Conteúdo útil enriquece seu site, mas sem uma compreensão suficiente de seu desempenho, suas iniciativas contínuas podem ser aleatórias. A análise de marketing de conteúdo fornece dados sólidos para direcionar seu conteúdo e estratégias promocionais. O Google Analytics tem muitos detalhes, que podem exigir orientação.
Confira estas seis perguntas comuns de como fazer sobre análise de marketing de conteúdo. Se você quiser saber mais sobre marketing de conteúdo, sinta-se à vontade para nos ligar em 21-973221936! Gostaríamos de conversar com você sobre análise de marketing de conteúdo e também sobre como podemos criar uma campanha personalizada para você.
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1. Como sabemos se o marketing de conteúdo está gerando conversões?
Você produz conteúdo por um motivo — para aumentar conversões. Seja com posts de blog, vídeos ou infográficos, você está buscando alcançar resultados que possam melhorar seu negócio. Então, como você pode saber se sua empresa de marketing de conteúdo está fazendo seu trabalho?
Primeiro, usando o Google Analytics para marketing de conteúdo, você precisa estabelecer metas definidas para poder medir seu progresso. Você pode personalizá-las para seu negócio com base no destino, duração, visualizações de página ou ações de evento. Depois de criar objetivos de marketing claros para seu negócio, você tem uma trajetória significativa que pode manter seu conteúdo em um curso estável.
Em seguida, as condições e sequências de segmento do Google Analytics podem dar a você insights sobre a atividade do usuário. Sequências de segmento avançadas são particularmente úteis para observar conversões de marketing de conteúdo. Para adicionar segmentos, entre no Google Analytics e escolha a opção “Add Segment”.
Em seguida, selecione “Novo segmento” e navegue até a seção “Sequências”. Isso permite que você receba relatórios sobre o comportamento específico dos visitantes em relação aos seus objetivos. Para organizar uma sequência, organize a etapa inicial para ser “Página” com o link da sua página ou postagem do blog como conteúdo.
Conduza para a próxima etapa clicando em “É seguido por”. O movimento subsequente pode ser seu objetivo escolhido, e isso prepara você para se manter atualizado sobre o desempenho do seu conteúdo.
2. Como podemos descobrir lacunas na análise de marketing de conteúdo?
Com insights de palavras-chave, seu conteúdo pode cobrir a maioria dos tópicos com os quais seus clientes em potencial se importam. No entanto, há algumas ideias que você pode ter perdido. Você pode aproveitar os tópicos que vão além da popularidade geral de palavras-chave ao revisar certas ações do usuário.
Os visitantes podem acabar no seu site, procurando por recursos relevantes sem encontrar informações úteis, e a análise pode redirecionar suas pesquisas malsucedidas para inspiração de tópicos. Você pode reunir ideias contínuas para conteúdo rastreando saídas de pesquisa e as lacunas que as desencadearam. No Google Analytics, você pode encontrar o caminho para “Termos de pesquisa” abrindo “Comportamento” e depois “Pesquisa no site”. A parte “Termos de pesquisa” lista o histórico de pesquisa do seu site.
Ela também mostra quais pesquisas mantêm os visitantes no seu site e quais causam saídas. As saídas de pesquisa revelam as lacunas em seus recursos, e elas podem se tornar seus próximos tópicos de conteúdo se forem pertinentes ao seu negócio. Examinar tendências de saída de pesquisa pode revelar os tópicos mais procurados que faltam em seu site.
Termos recorrentes podem conectar você ao conteúdo que clientes em potencial valorizam.Leitura bônus: SEO vs. Marketing de conteúdo
3. Quanto do nosso conteúdo as pessoas leem?
À medida que você coloca esforço e informações importantes em seu marketing de conteúdo, você quer que ele ressoe com os visitantes e se transforme em conversões. Se seu conteúdo não for atraente ou prático, eles podem permanecer por apenas um tempo — e pode ser menos de 15 segundos, como 55 por cento dos visitantes do site. Dependendo do grau de interesse em seu conteúdo, talvez seja necessário mudar sua estratégia de marketing.
Seguir os hábitos dos usuários pode ajudar você a reorientar seu material para melhor engajamento. O gatilho de profundidade de rolagem do Google Analytics, a taxa de rejeição do usuário e o tempo na página registram o impacto do seu conteúdo nos visitantes. O gatilho de profundidade de rolagem é o fator mais revelador para determinar onde os visitantes param de ler em postagens de blog e em páginas internas.
Isso detecta as áreas onde os usuários acabam e coloca uma marca no local. Você pode decidir medir as profundidades de rolagem vertical e horizontal em porcentagens ou pixels. Para organizar o gatilho de profundidade de rolagem, vá para o Google Tag Manager e escolha “Novo” em “Gatilho”. Selecione “Configuração do gatilho” e especifique “Profundidade de rolagem”. Depois de escolher os detalhes do gatilho, isso começa a coletar dados sobre a quantidade de conteúdo que captura a atenção dos visitantes nas páginas designadas.
Você pode encurtar o conteúdo para prender a atenção dos leitores ou melhorar a relevância dos textos.
4. Como sabemos qual é o melhor dia e hora para publicar conteúdo?
Seu calendário editorial para marketing de conteúdo pode capitalizar dias e horários lucrativos para liberar conteúdo. O Google Analytics exibe os horários de publicação mais estratégicos para atrair visitantes e fazer vendas. No painel executivo, há um gráfico automático e um mapa de calor para o desempenho geral com base em dias e horas.
