? Otimizar termos “perto de mim” como palavras-chave não será mais uma estratégia 100% viável para o Google Maps e a otimização de pesquisa do Google.

Com essas informações, é importante observar que a otimização para esses termos de proximidade não será um prejuízo para suas listagens. Em vez disso, a questão é como podemos capitalizar melhor essa tendência de pesquisa em crescimento contínuo. E a resposta para isso vem da Atualização de Proximidade do Google.

O impacto da atualização da pesquisa local do Google

À medida que o Google lançou seu Atualização de pesquisa local de novembro de 2021 (o maior desde o Possado em 2016), os SEOs podem obter uma compreensão mais clara do que realmente classifica para pesquisas locais.

O Google anunciou oficialmente os três fatores de classificação para resultados locais e, com esses fatores em mente, fica claro que táticas extremas de otimização não terão mais o mesmo efeito de antes.

  • Relevância: O grau em que sua empresa corresponde ao que o usuário está procurando
  • Distância: A que distância o local da sua empresa ou serviço está do usuário
  • Proeminência: Confiança empresarial: quão conhecido é o seu negócio

Agora, mais do que nunca, é essencial representar com precisão a localização e o horário de funcionamento da sua empresa, tanto na página quanto nas listagens locais.

A melhor maneira de alcançar usuários relevantes é mostrar ao Google que você oferece o produto ou serviço desejado na localização geográfica que o usuário está procurando, e há várias soluções rápidas que você pode implementar para conseguir isso.

Horário de funcionamento

Além de deixar seu horário de funcionamento facilmente visível na página e em todos os seus anúncios, é essencial mantê-lo atualizado continuamente para indicar ao Google que ele está atualizado e preciso.

Listagem do REI no Google

O Google agora é usando IA para atualizar automaticamente as horas de listagem que considera imprecisasentão fazer check-in manualmente a cada ~mês é essencial. Por exemplo, sua empresa pode ser listada como “Fechada” nos fins de semana, mas o Google pode determinar que sábado é seu dia mais movimentado com base no tráfego de usuários. Vendo que você não atualizou essas horas em seis meses, eles podem substituir as horas inseridas em sua listagem e alterar seu status para “Aberto”.

Marcação de esquema

A marcação de esquema é um código que permite criar uma descrição reforçada para sua empresa que aparecerá nos resultados da pesquisa.

Adicionar schema ao seu site oferece uma riqueza de benefícios. Desde aprimorar rich snippets e permitir que seu negócio apareça no gráfico de conhecimento, sinalizar proximidade precisa ao Google usando coordenadas exatas, aumentar a visibilidade geral da sua marca e muito mais, esta é uma vitória rápida e essencial.

Você pode criar facilmente o esquema usando uma ferramenta de geração e implementá-lo em seu site por meio de um plugin ou diretamente no HTML de backend.

Mapas incorporados

Mapas Incorporados são mapas interativos que podem ser codificados em seu site usando um script HTML. Esses mapas não apenas facilitam uma experiência de usuário de nível superior, oferecendo aos visitantes acesso fácil ao seu endereço comercial, número de telefone, avaliações e direções, mas também abrem uma riqueza de novas oportunidades graças à API de Incorporação do Google Maps.

Mapa de localização da REI no site

Mais recentemente, o Google adicionou a capacidade de os usuários reservarem ou agendarem compromissos diretamente no seu mapa incorporado com Reservar com o Google.

Conteúdo na página

O melhor lugar para seu horário de funcionamento, marcação de esquema e mapas incorporados é em uma página de local designada dentro do seu site.

Ter essas páginas permite que você adicione conteúdo rico em SEO, tags de título e meta descrições otimizadas geograficamente (destacando seus serviços e a cidade que você atende), adicione texto alternativo otimizado, links internos e muito mais — sem mencionar que serve como uma landing page de fundo de funil para usuários que encontram sua empresa por meio de citações locais.

Voltando-se para sinais de confiança

Além da proximidade, avaliações e sinais de confiança são outros elementos importantes a serem considerados. Ter um grande número de avaliações de qualidade serve tanto como incentivo para os usuários quanto como um indicador EAT para o algoritmo do Google.

Adicionar botões “Deixe uma avaliação” no seu site, nutrir leads com e-mails de solicitação de avaliação e fazer um contato geral com sua base de clientes existente pode ajudar a solidificar uma base sólida aqui.

Embora defender avaliações possa parecer assustador devido ao risco de envios negativos, o Google declarou que valores todos avaliaçõesseja positivo ou negativo. Na verdade, o Google observa que é realmente mais confiável ter uma mistura de avaliações, adicionando validade ao seu anúncio.

Citações são outra maneira de estabelecer credibilidade. Embora existam algumas citações principais para empresas locais — Google Business Profile, Bing, Yelp e Facebook — há dezenas, se não centenas, de oportunidades adicionais para listar sua empresa em outros lugares.

A chave para a construção de citações é a consistência de Nome, Endereço e Número de Telefone (NAP) tanto em listagens quanto em seu site. Consistência e transparência sinalizam ao Google que suas informações estão atualizadas, e informações precisas fornecem uma experiência de usuário aprimorada.

Conclusão: sua melhor chance de classificação “perto de mim”

Apesar das atualizações recentes, ainda é muito possível classificar para pesquisas relevantes “perto de mim” para seu setor e em sua área. Embora elas possam não ser mais interpretadas diretamente como palavras-chave, elas ainda estão atraindo volumes de pesquisa cada vez maiores e refletem a intenção principal do fundo do funil.

Então, qual é a melhor maneira de classificar esses termos sem direcioná-los diretamente? Reflita com precisão as informações do seu negócio no seu site e em toda a web, e deixe o Google fazer o resto!

Quer saber mais sobre como otimizar para pesquisas locais? Confira nossos serviços de SEO local e entre em contato com nossa equipe para discutir seu plano personalizado!

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