Você também pode aprimorar elementos específicos por meio dos relatórios de clientes do Google Analytics. Você pode selecionar explorer, flat table e map overlay para ver os padrões de dados. A opção flat table permite que você transfira as informações para o Excel e manipule ainda mais os visuais para suas necessidades de apresentação e compartilhamento.
As dimensões que podem transmitir o momento ideal são “Nome do Dia da Semana” e “Hora”. Abaixo da opção de dimensões, há métricas que você pode ajustar para corresponder aos seus objetivos. Depois de saber o cronograma mais eficaz para as reações do usuário, você pode alterar seu calendário editorial para maximizar os horários de pico.
5. Como podemos saber como as pessoas estão interagindo com nosso conteúdo?
À medida que os visitantes interagem com seu conteúdo, você quer que a experiência deles seja tranquila e agradável. Falhas e falhas podem interromper o fluxo conforme as pessoas se movem em direção ao seu objetivo pretendido, mas verificar a usabilidade no Google Analytics é uma maneira produtiva de gerenciar problemas. Formulários de teste e feedback podem coletar informações vitais sobre usabilidade, mas o resumo de navegação e o fluxo de comportamento do Google Analytics podem demonstrar onde existem dificuldades.
O resumo de navegação apresenta os relacionamentos entre páginas do seu site, e conexões estranhas podem exibir inconsistências e estruturas de página distorcidas. O fluxo de comportamento rastreia a jornada do visitante pelo site, o que também pode apontar áreas problemáticas.
6. Como podemos ver quem está lendo nosso conteúdo?
Quando você identifica quais grupos respondem bem ao seu conteúdo, isso pode orientar suas futuras análises de marketing de conteúdo. Para verificar quem lê seu conteúdo, você pode fazer login no Google Analytics e explorar a seção de público. A parte de público explica os grupos demográficos que seu conteúdo atrai.
As categorias demográficas incluem idade, gênero, localização e idioma. Esta ferramenta também mostra o dispositivo em que eles acessam as postagens. Você pode ver se usuários de dispositivos móveis ou desktops gostam do seu material, e também informa se usuários de Android ou iOS estão frequentando seus aplicativos.
Elementos de comportamento e público baseados em interesses podem moldar suas campanhas de marketing e cultivar sua persona de comprador. Você pode analise quem seu conteúdo está alcançando e puxando de outros sites e plataformas de mídia social na zona de fontes de tráfego. Os cookies transmitem de quais sites de terceiros seus visitantes estão viajando para seu site.
Tudo isso preparará sua empresa para análises de marketing de conteúdo mais bem-sucedidas.
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“Nosso departamento de marketing tem muitos indicadores-chave de desempenho que a MidiaPro sempre nos ajudou a atingir… A MidiaPro sempre trabalhou duro para garantir que estamos obtendo o que precisamos da parceria, não apenas o que pode parecer o melhor resultado.”
Obtenha ajuda profissional com análises de marketing de conteúdo
Como proprietário de uma empresa, as ferramentas do Google Analytics para marketing de conteúdo podem melhorar sua estratégia e marketing de conteúdo. No entanto, não são apenas as ferramentas que você usa, mas também a expertise de profissionais que podem fazer seu negócio avançar. Na MidiaPro, fornecemos recursos e expertise para incutir sucesso em sua campanha de marketing online.
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1. Como sabemos se o marketing de conteúdo está gerando conversões?
Você pode saber se o seu marketing de conteúdo está gerando conversões estabelecendo metas claras no Google Analytics. Defina metas personalizadas com base em destinos, duração, visualizações de página ou ações de eventos para medir seu progresso. Além disso, utilize as condições e sequências de segmento do Google Analytics para obter insights sobre a atividade do usuário e observar as conversões de marketing de conteúdo.
2. Como podemos descobrir lacunas na análise de marketing de conteúdo?
Ao revisar a análise de palavras-chave e os comportamentos dos usuários no Google Analytics, é possível identificar lacunas no seu conteúdo. Acompanhe as saídas de pesquisa e as lacunas que as desencadearam para reunir ideias contínuas para novos tópicos de conteúdo. Analisar tendências de saída de pesquisa pode revelar os tópicos mais procurados que faltam em seu site.
3. Quanto do nosso conteúdo as pessoas leem?
Para saber quanto do seu conteúdo as pessoas estão lendo, utilize o gatilho de profundidade de rolagem do Google Analytics. Este recurso ajuda a identificar onde os visitantes param de ler em postagens de blog e páginas internas, permitindo que você ajuste o conteúdo para prender a atenção dos leitores.
4. Como sabemos qual é o melhor dia e hora para publicar conteúdo?
Analise os dados do Google Analytics para determinar os dias e horários mais estratégicos para publicação de conteúdo. Utilize os relatórios de clientes e as métricas de dimensão para identificar o momento ideal para atrair visitantes e maximizar o engajamento.
5. Como podemos saber como as pessoas estão interagindo com nosso conteúdo?
Verifique a usabilidade do seu conteúdo no Google Analytics, utilizando o resumo de navegação e o fluxo de comportamento para identificar áreas problemáticas. Essas ferramentas mostram os relacionamentos entre páginas do site e a jornada dos visitantes, auxiliando na melhoria da experiência do usuário.
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Joabe Oliveira é gestor de marketing com mais de cinco anos de experiência na criação de conteúdo para dezenas de setores, incluindo alimentos e bebidas, serviços domésticos e educação. Ele também é especializada na criação de conteúdo SEO e PPC. Seu trabalho foi apresentado no Search Engine Journal, HubSpot, Entrepreneur, Clutch e muito mais. Em seu tempo livre, Joabe gosta de experimentar novos trabalhos manuais e ler estudar novos negócios sobre inteligência artificial.
joabe antonio de oliveira